Chá de apresentação do bebê: Conheça este evento incrível!

Chá de apresentação do bebê.
Chá de apresentação do bebê? Uma forma prática e divertida de apresentar o bebê às pessoas queridas em um só evento. Fique por dentro!

Compartilhe este post

Você conhece o chá de apresentação do bebê? Trata-se de um evento que está conquistando mães e pais por todos os cantos, inclusive aqui no Brasil.

Este tipo de chá é uma forma mais prática de apresentar o novo membro da família a todos que amamos. Assim, os pais não precisam se organizar para ficar recebendo as visitas em casa todos os dias e, muitas vezes, sem horário e data marcada.

Além disso, logo após sair da maternidade, os pais, principalmente a mamãe, podem estar bem cansados, e o bebê também, pois está se adaptando ao mundo exterior. Portanto, muitas visitas podem ser inconvenientes e exaustivas.

Conheça o chá de apresentação do bebê, saiba por que este encontro é uma ótima opção para o bebê e para os pais, e aprenda a organizar um evento incrível. Vem com a gente!

O que é o chá de apresentação do bebê?

O chá de apresentação do bebê é um encontro ou uma festa realizada em um dia escolhido pelos pais para apresentar o bebê a todos os amigos e familiares que querem conhecê-lo. Isso evita o desgaste da mãe e do recém-nascido ao receber visitas nos primeiros dias.

Sabemos que, após ter um bebê, tudo o que a mãe quer é poder ficar à vontade em seu lar, curtindo a companhia do seu pequeno. Portanto, o chá de apresentação do bebê resolve todas essas questões de uma vez só, como se fosse uma “única visita”.

Por que há cada vez mais interesse no chá de apresentação?

Porque, em casa, a família quer ficar à vontade, e receber visitas logo depois que um bebê nasce, para alguns pais, não é nada confortável.

Pode ser também uma boa oportunidade para rever todos os amigos e a família de uma única vez. Além disso, fica mais fácil organizar tudo: você pode encomendar ou fazer você mesma os aperitivos e as lembrancinhas, preparando um evento íntimo, no qual todos possam se divertir.

Quer mais um motivo? Como todos estarão arrumados para o evento, certamente os convidados vão tirar fotos com segurando o pequeno no colo, e você terá recordações incríveis deste dia para colocar no álbum do bebê.

Primos participam do chá de apresentação do bebê.

Quando fazer o chá de apresentação?

Essa pode ser a principal dúvida de quem quer realizar um chá de apresentação do bebê. Afinal de contas, qual é o melhor momento para expor o recém-nascido a tantas pessoas ao mesmo tempo?

Também deve ser levado em consideração a saúde da mãe, afinal de contas, ela continua em processo de recuperação, caso tenha feito uma cesariana, e é preciso respeitar isso. Sem falar que problemas emocionais, como a depressão pós-parto, podem se desenvolver.

Se tudo estiver indo bem, considera-se um bom momento para o chá de apresentação quando o bebê completa 1 mês de vida. Você pode aproveitar o momento para comemorar o primeiro mês de aniversário do pequeno e fazer duas celebrações em uma só.

Como convidar as pessoas queridas para o chá de apresentação?

Muita gente ainda não conhece bem o chá de apresentação do bebê e, por isso, algumas pessoas podem achar estranho que você não queira visitas nesse primeiro momento e opte por um evento.

Explique que você está cansada, que continua se recuperando do parto e todos terão um momento para conhecer o bebê com maior tranquilidade.

Certamente, as pessoas vão compreender, especialmente as mulheres que já passaram por esse período. Elas sabem muito bem como os primeiros dias de vida do bebê podem ser exaustivos.

Chá de apresentação do bebê: dicas para você!

Onde fazer o chá de apresentação?

A escolha do local para fazer o chá de apresentação do bebê depende da quantidade de convidados, mas o ideal é que seja na sua própria casa. Dessa forma, não altera tanto a rotina da criança caso ela precise tirar um cochilo ou mamar. Até mesmo para as mães pode ser a melhor opção. 

Mas se a sua família for muito grande e sua casa não tiver espaço suficiente, provavelmente será necessário um lugar maior. Para fazer o chá, você pode alugar um espaço para eventos ou fazer na casa de algum parente próximo, como a casa dos pais, dos sogros ou mesmo de algum amigo. Eventos desse tipo são melhores quando acontecem na casa de alguém por proporcionar aconchego e intimismo.

Porém, se você tiver que realmente alugar um espaço, deixe um local tranquilo reservado para o caso de o bebê dormir ou quiser mamar.

É preciso fazer uma lista de presentes para este evento?

Diferente do chá de fraldas ou do chá de bebê em que há uma lista de presentes para os convidados, no caso do chá de apresentação do bebê os convidados ficam livres para dar o presente que acharem melhor.

Da mesma forma que as visitas costumam levar um presentinho quando vão conhecer o bebê, o mesmo pode ser feito no evento.

Com quais lembrancinhas posso presentear os meus convidados?

Falando em presentes, as lembrancinhas de nascimento ou de maternidade para os convidados devem ser mantidas. Pense em algo que tenha a ver com seu bebê e com o momento que está vivendo.

Qual a duração ideal do chá de apresentação do bebê?

O ideal é que o evento não passe de 4 horas de duração e que comece pontualmente. Tente agendar para um momento em que o bebê fique mais acordado. Dessa forma, você não muda muito a rotina de sonecas que ele já possui.

Também é bom pensar em um horário do dia em que os pais tenham maior disposição para dar atenção aos convidados e cuidar do pequeno ao mesmo tempo.

Fazer um chá de apresentação do bebê pode ser exatamente o que você precisa depois dos primeiros dias da chegada do novo membro da família. É possível começar a organizá-lo desde já, ou seja, durante a gestação.

Mas se você está pensando em organizar um chá de bebê, confira um guia completo de como organizar o seu!

Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas

Com a iFraldas, você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê! Crie grátis seu chá de bebê online agora:

  • Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
  • Compartilhe com todos os seus convidados
  • Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
  • Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!
Novo mockup desktop e mobile, iFraldas tema Cegonha

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.