Picos de Crescimento: Aprenda a identificar quando o seu bebê está crescendo

Picos de Crescimento: Aprenda a identificar quando o seu bebê está crescendo

Compartilhe este post

Vamos falar sobre picos de crescimento?Você já acordou de manhã, olhou para o seu bebê e teve a sensação que ele cresceu durante a noite, como se tivesse ido dormir de um tamanho e acordado de outro?Não, isso não é coisa da sua cabeça. São do picos de crescimento do bebê.Essa percepção acontece porque o nosso crescimento, enquanto seres humanos, não ocorre de forma linear, como podemos imaginar.O processo, na verdade, se dá de forma intervalada. Assim, o bebê cresce um pouquinho, depois para. Cresce outro pouquinho e para. E segue dessa forma até atingir a idade adulta.

Picos de Crescimento: O que são?

Então, os Picos de Crescimento são exatamente esses intervalos, quando o bebê parece que está literalmente “esticando” em um curto período de tempo.Trata-se de um crescimento físico comum durante todo o ciclo de desenvolvimento da criança até a adolescência.Porém, nos dois primeiros anos de vida, conseguimos observar tais picos com maior facilidade, pois esse crescimento é bem explícito. Nessa época os bebês crescem em ritmo muito acelerado.

Principais Características

Assim como os saltos de desenvolvimento, os picos de crescimento possuem algumas características comuns que fazem com que eles se tornem mais perceptíveis aos pais. Vamos conhecê-las?
  • Alimentação: O bebês costumam sentir muita fome nos dias que antecedem um pico. Você irá observar que o seu bebê mudará o padrão de alimentação, desejando mamar ou comendo uma quantidade maior do que o costume e com muita voracidade. Se perceber uma fome de leão no seu bebezinho, já pode ficar alerta. Tem pico de crescimento se aproximando.
  • Sono: Diferente dos saltos de desenvolvimento, onde o sono fica muito interrompido e os bebês mais agitados, durante os picos, o comportamento relativo ao sono segue no caminho oposto. Isso significa que os bebês acabam dormindo em intervalos maiores, tendo sonos mais profundos. Mas, alguns bebês podem também acordar mais vezes durante os picos. Isso acontece porque, como o seu bebê precisa aumentar o consumo de calorias para crescer, ele pode estar acordando para comer.
  • Comportamento: às vezes, durante os picos, os bebês podem se mostrar mais irritados e quererem mais colo. Mas, tais mudanças são bem mais sutis que durante os saltos de desenvolvimento, por exemplo, e, em muitos casos, você acaba nem percebendo nenhuma alteração.

Picos de Crescimento: Quando acontecem?

Os principais picos de crescimento durante o primeiro ano de vida são os seguintes:
  • entre 7 e 10 dias
  • entre 2 e 3 semanas
  • entre 4 e 6 semanas
  • 3 meses
  • 4 meses
  • 6 meses
  • 9 meses
Mas, nunca é demais repetir, cada bebê é único e essas datas nada mais são do que referenciais baseados em uma padronização, mas que podem variar um pouco de criança para criança.É por esse motivo que o pediatra, durante as visitas mensais, vai acompanhando o desenvolvimento do bebê e os seus padrões de crescimento.Para isso, ele usa como parâmetro a Curva de Percentil, ou seja, um padrão internacional desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que considera três indicadores principais:
  • peso
  • altura
  • perímetro cefálico
A curva apresenta cinco intervalos de medidas, ou percentis,  (3, 15, 50, 85 e 97) baseados nesses três indicadores, que também variam entre meninas e meninos.Desta forma, cada bebê, a partir dos seus próprios padrões de desenvolvimento, vai se encaixar em uma dessas cinco curvas. E, é importante dizer, todas elas são absolutamente normais.
Gráfico mostrando a curva de crescimento
Exemplo de Curva de Crescimento Relativa à Altura de Meninos (0 a 5) da Sociedade Brasileira de Pediatria
Exemplo de Curva de Crescimento Relativa à Altura de Meninos (0 a 5) da Sociedade Brasileira de PediatriaEntão, o desenvolvimento desse bebê vai sendo acompanhado a partir da curva específica em que ele se encontra.Gostou de conhecer um pouco mais sobre os picos de crescimento? E com você e o seu bebê? Comenta aqui embaixo como tem sido a sua experiência.

O que acontece com as fraldas que você ganhou no chá de bebê?

Se você optou pelo modo “tradicional” de receber os presentes no evento, ou seja, ganhando pacotes e mais pacotes de fraldas, saiba que o risco de perdê-las é grande. Seja devido ao pico de crescimento, perda da validade ou até mesmo uma má adaptação do bebê ao material.

No episódio 02 da websérie Tá pra Nascer, a protagonista Angélica comenta qual foi a solução escolhida por ela para evitar esse problema. Confira:

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os picos de crescimento? E com você e o seu bebê? Comenta aqui embaixo como tem sido a sua experiência.

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.