Grávida pode beber? 10 bebidas para tirar suas dúvidas

Quais bebidas a grávida pode beber? Tire suas dúvidas.
O que grávida pode beber sempre gera dúvidas, principalmente nas mamães de primeira viagem. Aqui listamos as 10 dúvidas mais comuns da mamães na internet.

Compartilhe este post

O que grávida pode beber sempre gera dúvidas, principalmente nas mamães de primeira viagem. Além das diversas dúvidas sobre o que uma grávida pode ou não comer, as mulheres que passam por essa fase também enfrentam o desafio de compreender o que pode ser ingerido em relação às bebidas.

Lembre-se que é importante consultar seu médico para entender se existe alguma restrição que deve ser incluída de acordo com seu histórico e desenvolvimento da gestação. Afinal, cada corpo é um corpo! 

Confira abaixo uma lista com as 10 bebidas que figuram entre as dúvidas frequentes de consumo pelas grávidas.

Escolha o melhor para o seu bebê

Grávida pode beber suco detox?

Suco detox para a grávida: pode ou não pode?

Sim e não. Ficou confusa? Existem diversas receitas para a preparação de um suco detox, por isso, não existe uma resposta certa.

O suco detox é frequentemente usado para ajudar na perda de peso, e a maioria dos ingredientes escolhidos para a preparação são diuréticos, saciantes e laxativos. Por isso, é desaconselhado que a gestante consuma esse tipo de suco, tendo em vista que passam sensação de saciedade e, dessa forma, faz com que a mulher não cumpra suas necessidades nutricionais, podendo gerar perda de peso e problemas no desenvolvimento do feto.

Porém, é importante entender o que se está chamando de detox e quais ingredientes estão sendo usados. Muitas vezes, trata-se apenas de um suco verde ou uma mistura de folhas e frutas que pode, sim, fazer bem para a grávida.

Grávida pode beber suco verde?

Suco verde é uma delícia e uma bebida muito saudável para a grávida.

Muitas pessoas acreditam que os sucos detox e os sucos verdes são o mesmo, quando, na verdade, não são. Os sucos verdes, em geral, auxiliam muito na imunidade, ao contrário dos detox que visam acelerar o processo de emagrecimento. Mas é importante ter cuidado ao escolher os ingredientes.

As grávidas devem optar por alimentos ricos em ferro, vitamina C, Ômega 3, cálcio e antioxidantes. Uma receita excelente é a mistura de couve, limão, hortelã, linhaça, gengibre, pera, maçã e água. Além da questão da imunidade, a qual é por si só extremamente importante, esses ingredientes vão ajudar na memória, disposição, diminuição na retenção de líquido, proteção do fígado e aceleração do metabolismo. Por consequência, esses nutrientes farão bem para o bebê, principalmente ao desenvolvimento do seu sistema nervoso.

Grávida pode beber suco de limão?

gravida pode beber suco limao blog ifraldas

O limão é uma fruta rica em vitamina C e seu consumo é bastante seguro durante a gravidez. Ele pode ser utilizado para produzir sucos ou temperar alimentos como saladas, por exemplo.

Além de ser um alimento rico em vitaminas, o limão pode ser um grande aliado das grávidas em diferentes situações. A fruta auxilia em questões como: alívio de enjoos, regulação das funções intestinais e melhora a absorção do ferro consumido durante as refeições.

Ou seja, você pode aproveitar do sabor do limão durante a sua gravidez. Basta moderar o consumo, como com qualquer outro alimento.

Grávida pode beber açaí?

gravida pode beber acai copo blog ifraldas

O açaí é uma das sobremesas favoritas do brasileiro e que deixa muitas mamães em dúvida sobre seu consumo. O creme ou suco são basicamente compostos pela polpa da fruta, açúcar e xarope de guaraná. Com isso, o açaí passa a ser uma opção rica em vitaminas, minerais, potássio, magnésio e cálcio. Ou seja, ele é um alimento que traz nutrientes muito importantes para a saúde da gestante e também para o desenvolvimento do feto.

É importante ter cuidado com a quantidade ingerida, tendo em vista que a fruta também possui um alto índice calórico. São recomendados cerca de 150 gramas três vezes por semana, considerando uma mulher saudável e sem restrições relacionadas ao consumo de açúcar.

Outro ponto que merece atenção é como o produto é consumido. As informações descritas aqui são relativas ao consumo pura e não incluem os complementos adocicados tão famosos entre os brasileiros. É importante avaliar se cada um dos itens também podem ser consumidos pelas gestantes.

Grávida pode beber cerveja?

Copos com diferentes tipos de cervejas.

Essa é uma das poucas bebidas que as grávidas não podem consumir em hipótese alguma. Os riscos são muito grandes: pode haver consequências graves como o aborto e o nascimento prematuro do bebê. O motivo é a quantidade de álcool presente na bebida, que não deve ser consumida durante a gestação e nem mesmo na amamentação.

O impacto no desenvolvimento da criança pode ser grande, e desenvolver a síndrome alcoólica fetal. O consumo durante a gravidez também pode reduzir em até 20% a produção de leite pela mãe, o que pode gerar deficiências nutricionais no bebê após o nascimento.

Dentre os impactos na formação do feto, estão complicações como: anomalias faciais, fissura palpebral, hemiface achatada, nariz antevertido, lábio superior fino, complicações relacionadas ao crescimento, problemas do sistema nervoso, microcefalia, agenesia do corpo caloso, hipoplasia cerebelar, perda de audição, anomalias relacionadas ao aprendizado, defeitos cardíacos, problemas no esqueleto e nos rins.

Em resumo, o consumo de bebida alcoólica, seja cerveja ou qualquer outra, é expressamente proibido em qualquer fase da gravidez.

Grávida pode beber cerveja sem álcool?

gravida pode beber cerveja sem alcool blog ifraldas

Existem diversas opções de cerveja sem álcool no mercado, e sendo esse ingrediente o fator mais alarmante para o consumo durante a gravidez, muitas grávidas ficam em dúvida sobre se podem ou não beber.

Além do gosto diferente, a composição muda bastante. Mas, grande parte destas cervejas não são completamente isentas de álcool. A maioria tem uma composição de 0,5%. Ou seja, apesar de o nome do produto afirmar que não há álcool, a substância continua presente na bebida, fazendo com que ela também continue a ser proibida para consumo durante o período de gestação.

Então, vale a pena verificar o rótulo das cervejas antes de consumi-las, avaliando se realmente possuem 0% de álcool em sua composição. Se realmente não houver a substância, a cerveja está liberada!

Ou seja, trata-se de uma bebida que pode gerar muitas dúvidas devido às informações dispostas na embalagem. Na dúvida, é aconselhado não consumir para garantir o bem-estar da mãe e o desenvolvimento seguro do bebê.

Grávida pode beber café?

gravida pode beber cafe blog ifraldas

Sim, as grávidas podem beber café. Porém, a quantidade deve ser moderada. O máximo que as gestantes devem ingerir de cafeína diariamente são 200 mg, o que é equivalente a cerca de 3 xícaras de café ou 4 de chá-preto. É importante ter a atenção redobrada, pois a cafeína não está presente somente no café. Ela também aparece em chás, refrigerantes, alguns tipos de chocolate e energéticos, por exemplo.

Em resumo, os motivos para essa restrição são basicamente dois: assim como todos os outros ingredientes consumidos pela mãe, a cafeína passa a ser consumida também pelo bebê durante a gestação. Ao beber o café, é possível que o bebê fique agitado, o que pode causar desconfortos ao longo do tempo.

Além disso, as substâncias presentes no café também podem causar alterações, como a redução no ritmo de crescimento da criança, fazendo com que ela possa nascer de forma prematura.

Grávida pode beber chá de hortelã?

Uma xícara de chá de hortelã e um pires. Ao lado ramos de hortelã.

O chá de hortelã não traz consequências graves para a mãe ou para o desenvolvimento do bebê durante a gravidez. Entretanto, pode prejudicar a produção de leite. É uma bebida que merece atenção durante a gestação. O hortelã também pode estar inserido em outros alimentos e bebidas, como sucos, por exemplo.

Ao mesmo tempo, em algumas situações, o chá de hortelã é indicado por alguns médicos para aliviar as náuseas e acalmar o sistema digestivo, por se tratar de um elemento que ajuda a tranquilizar o funcionamento dos órgãos internos.

Ou seja, esse tipo de chá não traz grandes impactos durante o período da gravidez, mas é necessário que o consumo não seja exagerado. Tomar a bebida em excesso pode gerar uma grande dor de cabeça após o nascimento do bebê.

De forma geral, os chás claros não são prejudiciais durante a gestação. Mas há alguns que merecem atenção, valendo consultar um médico antes de tomar a decisão de ingerir ou não. São eles: o chá de alecrim, o chá de sene, o chá de vidreira, o chá de zimbro, o chá de arruda, o chá de buchinha do norte, o chá de canela, o chá de boldo, o chá de zimbro e o chá de raiz de angélica.

Grávida pode beber refrigerante?

Um copo de refrigerante sobre a mesa de madeira.

O refrigerante não é uma bebida proibida na dieta de uma gestante, mas sua composição traz diversos riscos se consumidos em excesso. Além de se tratar de uma bebida que não é benéfica para a saúde, independente da gravidez ou não, os refrigerantes disponíveis nos mercados são ricos em açúcar e cafeína, ingredientes que devem ser consumidos de forma restrita pelas grávidas.

Como já foi dito anteriormente, o consumo de cafeína não deve ultrapassar 200 mg por dia durante a gravidez, podendo prejudicar o desenvolvimento do feto e gerar ansiedade na mamãe.

Além disso, o refrigerante também contribui para o desconforto abdominal, aumento de peso e retenção de líquido. Esses fatores não são prejudiciais à gravidez, mas com certeza devem ser evitados.

Grávida pode beber energético?

gravida pode beber energetico blog ifraldas

Os energéticos possuem uma composição similar à dos refrigerantes, porém com níveis muito mais elevados de cafeína e de açúcar. Então, todas as regras aplicadas aos refrigerantes, também podem ser aplicadas quando se trata dos energéticos.

As marcas mais famosas costumam, inclusive, colocar em suas embalagens a informação de que o consumo deve ser restrito para gestantes e lactantes. Pois, como as substâncias aumentam o ritmo cardíaco e o metabolismo da mãe, é recomendado que o consumo seja evitado para que esses sintomas não sejam transmitidos ao bebê. 

Podem causar também insônia e dor de cabeça, que não são nem um pouco bem-vindos durante esse período. Então, busque outras alternativas de bebida para se refrescar!

Grávida pode e deve ter consumo moderado!

Uma mulher negra grávida tomando um copo d'água.

Agora que você já sabe o que pode e o que não pode beber durante a gravidez, se prepare para garantir uma dieta adequada para garantir muita saúde para você e seu bebê.

O ideal é consumir bastante água, sucos naturais e água de cocô. Essas três bebidas podem ser consumidas à vontade e sem riscos.

Grávida pode fazer o melhor chá de bebê com a iFraldas? Sim!

Além de se alimentar bem e se hidratar, durante a gestação a futura mamãe também precisa evitar o cansaço e o estresse. Para ficar tranquila, você precisa ficar bem longe das preocupações com o chá de bebê, como fazer uma lista com tipos e tamanhos de fraldas para indicar aos convidados no convite, tomar conta da confirmação de presença na festa, e tantas outras que surgem pelo caminho.

Depois, quando o bebê chega, muitas mamães “perdem a cabeça” com o estoque de fraldas que toma um grande espaço da casa ou com a perda de fraldas pelo tamanho e má adaptação. Pois, o ideal é comprar e testar as fraldas aos poucos, sem pressa!

Para deixar a sua rotina mais tranquila e despreocupada, a solução está na palma da sua mão: fazer um chá de bebê com a iFraldas!

Na iFraldas você recebe os presentes convertidos em dinheiro e pode escolher o melhor para o seu bebê. Sem estresse e sem pirar com o chá de bebê, você garante sua autonomia e liberdade.

Comece o seu chá de bebê com a iFraldas agora!

Tema Jardim para chá de bebê com o iFraldas
lista de presentes cha de bebe ifraldas

Mais informações? Leia nosso blog:

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.