Grávida pode fazer exercícios físicos? Fique por dentro das recomendações!

Grávida pode fazer exercícios físicos?
Grávida pode fazer exercícios? Quais são as recomendações para as mamães que desejam se exercitar? Explicamos tudo para você!

Compartilhe este post

Afinal, a mulher grávida pode fazer exercícios físicos? Quando a futura mamãe descobre a gravidez, diversas dúvidas começam a fazer parte da sua rotina: posso fazer isso? Será que vai fazer mal para o bebê? E, dentre as dúvidas, surge a questão se grávida pode fazer exercícios físicos durante a gestação.

Praticar um exercício ou uma atividade física não é somente indicado como também é necessário para as mulheres grávidas. No geral, as gestantes que já praticam algum exercício podem continuar com a sua rotina. Já as mulheres mais sedentárias precisam se movimentar para preparar o corpo para o desenvolvimento da criança e para o parto. Porém, tudo deve ser feito com cautela e respeito aos limites de cada gestante, e com o acompanhamento médico, como defende o Conselho Federal de Educação Física – CONFEF.

Preparamos algumas recomendações acerca da prática de exercícios físicos durante a gravidez e explicamos em quais situações é necessário redobrar a atenção. Ficou curiosa? Vamos lá!

Grávida pode fazer exercícios físicos? Principais recomendações

O Ministério da Saúde explica que os exercícios físicos ajudam a gestante a relaxar, melhoram a postura, diminuem a dor lombar e ainda combatem o risco de desenvolver diabete gestacional.

Além disso, a prática de exercícios físicos ajuda a fortalecer a musculatura do corpo da mulher, além de aliviar desconfortos causados pelas mudanças no organismo.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, se a mulher grávida não apresentar contraindicações e preferir as atividades físicas moderadas, ela pode praticar, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana.

Porém, se a mulher já era ativa antes da gestação e preferir as atividades físicas mais intensas, ela pode praticar, no mínimo, 75 minutos de exercícios físicos por semana. Mas é importante reforçar: a grávida pode fazer exercício físico mais intenso se já praticava com frequência e intensidade antes da gravidez.

gravida pode exercitar ifraldas

Em um artigo publicado na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, os pesquisadores explicam que “na ausência de contraindicações clínicas ou obstétricas para a prática de exercício, todas as gestantes devem ser estimuladas a manter ou adotar um estilo de vida ativo durante o período”.

Além disso, de acordo com o Conselho Regional de Educação Física (CREF), em algumas situações é necessário ter mais cautela com a prática de exercícios físicos durante a gravidez, como:

  • Histórico: a mulher que já sofreu aborto espontâneo ou parto prematuro precisa ser avaliada.
  • Hipertensão: exercícios auxiliam a controlar a pressão. Mas, sem orientação, podem causar o efeito oposto.
  • Doenças do coração: arritmias ou outras anormalidades cardíacas exigem cuidado redobrado.
  • Problemas respiratórios: treinos inapropriados podem provocar desconfortos e impactar no bebê.
  • Anemia: a queda nas hemoglobinas do sangue afeta a distribuição de oxigênio, inclusive, para o feto.
  • Desnutrição: se não corrigida, a carência de nutrientes abala o ânimo, o humor e a saúde da mãe e do filho.
  • Gêmeos: após a 28ª semana de uma gravidez de gêmeos, exercícios podem se tornar arriscados.
gravida pode fazer exercicios ifraldas

Gostou de saber mais sobre a prática de exercícios físicos durante a gravidez, mamãe? Para saber mais sobre gravidez, amamentação e cuidados com os bebês, acesse nosso blog e fique por dentro das nossas novidades!

Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas

Com a iFraldas, você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê! Crie grátis seu chá de bebê online agora:

  • Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
  • Compartilhe com todos os seus convidados
  • Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
  • Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!
Novo mockup desktop e mobile, iFraldas tema Cegonha

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.