Teste de gravidez falso negativo

O resultado do teste de gravidez falso negativo é mais comum do que se imagina
Entenda o que é um resultado de um teste de gravidez falso negativo, as principais razões para isso acontecer e o que você pode fazer para evitar.

Compartilhe este post

O que não te contaram sobre os sintomas de gravidezMulheres que querem ser mães e esperam a gravidez vivem vários momentos de pura ansiedade. A expectativa contamina também os pais, que esperam ansiosos para ver o resultado do teste positivo, principalmente no caso do primeiro filho.

E quando a menstruação atrasa e você começa a sentir os primeiros sinais da gestação, mas o resultado do seu teste de gravidez é negativo?

É possível estar grávida e ter um resultado negativo no teste de gravidez?

Sim, é o que chamamos de falso negativo e significa que a mulher está grávida mas o resultado do teste diz o oposto. Mas calma, isso não quer dizer que não se pode confiar nos testes de gravidez. Eles são, normalmente, bastante confiáveis, contudo existem alguns fatores que podem influenciar no resultado.

No post de hoje, você vai ver o que significa um resultado de teste de gravidez falso negativo, as principais razões para que isso aconteça e o que você deve fazer.

Tipos de teste de gravidez

Os exames de gravidez funcionam medindo os níveis de hormônio Beta hCG, que é produzido pela mulher apenas durante o período da gestação e que está presente no sangue ou na urina da futura mamãe.

Existem duas formas de detectar a gravidez, através do teste de urina, vendido em farmácias, ou do exame de sangue, realizado em laboratórios. Eles medem os níveis do hormônio hCG.

Um resultado negativo significa que não foi detectado o hormônio hCG na urina ou sangue.

Quando fazer o exame Beta hCG ou teste de farmácia

A maioria dos fabricantes dos testes de farmácia, indicam que ele deve ser feito a partir do primeiro dia de atraso da menstruação. Já existem marcas que prometem detectar o hCG precocemente, até 6 dias antes do atraso.

É muito importante ler corretamente e seguir as instruções antes de realizar o teste, verificar sua validade e se o armazenamento está correto. Se feitos corretamente, os testes de gravidez de farmácia no geral são seguros. 

Já os exames realizados em laboratório, que medem a quantidade do hCG no sangue, costumam ser mais confiáveis que o de urina, pois são mais sensíveis ao hormônio. A recomendação é que seja realizado 10 dias após a relação íntima, mesmo que ainda não tenha tido o atraso menstrual.

Resultado falso negativo de gravidez

Sim, é possível uma mulher estar grávida e o resultado ser negativo. Uma das principais razões para que isso aconteça é quando o teste é feito muito antes do atraso da menstruação. Nesse caso, os níveis de hCG ainda não estão altos o suficiente para serem detectados.

O resultado falso negativo é mais comum nos testes de urina. Por essa razão, é importante seguir as orientações do fabricante e, em caso de dúvida, é recomendado repetir o teste após 5 dias.

O que pode provocar alteração no resultado do teste de gravidez

Fazer o teste precocemente não é o único motivo que pode levar a um resultado falso negativo. Existem outros fatores que podem alterar o resultado:

  • Ciclo menstrual irregular: dificulta calcular tanto o período fértil, quanto o atraso, o que pode levar a realização precoce do teste;
  • Gravidez ectópica: são raras, acontece quando o óvulo fecundado se fixa fora do útero, nesse caso a concentração inicial do hormônio acaba sendo mais baixa;
  • Amamentação: nesse período, o ciclo menstrual costuma ser bastante irregular, o que dificulta calcular atrasos e pode levar a testes feitos precocemente. Lembrando que é possível SIM engravidar enquanto estiver amamentando! Aproveite para saber mais sobre a lactogestação.

Por essas razões, para confirmar a gestação o ideal é fazer o exame de sangue, pois além de mais confiável, ainda consegue indicar em que semana de gestação a mamãe está, com base no nível de hCG detectado.

O mais importante é lembrar que, qualquer suspeita de gestação, alterações no ciclo menstrual ou no corpo, mesmo com o resultado negativo, a ida ao ginecologista é fundamental. E, se confirmada a gravidez, inicie o quanto antes o seu pré-natal!

E você, já fez algum teste que deu negativo mesmo estando grávida? Conta pra gente nos comentários!

Para saber sobre gravidez, cuidado com os bebês e mais: acesse nosso blog e fique por dentro de todas as novidades. Para mais informações, entre em contato com a gente.

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.