Os 5 melhores conselhos para pai de primeira viagem

Tabela de conteúdo

A chegada do primeiro filho é algo maravilhoso, mas também pode ser desafiador. Por isso, separamos os 5 melhores conselhos para pai de primeira viagem que você precisa saber antes da chegada do seu baby.

Ser pai de primeira viagem dá um friozinho na barriga, e é comum que os papais iniciantes fiquem perdidos e tenham muitas dúvidas em torno do assunto.

Aliás, agora você tem um serzinho pelo qual é responsável, e sabemos o quanto é importante tentar ser o melhor pai do mundo nesse momento.

Então, sem mais delongas, confira abaixo os melhores conselhos para pai de primeira viagem para você curtir ao máximo, e da melhor forma possível, seu bebê.

Preparado? Vamos lá!

1. Converse todos os dias com seu filho(a) desde a gravidez.

Muitas pessoas não sabem, mas conversar com o bebê desde quando ainda está na barriga da mamãe é essencial para o desenvolvimento neuronal e emocional da criança.

Apesar de a voz do pai não ter uma frequência tão alta quanto a da mãe por ser um estímulo externo, essa ação aumentará os laços afetivos com o bebê desde o início.

Isso por a audição ser o primeiro sentido a se desenvolver, e, com isso, geralmente a partir da 24.ª semana o bebê já consegue escutar, e é importante que desde já ele se acostume a ouvir sua voz.

Então, a ideia aqui é conversar com a criança, e pode ser sobre qualquer coisa. 

Diga, por exemplo, como foi no trabalho, fale o quanto está empolgado para conhecê-lo, fale sobre como estão as coisas para sua chegada, ou até mesmo conte histórias.

Temos certeza de que essa interação será valiosa para ambos.

2. Fique responsável pelas visitas

É comum que nas primeiras semanas vocês recebam várias mensagens de familiares e amigos querendo fazer uma visitinha, aliás, todos querem conhecer o novo membro da família.

Porém, é preciso entender que esse primeiro momento é um período de adaptação para todos, principalmente para os papais, e para proporcionar maior conforto e descanso para a mãe e o bebê, é preciso regular essas visitas.

Em especial, no primeiro mês é comum que a mamãe e o bebê estejam mais cansados e esgotados com a nova rotina, e com isso, eles precisarão do seu apoio para fazer “sala” para todo esse pessoal.

Então, saiba dizer “não” quando necessário, e interromper visitantes que já estão há horas e horas em sua casa.

A mamãe e o bebê agradecem!

Esse é um dos melhores conselhos para pai de primeira viagem, guarde-o bem!

3. Tenha responsabilidade pelo seu filho(a) desde o primeiro momento

Outro conselho valioso para pais de primeira viagem que não podíamos deixar de fora desta lista é o da responsabilidade.

Naturalmente, a mãe se sente mais responsável pela criança desde o momento em que descobre a gravidez, porém, sabemos que ambos devem ser igualmente responsáveis pela criança.

É normal que a mãe se sinta esgotada, tanto fisicamente quanto emocionalmente em alguns momentos, e é nessas horas que você como pai de primeira viagem precisa prestar apoio e ajudar a cuidar do filho.

No início é comum que os horários fiquem todos desregulados, e com isso, vocês se sentirão mais cansados e sem energia, principalmente, as mamães que precisam amamentar.

Por isso, é importante revezar as tarefas, para que ambos tenham energia e disposição para cuidar do bebê que precisa de muito carinho e cuidado nessa fase.

O foco deste conselho para pais de primeira viagem é: ofereça ajuda sempre.

4. Aproveite muito todos os momentos com seu filho(a)

Eles crescem muito rápido.

Pode até parecer um clichê, mas é um fato.

Quando você menos espera seu bebezinho já estará dando os primeiros passos, depois você estará o levando para a escola, para a faculdade, para uma viagem, e tudo isso, em um piscar de olhos.

Os primeiros meses então… parece que o relógio está mais rápido que o normal, e quando você parar para analisar já estará comemorando seu primeiro ano de vida.

Então, um dos melhores conselhos para pai de primeira viagem que podemos dar é: aproveite cada momento!

Pegue no colo, brinque, converse, dê muitas risadas, leve para passear, abrace e beije muito, dance, se divirta!

Aproveite cada instante desde o primeiro momento em que vocês descobrem que estão grávidos, assim, você terá a certeza de que curtiu ao máximo essa experiência única em nossas vidas.

Além de te fazer bem, fará total diferença na vida do bebê, que sentirá o pai ainda mais presente desde o começo.

5. Busque manter uma rotina equilibrada

Nós sabemos que conciliar trabalho, estudo, família, filhos e outras responsabilidades não é uma tarefa nada fácil.

Mas para que todas as áreas de sua vida estejam em harmonia, é preciso estar sempre em busca do equilíbrio.

Será preciso adaptar sua rotina com a chegada do novo membro da família, não tem jeito. 

Por isso, busque manter a organização em suas tarefas para você ter tempo de trabalhar, fazer suas coisas, mas também um momento para passar com seu filho.

Aproveite não só a licença-paternidade para ficar com o bebê e prestar mais apoio para a mamãe, como também após o trabalho e nos dias de folga.

Essa interação diária com o bebê é essencial para criar um laço de afetividade ainda maior entre vocês, e construir um bom relacionamento.

Para finalizar o assunto sobre conselhos para pai de primeira viagem…

Agora que você já sabe quais são os melhores conselhos para pai de primeira viagem, chegou a hora de colocar em prática cada um e aproveitar ao máximo essa nova e incrível experiência que é ser pai.

Nós sabemos que não é uma missão simples, e demanda muito esforço e energia em todas as fases, mas saiba ser algo transformador e que só acrescentará à sua vida.

Agora, queremos saber sua opinião.

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? 

Qual dos conselhos para pai de primeira viagem que você seguirá primeiro? Deixe nos comentários.

Gostou? Conheça outros conteúdos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.