Grávida pode? Dúvidas sobre exercícios físicos

Tabela de conteúdo

Quando a futura mamãe descobre a gravidez, diversas dúvidas começam a fazer parte da sua rotina: posso fazer isso? Aquilo vai fazer mal para o bebê? E, dentre as dúvidas, surge a questão se grávida pode fazer exercícios físicos durante a gestação.

Praticar um exercício ou uma atividade física não é somente indicado como também é necessário para as mulheres grávidas. No geral, as gestantes que já praticam algum exercício podem continuar com a sua rotina. Já as mulheres mais sedentárias precisam se movimentar para preparar o corpo para o desenvolvimento da criança e para o parto. Porém, tudo deve ser feito com cautela e respeito aos limites de cada gestante, assim como com o acompanhamento médico (fonte: Conselho Federal de Educação Física – CONFEF).

Por isso, no post de hoje vamos entender sobre as recomendações acerca da prática de exercícios físicos durante a gravidez e ver em que situações é necessário redobrar a atenção.

Ficou curiosa? Vamos lá!

Grávida pode fazer exercícios físicos? Principais recomendações

O Ministério da Saúde explica que os exercícios físicos ajudam a gestante a relaxar, melhoram a postura, diminuem a dor lombar e ainda combatem o risco de desenvolver diabetes gestacional.

Além disso, a prática de exercícios físicos ajuda a fortalecer a musculatura do corpo da mulher, além de aliviar desconfortos causados pelas mudanças no organismo.

Quanto tempo a mulher grávida pode se exercitar durante a semana?

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, se a mulher grávida não apresentar contraindicações e preferir as atividades físicas moderadas, ela pode praticar, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana.

Porém, se a mulher já era ativa antes da gestação e preferir as atividades físicas mais vigorosas, ela pode praticar, no mínimo, 75 minutos de exercícios físicos por semana.

Mas é importante reforçar o aconselhado: grávida pode fazer exercício físico mais vigoroso, se a gestante já se exercitava com bastante frequência e intensidade antes da gravidez.

Além disso, um artigo na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia explica que na ausência de contraindicações clínicas ou obstétricas para a prática de exercício, todas as gestantes devem ser estimuladas a manter ou adotar um estilo de vida ativo durante o período.

Quando a atividade física na gravidez deve ser analisada com cautela pelo médico?

No geral, nas seguintes situações é necessário ter mais cautela com a prática de exercícios físicos durante a gravidez, de acordo com o Conselho Regional de Educação Física (CREF):

  • Histórico: quem já sofreu aborto espontâneo ou parto prematuro precisa ser avaliada rigorosamente.
  • Hipertensão: exercícios auxiliam a controlar a pressão. Mas, sem orientação, podem causar o efeito oposto.
  • Doenças do coração: arritmias ou outras anormalidades cardíacas exigem cuidado redobrado.
  • Problema respiratório: treinos inapropriados podem provocar desconfortos e impactar no bebê.
  • Anemia: a queda nas hemoglobinas do sangue afeta a distribuição de oxigênio, inclusive, para o feto.
  • Desnutrição: se não corrigida, a carência de nutrientes abala o ânimo, o humor e a saúde da mãe e do filho.
  • Gêmeos: após a 28ª semana de uma gravidez de gêmeos, exercícios podem se tornar arriscados.

Gostou de saber mais sobre a prática de exercícios físicos durante a gravidez, mamãe?! Quer continuar se informando? Temos um post que vai te interessar: “Principais sinais do início do trabalho de parto”.

Para saber mais sobre gravidez, amamentação e cuidados com os bebês, acesse nosso blog e fique por dentro das nossas novidades!

Veja outros posts sobre o tema "grávida pode?"

Uma dúvida muito comum é se grávida pode pintar o cabelo.

Grávida pode pintar o cabelo?

Toda mulher quer ficar linda. Nesse sentido, uma das principais dúvidas que surgem é: grávida pode pintar o cabelo? Afinal, no período da gravidez ocorrem mudanças físicas e psicológicas, que trazem muitas muitas dúvidas e incertezas. Hoje nós vamos procurar esclarecer estas dúvidas por aqui.

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.