Período pós-parto: saiba quais cuidados essenciais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A imagem que ilustra este post, é do fantástico projeto Life After Birth (ou vida após o nascimento em tradução literal). Um projeto de fotografia que homenageia a jornada pós-parto. Vale a pena conferir no link acima.

O período pós-parto conhecido como puerpério, é o momento em que ocorrem intensas modificações físicas e psicológicas nas mulheres num curto espaço de tempo. Muitas mulheres chegam a descrever a gravidez como algo que tem a duração de 11 meses, ao invés de 9, justamente porque as transformações continuam acontecendo após o nascimento do tão sonhado filho, nos primeiros dias do bebê em casa.

Essas mudanças e características contribuem para aumentar a insegurança da mãe em relação aos cuidados necessários para garantir a saúde dela e do seu bebê nesta fase inicial da maternidade. Como essa fase é um grande desafio, reunimos algumas dicas e uma série de recomendações que são dadas pelos médicos para esse período, seja para aquelas que tiveram o parto natural ou para as que passaram pela cesariana.

Alguns sinais que merecem atenção especial, independente da forma como aconteceu o parto:

  • O útero estará voltando ao tamanho normal e a mulher vai sentir cólicas constantes, principalmente no que diz respeito ao momento da amamentação. Junto com a cólica, também acontece um sangramento, que vai diminuindo e clareando ao longo dos 45 primeiros dias após o parto.
  • Se houver dor forte na parte inferior da barriga, sangramento com cheiro diferente da menstruação ou febre, é importante procurar um médico imediatamente, pois pode ser um caso de infecção que precisa de tratamento ágil.

Além disso, há dicas específicas de acordo com a forma como o parto ocorreu. Confira abaixo!

Período pós-parto cesárea

O período pós-parto de uma cesárea requer cuidados especiais.

Sem dúvidas, o processo de cesariana é mais complexo e, consequentemente, o período pós-parto também será. Além da recuperação em relação a mudança de lugar dos órgãos, a mulher passa pela recuperação de uma cirurgia. Mantenha a cicatriz bem limpa, lavando com sabonete durante o banho e secando-a bem.

Fora isso, há algumas outras atividades que devem ser evitadas:

Não pegar peso

É importante lembrar que, assim como durante a gravidez, não é recomendado pegar peso durante o período do pós-parto. O motivo é o fato de seu corpo estar passando por mudanças aceleradas, tentando se recuperar da maior experiência pela qual ele já passou. Seus órgãos estão retomando o lugar, você tem uma cicatriz na barriga que precisa se recuperar e seu corpo está lutando para garantir que nenhuma parte fique inflamada ou infeccionada.

Tudo isso está acontecendo ao mesmo tempo. Por isso, é importante ter cuidado redobrado e, em qualquer sinal de esforço excessivo, pare imediatamente e descanse bastante.

Colocar gelo na região

O gelo vai te ajudar bastante a evitar o inchaço e garantir que a cicatrização esteja acontecendo da melhor forma possível. Por isso, é recomendado colocar compressas de gelo no local da cesárea. É recomendado colocar um saco plástico ou papel toalha ao redor da compressa, para garantir que a cicatriz não fique molhada (o que pode prejudicar a cicatrização).

Esse cuidado é recomendado de 4 em 4 horas, durante até 20 minutos, para aliviar a dor no local e também o desconforto abdominal.

Utilizar pomada cicatrizante

Durante alguns dias, você ficará com um curativo para garantir que o local não fique infeccionado. Depois dessa fase e da retirada dos pontos, você pode utilizar um creme, pomada ou gel que facilitem a cicatrização da região. É importante seguir as recomendações do seu médico para escolher a marca ideal, pois somente ele poderá avaliar o nível de complexidade da cirurgia e também sua facilidade de cicatrização.

Além disso, esse tipo de pomada costuma ajudar bastante a reduzir a aparência da cicatriz, fazendo com que ela fique o mais próxima possível do seu tom de pele, tornando-a mais discreta.

Cuidado redobrado com a alimentação

Alimentos que ajudam na cicatrização também são muito bem-vindos no período pós-parto para aquelas que passaram pela cesariana. Algumas opções são: ovos, frango, peixe, arroz, feijão, vegetais e frutas que ajudam a soltar o intestino como o mamão, por exemplo. Chás diuréticos também podem ajudar bastante!

Dessa forma, além de ajudar na cicatrização, você não corre o risco de ficar com o intestino preso e passar por ainda mais desconforto nesse período que já é tão complicado. Evite ao máximo qualquer tipo de alimento que possa gerar dores abdominais.

Período pós-parto normal

Se o parto foi normal, você não vai precisar se preocupar com a cicatrização externa, o que facilita boa parte do processo. Mas não pense que será algo simples, por mais humanizado que o parto tenha sido. É um momento que exige cuidados redobrados e frequentes, mas que vão fazer com que a experiência seja muito mais tranquila tanto para você quanto para seu novo filho.

É importante seguir os cuidados abaixo:

Monitore a pressão e a glicemia

Se durante a gravidez e o parto, você teve problemas com pressão ou com glicemia, é importante monitorar esses níveis no período pós-parto. Isso também é necessário para mulheres com histórico de hipertensão ou pré-eclâmpsia, especialmente na primeira semana após o nascimento do bebê.

Nos dias que sucedem o parto, a tendência é que sua pressão volte ao normal e, por isso, é importante verificar de forma constante na primeira semana para garantir que o estado hipertensivo não vai se instalar de forma crônica, garantindo tratamento rápido e evitando problemas cardíacos, renais e nervosos.

Monitore as cicatrizes invisíveis

Apesar de a mãe não ter passado por uma cesárea, o corte da episiotomia deve ser limpo com água e o sabonete indicado pelo médico, garantindo que o local fique o mais seco possível. Além disso, em alguns casos, é possível tomar analgésicos que são permitidos durante a amamentação para garantir menos incômodo.

É necessário ter atenção redobrada caso a medicação não seja suficiente para amenizar a dor, sinais de vermelhidão, febre ou secreções. Esse pode ser um sinal de inflamação.

Cuide também do seu psicológico

O parto normal costuma ser uma experiência exaustiva e, para algumas mães, existe uma quebra de expectativa em relação à “mágica” do momento, por mais humanizada que seja a experiência.

Portanto, é importante cuidar do seu emocional. Você tem um bebê para cuidar, seu corpo está passando por inúmeras transformações, você sente dores e também não tem tempo para cuidar de si (afinal, a prioridade é o seu filho).

Por isso, é importante conversar com pessoas próximas, buscar ajuda e entender que você é humana. Esse é um processo normal. Difícil, mas normal.

E, ao contrário do que muitos dizem, só melhora! Pense em toda experiência que vai ter com o crescimento do seu filho, momentos de felicidade e as lembranças que ele terá de sua infância. Isso, com certeza, vai te dar motivação e forças para seguir!

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário contando quais são suas maiores dúvidas sobre o puerpério e compartilhe com as amigas que estão passando pela mesma experiência!

Outros posts que podem te interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como funcionam os valores e prazos?

Não custa nada para criar o site do seu chá, você tem acesso a vários recursos. Apenas se você receber fraldas virtuais, haverá uma tarifa de 7,99% sobre os valores recebidos. Liberando todos os recursos iFraldas Premium, além das tarifas, haverá um valor único de R$29,90. 

Você não paga nada quando começa a utilizar o iFraldas, os valores são descontados no resgate dos presentes. É muito mais comodidade e tranquilidade para você.

Tarifa zero para você

Você tem a opção de passar as tarifas para os seus convidados. Assim, eles irão visualizar a lista com as tarifas já somadas ao valor final dos presentes.

E as tarifas bancárias?

As tarifas bancárias incidem apenas nas fraldas virtuais recebidas. Caso o convidado efetue o pagamento por meio de cartão de crédito, incidirá também um desconto percentual de 3,99% sobre o valor do presente. É uma cobrança da Intermediadora de Pagamentos – Pagar.me. Segue um resuminho para não haver dúvidas sobre as tarifas:

Cartão de crédito Boleto e Pix
7,99% + 3,99% 7,99%

E os prazos?

Para resgatar os valores que recebidos dos presentes, temos um política de liberação que funciona de acordo com a tabela abaixo:

Cartão de crédito Boleto Pix
Prazo para liberação 33 dias corridos Até 3 dias úteis Imediato (após o pagamento)
Prazo para transferência Até 3 dias úteis

Entendi, e agora?

Simples, basta clicar no botão abaixo e criar seu site grátis!

Sua lista de fraldas ou de presentes permanece online por 3 meses gratuitamente e por 6 meses no total no premium

Duração do chá

Todos as mamães começam com os recursos grátis para a criação do site. Este com 3 meses de duração para os seus convidados. Já com o upgrade para o iFraldas Premium, o site fica online por 9 meses no total.

Em ambos, você ainda terá acesso ao painel de controle para resgatar suas fraldas por mais 6 meses, o site deixa de ficar disponível apenas para os seus convidados.

Receba muitos presentes com a lista de fraldas personalizada do iFraldas

Lista de presentes

Receba seus presentes em dinheiro.

No chá de bebê ou revelação à moda antiga, seus convidados, geralmente lhe presenteavam com os itens ou fraldas pedidas no convite.

Com o iFraldas, você recebe seus presentes em dinheiro, assim compre o que quiser, de acordo com as necessidades do bebê. Não é muito melhor?

Vários temas para o seu chá de bebê, chá rifa ou chá revelação

Temas

Nós preparamos com todo carinho vários temas para você compartilhar seu chá na internet.

São 9 temas para chá de bebê ou chá rifa, e 5 temas para chá revelação, assim você pode deixar o site do chá do seu jeitinho!

Faça um convite online para seu chá de bebê, chá de fraldas ou chá revelação

Convite online

Faça lindos convites com várias opções de tema e compartilhe com as pessoas que você ama pelo WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mail… você escolhe!

Tarifas e prazos

Tarifas

No intuito de prestar o melhor serviço para nossos clientes com alta tecnologia e segurança, o iFraldas retém um percentual de 7,99% sobre o valor das fraldas virtuais recebidas.

Caso o convidado efetue o pagamento por meio de cartão de crédito, incidirá também um desconto percentual de 3,99% sobre o mesmo valor. É uma cobrança da Intermediadora de Pagamentos – Pagar.me.

Segue um resuminho para não haver dúvidas sobre as tarifas:

Cartão de crédito Boleto Pix
7,99% + 3,99% 7,99% 1,49%

Tarifa zero para você

Você tem a opção de passar as tarifas para os seus convidados. Assim, quando eles te presentearem, as tarifas já serão adicionadas à compra e você recebe o valor integral dos presentes recebidos.

Quando da solicitação do resgate, informamos que não é cobrada taxa para a transferência. No entanto, a partir do segundo resgate, caso ocorra, será cobrada a taxa de R$7,90 por transferência.

Prazos

A seguir nossa política de liberação e resgate dos créditos:

Cartão de crédito Boleto Pix
Prazo para liberação 33 dias corridos Até 3 dias úteis Imediato (após o pagamento)
Prazo para transferência Até 3 dias úteis