Suplementação na gravidez: tudo o que você precisa saber

Suplementação de vitaminas na gravidez: tudo o que você precisa saber
Todos sabemos que uma alimentação rica é importante em todas as fases da vida. Mas a suplementação na gravidez merece ainda mais atenção.

Compartilhe este post

Todos sabemos que uma alimentação rica em vitaminas e minerais é importante em todas as fases da vida. Mas a suplementação na gravidez, quando o seu organismo está formando um novo ser, merece ainda mais atenção.

Suplementação na gravidez - cartilha sobre Atenção ao Pré Natal de Baixo Risco
Cartilha de Atenção Básica ao Pré-Natal

Isso porque as necessidades nutricionais da gestante aumentam, para dar apoio ao desenvolvimento do bebê e ao metabolismo materno.

E alimentação rica não significa comer em grande quantidade, ou o conhecido “comer por dois”, e sim sobre a ingestão equilibrada dos nutrientes que são fundamentais para acompanhar todas as transformações que o corpo da mãe passa enquanto gera uma nova vida.

Uma ingestão insuficiente de nutrientes pode comprometer a formação do bebê e gerar consequências por toda a vida dele.

O tema é tão importante que o Ministério da Saúde, em sua cartilha sobre Atenção ao Pré Natal de Baixo Risco recomenda a avaliação nutricional da gestante desde a primeira consulta do pré natal até o final da gravidez.

Suplementação na gravidez: o que é?

Os suplementos são um reforço de vitaminas e minerais que as grávidas tomam para garantir a saúde dela e do bebê. Eles são consumidos durante toda a gravidez e, muitas vezes, seguem durante o período da amamentação.

Eles funcionam como uma espécie de garantia, para a grávida, de que nenhum nutriente importante está sendo deixado de lado.

Cada vez mais crescem as indicações pela suplementação de vitaminas nessa fase da vida, como complemento à alimentação. Isso porque, com a correria dos tempos atuais, muitas mulheres acabam não conseguindo manter os índices nutricionais desejados.

Tal suplementação pode ser feita através de calorias adicionais, proteínas, vitaminas ou minerais. Quanto mais comprometida nutricionalmente está a mulher, maior a necessidade de complementação.

Suplementação de vitaminas na gravidez: tudo o que você precisa saber

Quais as vitaminas e minerais mais importantes na gravidez?

Fizemos uma lista com as principais vitaminas e minerais que seu corpo precisa durante a gravidez e para que serve cada uma delas no desenvolvimento do bebê:

  • ferro: é o principal componente da hemoglobina, a substância que transporta oxigênio para o bebê. O ferro consumido durante a gravidez também iráformar o sangue do bebê e acumular reservas para depois do parto.
  • vitamina C: além de ser um antibiótico natural, que ajuda a prevenir e lutas contra infecções, a vitamina C é fundamental para a absorção de ferro pelo organismo.
  • zinco: ele previne náuseas, ajuda na cicatrização e tem papel fundamental na promoção do crescimento.
  • cálcio: é fundamental na formação de dentes e ossos, como também assegura o funcionamento de nervos e músculos.
  • vitamina D: é responsável pela absorção do cálcio.
  • ácido fólico: ajuda na absorção de ferro e no desenvolvimento nervoso do bebê. Veja os benefícios do ácido fólico aqui.
  • ômega 3: ajudam no desenvolvimento visual e cognitivo dos bebês, além de reduzir o risco de alergias e parto prematuro.

Quem precisa tomar suplementação na gravidez?

Apesar de estarem disponíveis nas farmácias diversos polivitamínicos indicados especialmente para as grávidas, eles devem ser administrados com cautela.

É importante levar em conta que nem todas as grávidas necessitam complementar a alimentação com suplementação nutricional adicional.

Os principais casos de indicação de suplementos em gestantes são:

  • gestações de risco
  • gestantes subnutridas
  • gestantes adolescentes
  • intervalos curtos entre duas gestações
  • histórico de bebês de baixo peso em gestações anteriores
  • gestações múltiplas
  • gestações pós bariátricas

Mas, somente o médico obstetra é o profissional habilitado para indicar a necessidade ou não da gestante fazer essa suplementação, decidindo quais vitaminas e minerais deverão ser consumidos pela gestante, e em qual quantidade.

Portanto jamais consuma nenhum comprimido sem antes conversar com o seu médico antes e se certificar que ele é indicado para as suas necessidades e do se bebê.

Se vocês gostei deste artigo, veja muitos outros em nosso blog.

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.