5 coisas que você deve saber sobre os primeiros dias do bebê em casa

5 coisas que você deve saber sobre os primeiros dias do bebê em casa
Os primeiros dias do bebê em casa são um desafio. Confira o que pode acontecer e confira algumas dicas para lidar com esse momento da melhor forma.

Compartilhe este post

Os primeiros dias do bebê em casa são uma verdadeira mudança na rotina de toda a família. Por essa razão, é muito comum que os pais se sintam ansiosos e inseguros sobre o que fazer ou como agir durante esse período de adaptação.

A dica principal sempre é tentar balancear a atenção dada às necessidades do recém-nascido com os cuidados pessoais da mãe e o próprio descanso.

Para ajudar nesse processo, resolvemos separar 5 coisas que você deve saber sobre os primeiros dias do bebê em casa, te ajudando a ficar mais tranquila, confiante e a reconhecer padrões comuns em bebês recém-nascidos.

Perda de peso do bebê

Pouca gente sabe, mas é comum que bebês percam um pouco de peso durante os primeiros dias do bebê em casa.

Muita gente se assusta ao perceber que o peso encontrado na primeira consulta com o pediatra é menor que o peso que o bebê tinha quando nasceu. Esse “emagrecimento” chega a ser em torno de 300g, mas esse número é variável.

Isso acontece por diversas razões, como suor, a eliminação do mecônio (primeiras fezes do bebê), a alimentação (já que os pais estão conhecendo o bebê e o seu ritmo de fome durante os primeiros dias), a eliminação de urina, entre outros. Dessa forma, os bebês costumam perder peso durante os seus primeiros dias de vida e isso é absolutamente normal.

Depois dessa fase inicial de adaptação à nova vida no mundo extra uterino, os bebês voltam a ganhar peso. A tendência é de que ele recupere o peso do nascimento entre o sétimo e décimo dia de vida. Então, se o seu bebê perder peso nos primeiros dias não precisa se desesperar achando que existe algum problema com o seu leite, que ele não está mamando o suficiente ou algo do gênero, ok? Isso faz parte do desenvolvimento dos bebês.

Espirros e roncos do bebê

Muitos pais se preocupam ao perceber que o seu recém-nascido está espirrando ou soluçando muito durante os primeiros dias do bebê em casa. Apesar disso, esse comportamento é normal e não requer maiores cuidados.

Outra coisa comum é um pouco de congestão ou ronco nasal discreto após o nascimento e durante as primeiras semanas. Esses barulhos geralmente não indicam nada grave e não requerem nenhum cuidado específico, sendo apenas sinais da adaptação do seu bebê ao mundo.

O choro do bebê

Os primeiros dias do bebê em casa, o choro
No começo o bebê se comunica através do choro

O choro do bebê é, durante seus primeiros meses fora da barriga, a única forma que ele tem de se comunicar com os pais e nem sempre indica sofrimento.

Se um bebê chora ao acordar, por exemplo, simplesmente pela mudança. Ou porque está com sono e ainda não aprendeu que para dormir basta fechar o olhinho e se entregar. O choro também pode ser o bebê tentando dizer que está com fome, ou incomodado com a necessidade de arrotar, ou até mesmo com a fralda suja. Também pode ser porque ele tem frio, calor, ou mesmo deseja o colo da mãe.

São vários os motivos do choro e com o tempo você vai começar a reconhecer os padrões do seu bebê e a reconhecer o que ele quer dizer a cada choro.

Mas, no começo, tenha em mente que o choro é a fala do bebê, então não precisa entrar em pânico imaginando que ele está sofrendo, quando, na maior parte dos casos ele está apenas se comunicando com você.

Lembre-se que ele está em um mundo totalmente diferente do que ele esteve nos últimos nove meses e tudo é adaptação para essa criança, que está descobrindo o mundo.

Cólicas

As cólicas também podem ser um motivo do incômodo ou choro do bebê. É comum que elas apareçam em um certo horário do dia, mais pro final da tarde. A sua ocorrência pode estar relacionada com à ansiedade ou insegurança dos pais, uma rotina confusa ou até mesmo um ambiente agitado.

Muitas vezes, a cólica pode ser resolvida por medidas simples, como colocar a criança de bruços, aquecer levemente a sua barriga com uma massagem suave ou mesmo um banho morninho e relaxante.

Vale lembrar que você só deve usar medicamentos em último caso e se eles tiverem sido receitados por um pediatra de confiança. 

Sentindo-se triste?

E não são apenas os bebês que estão se adaptando nos primeiros dias em casa. Cerca de 80% das novas mamães tendem a experimentar um período de choro e tristeza durante a primeira semana pós-parto, o que muitas vezes é chamado de “baby blues”.

Isso tende a acontecer cerca de três ou quatro dias após o nascimento do bebê e é causado por uma grande queda nos níveis de progesterona no corpo (muito maior que a observada durante a TPM ou síndrome pré-menstrual).

Nesse momento, as mães também estão cansadas e ainda não se recuperaram completamente do parto e por isso é preciso ser gentil consigo mesma nesse momento. Esses sentimentos são comuns durante os primeiros dias do bebê em casa, e tendem a passar conforme você se adapta à nova rotina.

Agora, se com o passar do tempo os sentimentos de tristeza, ansiedade e irritabilidade persistirem, é necessário buscar ajuda. 1 a cada 10 mulheres desenvolvem a depressão pós-parto. Mas, com a ajuda profissional adequada é possível superar isso e aproveitar esse momento tão mágico que é a chegada de um bebê na família.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado a lidar com esse momento tão especial e intenso que são os primeiros dias do bebê em casa. Confira outras dicas aqui no nosso Blog.

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.