Primeiro brinco de bebê: quando colocar?

Bebê mexendo na orelha.
O primeiro brinco de bebê é uma verdadeira emoção para toda a família. Saiba quando é o momento certo de colocar e como deve ser feito.

Compartilhe este post

Para os pais e mães de primeira viagem, cada etapa do desenvolvimento do bebê é repleta de perguntas e expectativas. E uma das questões que frequentemente surge é: quando e como fazer o primeiro brinco de bebê?

Esse é um marco especial que muitas famílias aguardam com carinho, mas também traz consigo preocupações sobre segurança, conforto e procedimentos.

Confira este artigo da iFraldas em que abordamos tudo o que você precisa saber sobre o primeiro brinco de bebê, passando por quando é apropriado fazer a perfuração até os cuidados essenciais após a colocação dos brincos. Boa leitura!

Escolha o melhor para o seu bebê


Monte sua lista de presentes agora

Quando colocar o primeiro brinco de bebê?

Conforme as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), geralmente o primeiro furo de brinco é considerado seguro a partir dos 2 meses de idade, após o bebê já ter recebido algumas vacinas, incluindo a primeira dose da antitetânica (pentavalente).

Alguns pediatras podem liberar esse procedimento um pouco antes, por volta dos 15 dias de vida, dependendo do formato do lóbulo da orelha do bebê. Vale ressaltar que cada caso é único, e a decisão deve ser tomada em consulta com um médico para garantir a segurança do seu bebê, viu?

No passado, era comum realizar a perfuração na maternidade, porém essa prática não é mais permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido aos riscos de infecção em ambiente hospitalar.

Atualmente, recomenda-se procurar um serviço especializado, que pode ser oferecido por enfermeiros, clínicas, médicos e estúdios de body piercing, para realizar a perfuração de forma segura e higiênica.

Dessa forma, seu bebê pode brilhar com os brincos em segurança e com estilo.

Como deve ser feita a perfuração?

Hoje em dia, os hospitais e maternidades não realizam mais o furo na orelha dos bebês. A abordagem mais segura é que os pais busquem profissionais capacitados para executar esse procedimento, conforte dissemos anteriormente.

Pode ficar tranquilo, porque esses profissionais têm todo o cuidado necessário com a higiene e sabem exatamente onde fazer o furo na orelha do bebê.

Algumas vezes, é aplicada uma pomada anestésica específica para minimizar qualquer desconforto, mas essa decisão é algo que pode ser discutido com a família, considerando o que for mais adequado para o bebê.

O importante é garantir que o procedimento seja feito de forma segura e confortável para a criança.

Qual é o material mais indicado para o brinco de bebê?

Os brincos mais recomendados para os bebês são os de ouro maciço ou aço inoxidável, por apresentarem menor risco de causar infecções ou desencadear reações alérgicas na pele delicada do bebê.

Bebê com brinco de ouro.

É importante que esses brincos sejam bem pequenos e de formato arredondado, projetados para se ajustarem confortavelmente à orelha do bebê, sem causar incômodo ou se prenderem nas roupinhas.

As tarraxas devem cobrir toda a parte traseira do brinco e ter uma pontinha arredondada, de modo que o pino do brinco não machuque a pele sensível atrás da orelha.

Pensando sempre no conforto e bem-estar da criança, escolher o material e o design adequados é fundamental ao considerar o primeiro brinco.

Principais cuidados

Para cuidar do primeiro brindo de bebê, é preciso que você:

  • Evite tocar no brinco e na região com as mãos sujas;
  • Gire o brinco suavemente de 1 a 2 vezes ao dia;
  • Mantenha o local limpo e seco;
  • Mantenha o mesmo brinco de perfuração no bebê por pelo menos 6 semanas, até a completa cicatrização;
  • Tenha cuidado para não enroscar o brinco nas roupas da criança ou de adultos;
  • Use álcool 70% e cotonete para a limpeza.

Conheça a iFraldas e saiba tudo sobre o universo dos bebês

bebe brincando

Lembre-se de que a iFraldas está aqui para apoiar todas as mamães e papais com a chegada do neném, desde a organização de chá de bebê e de fraldas, presenciais ou online, até o compartilhamento de informações valiosas em nosso blog.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis, e convidamos você a explorar nosso site e blog para mais orientações e recursos úteis para a chegada do seu bebê.

Juntos, podemos tornar essa jornada ainda mais especial e tranquila. Parabéns pela nova fase da sua família!

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.