Chá de apresentação do bebê: Conheça este evento incrível!

Tabela de conteúdo

Já ouviu falar do chá de apresentação do bebê? Trata-se de um evento que está conquistando mães e pais por todos os locais, inclusive aqui no Brasil.

É uma forma mais prática de apresentar o mais novo membro a toda a família e amigos em um evento. Assim, os pais não precisam se organizar para ficar recebendo as visitas em casa todos os dias e, muitas vezes, sem horário e data marcada.

Além disso, logo após sair da maternidade, não só os pais — principalmente a mãe — podem estar bem cansados, mas o bebê ainda está se adaptando ao mundo exterior. Portanto, essas visitas esporádicas podem não ser a melhor opção.

Entenda agora o que é chá de apresentação do bebê, como organizar um e por que pode ser uma ótima opção para o bebê e para os pais. Confira!

O que é chá de apresentação do bebê?

O chá de apresentação do bebê é um dia escolhido pelos pais para apresentar o bebê a todos que querem conhecê-lo. Isso evita o desgaste da mãe e do recém-nascido ao receber visitas nos primeiros dias.

Sabemos que, após ter um bebê, tudo o que a mãe quer é poder ficar à vontade em seu lar, curtindo a companhia do seu pequeno. Portanto, o chá de apresentação do bebê resolve todas essas questões de uma vez só, como se fosse uma “única visita”.

Chá de apresentação do bebê: Conheça este evento!
cha de apresentacao do bebe familia blog ifraldas

Por que cada vez mais as mães querem fazer esse evento?

Porque, em casa, a família quer ficar à vontade, e receber visitas logo depois que um bebê nasce não é nada confortável.

Pode ser também uma boa oportunidade para rever todos os amigos e a família de uma única vez. Além disso, fica mais fácil organizar tudo. Você pode encomendar os aperitivos, as lembrancinhas e fazer algo íntimo, no qual os pais também possam se divertir.

E quer mais um motivo? Como todos estão arrumados para o evento, certamente cada convidado vai querer tirar foto com o pequeno. Você terá recordações incríveis deste belo dia para colocar no álbum do bebê.

cha de apresentacao do bebe blog ifraldas

Quando fazer o chá de apresentação do bebê?

Essa pode ser a principal dúvida de quem quer realizar um chá de apresentação do bebê. Afinal de contas, qual é o melhor momento para expor o recém-nascido a tanto movimento e tantas pessoas ao mesmo tempo?

Também deve ser levado em consideração a saúde da mãe, afinal de contas, ela ainda está em processo de recuperação caso tenha feito uma cesariana e é preciso respeitar isso. Sem falar que problemas emocionais como depressão pós-parto podem se desenvolver.

Se tudo correr dentro da normalidade, considera-se um bom momento para o chá de apresentação do bebê quando a criança completa 1 mês de vida. Você pode aproveitar o momento para comemorar o primeiro mês de aniversário do pequeno e fazer duas celebrações em uma só.

Como falar com as pessoas sobre o evento?

Muita gente ainda não conhece bem o chá de apresentação do bebê e, por isso, essas pessoas podem achar estranho que você não queira visitas nesse primeiro momento, e opte pelo evento.

Explique que você está cansada, que ainda está se recuperando do parto e que todos terão um momento para conhecer o bebê com maior tranquilidade. Certamente, as pessoas vão compreender, especialmente as mulheres que já passaram por esse período. Elas sabem muito bem como os primeiros dias de vida do bebê podem ser turbulentos.

Onde fazer o chá de apresentação do bebê?

Isso vai depender da quantidade de convidados, mas o ideal é que seja na sua própria casa. Dessa forma, não altera tanto a rotina da criança caso ela precise tirar um cochilo ou mamar. Até mesmo para as mães pode ser a melhor opção. Mas se sua família for muito grande, provavelmente será necessário alugar um espaço para o chá de apresentação.

Você também pode ver a possibilidade de fazer na casa de algum parente próximo, como a casa dos pais, dos sogros ou mesmo de algum amigo. Eventos do tipo são melhores quando acontecem na casa de alguém por proporcionar aconchego e intimismo.

Porém, se você tiver que realmente alugar um espaço, deixe um local tranquilo reservado para o caso de o bebê dormir ou quiser mamar.

É preciso fazer uma lista de presentes?

Diferente do chá de fraldas ou do chá de bebê em que há uma lista de presentes para os convidados, no caso do chá de apresentação do bebê os convidados ficam livres para dar o presente que eles acharem melhor.

Da mesma forma que as visitas costumam levar um presentinho quando vão conhecer o bebê, o mesmo deve ser feito no evento.

O que oferecer de lembrancinha para os convidados?

E falando em presentes, as lembrancinhas para os convidados devem ser mantidas. Pense em algo que tenha a ver com seu bebê e com o momento que está vivendo.

cha de apresentacao lembrancinha blog ifraldas 4
cha de apresentacao lembrancinha blog ifraldas 1
cha de apresentacao lembrancinha blog ifraldas 2
lembrancinha de maternidade 44

Quanto o chá de apresentação do bebê deve durar?

O ideal é que o evento não passe de 4 horas de duração e que comece pontualmente. Tente colocar o chá para um momento em que o bebê fique mais acordado. Dessa forma, você não muda muito a rotina de sonecas que ele já possui.

Também é bom pensar em um horário do dia em que os pais tenham maior disposição para dar atenção aos convidados e cuidar do pequeno ou pequena ao mesmo tempo.

Fazer um chá de apresentação do bebê pode ser exatamente o que você precisa para depois dos primeiros dias após a chegada do novo membro da família. É possível começar a organizá-lo desde já, ou seja, durante a gestação.

Mas, antes, está pensando em organizar um chá de bebê, mamãe? Então, confira um guia completo de como organizar o seu!

Conheça mais conteúdos interessantes como este em nosso blog:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu chá de bebê começa aqui

Faça sua lista de presentes e receba tudo em dinheiro.

ahh, montar sua lista é grátis ☺️