Som do útero para bebê dormir melhor: Descubra os 6 melhores

Som do útero para bebê dormir melhor: Descubra os 6 melhores

Compartilhe este post

Você já pensou em tentar reproduzir o som do útero para bebê dormir melhor? Provavelmente não, né?

Uma das primeiras coisas que vem na cabeça dos pais quando falamos sobre o sono dos bebês é a necessidade de criar um ambiente silencioso e relaxante.

Acontece que nem sempre o silêncio é a melhor maneira de acalmar o seu bebê. Não entendeu? Continue lendo que a gente te explica.

Muita gente não sabe, mas existem barulhos específicos que podem ajudar o seu bebê a relaxar e até a dormir melhor. São os chamados white noises (ou barulhos brancos, em tradução livre).

Som do útero para bebê dormir melhor: Descubra os White Noises

Os white noises são barulhos que têm como função bloquear sons externos e até mesmo o silêncio, muito usados por pais que querem ajudar o bebê a relaxar e dormir melhor e até mesmo por adultos durante sessões de meditação.

Apesar de muitas pessoas falarem desses barulhos como se fossem uma coisa só, eles podem ser divididos em dois tipos: os agudos (normalmente mais altos e incômodos, como sirenes e alarmes), utilizados para chamar atenção ou acalmar o choro do bebê, mas péssimos para induzir o sono, e os sons graves (mais monótonos e relaxantes, como o barulho da chuva batendo na janela) que são perfeitos para ninar e ajudar no sono dos pequenos.

Um grande exemplo de white noise grave que muitos pais usam de maneira instintiva e nem sabem é o conhecido “shhhh”, feito com a boca para acalmar um bebê que está cansado ou irritado.

Som do útero para bebê dormir melhor: Mas como isso funciona?

Pode parecer mágica ou até brincadeira que existam barulhos feitos para simular o som do útero e ajudar seu bebê a dormir melhor, mas a explicação é mais simples do que se imagina.

O silêncio completo é, muitas vezes, alvo de estranheza para os bebês, especialmente quando são recém nascidos.

Isso porque os pequenos estão muito acostumados com os barulhos que ouviam no útero, como os seus batimentos cardíacos e a sua respiração. Lá dentro, basicamente todos os sons que o bebê conhece são uma espécie de white noise grave.

Dessa maneira, colocar sons similares e que produzem o mesmo efeito causa uma sensação de familiaridade no bebê e, consequentemente, o relaxamento.

Como usar os white noises?

Som do útero para bebê dormir melhor: como funciona?

Como explicamos anteriormente, cada um dos tipos de white noise tem os seus efeitos, e devem ser usados de maneira específica. Os sons mais agudos são ótimos para fazer o bebê parar de chorar e devem ser colocados mais ou menos no mesmo volume do choro do neném.

Quando o bebê se acalmar e parar de chorar, está na hora de usar os sons mais graves, que podem ser colocados a uma altura mais baixa (mais ou menos o mesmo nível de barulho de um chuveiro ligado) e esperar até o neném cair em sono profundo pra desligar.

Apesar de serem benéficas e ajudarem muito os pais na hora de acalmar e coloca o bebê pra dormir, é preciso tomar alguns cuidados.

  • O primeiro deles é não deixar os pequenos ouvindo esses barulhos o dia inteiro, já que os outros sons do cotidiano e da casa também são importantes para o seu desenvolvimento cognitivo e sensorial. O ideal é utilizar os sons apenas para acalmá-los e fazê-los dormir.
  • Outro cuidado importante é o de prestar atenção e não deixar que a fonte do white noise (seja um celular, computador ou até televisão) não esteja muito próximo dos ouvidos do bebê. Cerca de dois metros é a distância ideal para que o barulho seja ouvido e assimilado, mas não corra o risco de prejudicar a audição do neném.

Som do útero para bebê dormir melhor: Os 6 melhores white noises para bebês

Criamos uma seleção especial de sons para ajudar o seu bebê a relaxar e dormir melhor. Confira:

White noise rápido: perfeito para acalmar um bebê irritado

White noise moderado: acalma o bebê gradualmente

Barulhos do útero: ótimos para relaxar o bebê e fazê-lo dormir

Secador de cabelo: perfeito para bloquear sons e ajudar a manter o sono de bebês que acordam com facilidade

Chuva: perfeito para relaxar pais e bebês

Secador de cabelos suave: muito parecido com os sons que o bebê ouve no útero e ótimo para bebês com o sono leve

E você, já experimentou ou white noises para reproduzir o som do útero para o bebê dormir melhor? Comenta aqui embaixo e compartilha com a gente a sua experiência.

 Fontes:

https://www.happiestbaby.com/blogs/baby/baby-white-noise-mistakes

https://www.happiestbaby.com/blogs/baby/white-noise-for-baby-sleep

Bônus da iFraldas

Aproveitando o tema, nós lançamos um perfil no Spotify com vários temas focadas nos pequenos. Temos Disney para bebês, Hora de Dormir com canções de ninar e Rock brasileiro para bebês.

Siga a gente por lá, novas playlists estão a caminho, preparadas com todo carinho para você.

Se você gostei deste artigo, veja muito outros nos mais diversos temas da gravidez aqui no nosso Blog.

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.