Ácido fólico na gravidez

A suplementação de ácido fólico na gravidez é um hábito simples e ajuda na formação do feto e com uma gravidez mais saudável. Veja mais sobre isso neste post.

Compartilhe este post

A suplementação de ácido fólico na gravidez é um hábito simples e que ajuda na correta formação do feto.

Ele serve para garantir uma gravidez saudável e o bom desenvolvimento do bebê, prevenindo malformações neurológicas.

Assim sendo, se estiver grávida ou planeja engravidar, deve ingeri-lo sob a forma de suplemento.

Quando começar a consumir ácido fólico na gravidez

O recomendado é que a ingestão de ácido fólico comece três meses antes de engravidar e deve prolongar-se, pelo menos, até o final do primeiro trimestre.

Esse consumo de ácido fólico deve ser iniciado cedo porque o tubo neural, a estrutura fundamental para o completo desenvolvimento do sistema nervoso do bebê (que se converte no cérebro e na medula espinhal), fecha nas primeiras quatro semanas de gestação, um período onde a mulher pode ainda não ter descoberto que está grávida.

A ingestão dessa vitamina três meses antes e depois de a mulher engravidar diminui pela metade as chances de o bebê apresentar malformações.

O consumo diário de ácido fólico antes e durante a gestação ajuda a diminuir o risco de lesões no tubo neural, prevenindo doenças como:

  • Anencefalia
  • Espinha bífida (quando o canal espinhal não é fechado)
  • Lábio Leporino
  • Doenças cardíacas
  • Anemia na mãe

Além disso, o ácido fólico é também responsável por ajudar na formação da placenta e no desenvolvimento do DNA, assim como diminui o risco de pré-eclampsia durante a gravidez.

Com tantos benefícios, a suplementação é recomendação unânime de obstetras, assim como da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa substância pode ser encontrada em seu estado natural (folato) em folhas escuras, como couve, brócolis e espinafre, além de frutas cítricas, feijão, gema de ovo e carne de fígado bovino.

Ácido fólico na gravidez, alimentos importantes

Porém, tenha muita atenção ao seguinte: uma alimentação rica nestes alimentos não exclui a suplementação com ácido fólico, pois o folato não é bem absorvido pelo organismo e a melhor alternativa é usar a forma sintética (comprimidos), sob orientação do seu médico.

E se eu descobrir a gestação depois do primeiro trimestre?

A recomendação para a ingestão da vitamina é durante o primeiro trimestre. Se você descobriu a gravidez no segundo ou terceiro mês (entre 4 a 12 semanas), ainda pode realizar a suplementação normalmente.

Porém, se a gestação realmente já estiver no segundo trimestre, somente seu médico obstetra poderá dizer se você precisa ou não ingerir o ácido fólico.

Essa medicação também está disponível na rede pública de saúde (SUS).

ATENÇÃO: toda medicação deve ser tomada sob orientação do seu médico.

Gostou deste artigo, veja vários outros em nosso blog.

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.