Grávida pode? Dúvidas sobre exercícios físicos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Tabela de conteúdo

Quando a futura mamãe descobre a gravidez, diversas dúvidas começam a fazer parte da sua rotina: posso fazer isso? Aquilo vai fazer mal para o bebê? E, dentre as dúvidas, surge a questão se grávida pode fazer exercícios físicos durante a gestação.

Praticar um exercício ou uma atividade física não é somente indicado como também é necessário para as mulheres grávidas. No geral, as gestantes que já praticam algum exercício podem continuar com a sua rotina. Já as mulheres mais sedentárias precisam se movimentar para preparar o corpo para o desenvolvimento da criança e para o parto. Porém, tudo deve ser feito com cautela e respeito aos limites de cada gestante, assim como com o acompanhamento médico (fonte: Conselho Federal de Educação Física – CONFEF).

Por isso, no post de hoje vamos entender sobre as recomendações acerca da prática de exercícios físicos durante a gravidez e ver em que situações é necessário redobrar a atenção.

Ficou curiosa? Vamos lá!

Grávida pode fazer exercícios físicos? Principais recomendações

O Ministério da Saúde explica que os exercícios físicos ajudam a gestante a relaxar, melhoram a postura, diminuem a dor lombar e ainda combatem o risco de desenvolver diabetes gestacional.

Além disso, a prática de exercícios físicos ajuda a fortalecer a musculatura do corpo da mulher, além de aliviar desconfortos causados pelas mudanças no organismo.

Quanto tempo a mulher grávida pode se exercitar durante a semana?

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, se a mulher grávida não apresentar contraindicações e preferir as atividades físicas moderadas, ela pode praticar, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana.

Porém, se a mulher já era ativa antes da gestação e preferir as atividades físicas mais vigorosas, ela pode praticar, no mínimo, 75 minutos de exercícios físicos por semana.

Mas é importante reforçar o aconselhado: grávida pode fazer exercício físico mais vigoroso, se a gestante já se exercitava com bastante frequência e intensidade antes da gravidez.

Além disso, um artigo na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia explica que na ausência de contraindicações clínicas ou obstétricas para a prática de exercício, todas as gestantes devem ser estimuladas a manter ou adotar um estilo de vida ativo durante o período.

Quando a atividade física na gravidez deve ser analisada com cautela pelo médico?

No geral, nas seguintes situações é necessário ter mais cautela com a prática de exercícios físicos durante a gravidez, de acordo com o Conselho Regional de Educação Física (CREF):

  • Histórico: quem já sofreu aborto espontâneo ou parto prematuro precisa ser avaliada rigorosamente.
  • Hipertensão: exercícios auxiliam a controlar a pressão. Mas, sem orientação, podem causar o efeito oposto.
  • Doenças do coração: arritmias ou outras anormalidades cardíacas exigem cuidado redobrado.
  • Problema respiratório: treinos inapropriados podem provocar desconfortos e impactar no bebê.
  • Anemia: a queda nas hemoglobinas do sangue afeta a distribuição de oxigênio, inclusive, para o feto.
  • Desnutrição: se não corrigida, a carência de nutrientes abala o ânimo, o humor e a saúde da mãe e do filho.
  • Gêmeos: após a 28ª semana de uma gravidez de gêmeos, exercícios podem se tornar arriscados.

Gostou de saber mais sobre a prática de exercícios físicos durante a gravidez, mamãe?! Quer continuar se informando? Temos um post que vai te interessar: “Principais sinais do início do trabalho de parto”.

Para saber mais sobre gravidez, amamentação e cuidados com os bebês, acesse nosso blog e fique por dentro das nossas novidades!

Veja outros posts sobre o tema "grávida pode?"

Uma dúvida muito comum é se grávida pode pintar o cabelo.

Grávida pode pintar o cabelo?

Toda mulher quer ficar linda. Nesse sentido, uma das principais dúvidas que surgem é: grávida pode pintar o cabelo? Afinal, no período da gravidez ocorrem mudanças físicas e psicológicas, que trazem muitas muitas dúvidas e incertezas. Hoje nós vamos procurar esclarecer estas dúvidas por aqui.

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vários temas para o seu chá de bebê, chá rifa ou chá revelação

Temas

Nós preparamos com todo carinho vários temas para você compartilhar seu chá na internet.

No iFraldas Basic, você tem o tema cegonha para chá de bebê ou chá de fraldas, e o tema balões para chá revelação. 

Já no iFraldas Premium, são vários temas para combinar com sua festinha. Veja todos aqui.

Como funcionam os valores e prazos?

Não custa nada para criar o site do seu chá, você tem acesso a vários recursos. Apenas se você receber fraldas virtuais, haverá uma tarifa de 7,99% sobre os valores recebidos. Liberando todos os recursos iFraldas Premium, além das tarifas, haverá um valor único de R$29,90. 

Você não paga nada quando começa a utilizar o iFraldas, os valores são descontados no resgate dos presentes. É muito mais comodidade e tranquilidade para você.

Tarifa zero para você

Você tem a opção de passar as tarifas para os seus convidados. Assim, eles irão visualizar a lista com as tarifas já somadas ao valor final dos presentes.

E as tarifas bancárias?

As tarifas bancárias incidem apenas nas fraldas virtuais recebidas. Caso o convidado efetue o pagamento por meio de cartão de crédito, incidirá também um desconto percentual de 3,99% sobre o valor do presente. É uma cobrança da Intermediadora de Pagamentos – Pagar.me. Segue um resuminho para não haver dúvidas sobre as tarifas:

Cartão de crédito Boleto e Pix
7,99% + 3,99% 7,99%

E os prazos?

Para resgatar os valores que recebidos dos presentes, temos um política de liberação que funciona de acordo com a tabela abaixo:

Cartão de crédito Boleto Pix
Prazo para liberação 33 dias corridos Até 3 dias úteis Imediato (após o pagamento)
Prazo para transferência Até 3 dias úteis

Entendi, e agora?

Simples, basta clicar no botão abaixo e criar seu site grátis!

Sua lista de fraldas ou de presentes permanece online por 3 meses gratuitamente e por 6 meses no total no premium

Duração do chá

Todos as mamães começam com os recursos grátis para a criação do site. Este com 1 mês de duração para os seus convidados. Já com o upgrade para o iFraldas Premium, o site fica online por 9 meses no total.

Em ambos, você ainda terá acesso ao painel de controle para resgatar suas fraldas por mais 6 meses, o site deixa de ficar disponível apenas para os seus convidados.

Receba muitos presentes com a lista de fraldas personalizada do iFraldas

Lista de presentes

Receba seus presentes em dinheiro.

No chá de bebê ou revelação à moda antiga, seus convidados, geralmente lhe presenteavam com os itens ou fraldas pedidas no convite.

Com o iFraldas, você recebe seus presentes em dinheiro, assim compre o que quiser, de acordo com as necessidades do bebê. Não é muito melhor?

Vários temas para o seu chá de bebê, chá rifa ou chá revelação

Temas

Nós preparamos com todo carinho vários temas para você compartilhar seu chá na internet.

São 9 temas para chá de bebê ou chá rifa, e 5 temas para chá revelação, assim você pode deixar o site do chá do seu jeitinho!

Faça um convite online para seu chá de bebê, chá de fraldas ou chá revelação

Convite online

Faça lindos convites com várias opções de tema e compartilhe com as pessoas que você ama pelo WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mail… você escolhe!

Tarifas e prazos

Tarifas

No intuito de prestar o melhor serviço para nossos clientes com alta tecnologia e segurança, o iFraldas retém um percentual de 7,99% sobre o valor das fraldas virtuais recebidas.

Caso o convidado efetue o pagamento por meio de cartão de crédito, incidirá também um desconto percentual de 3,99% sobre o mesmo valor. É uma cobrança da Intermediadora de Pagamentos – Pagar.me.

Segue um resuminho para não haver dúvidas sobre as tarifas:

Cartão de crédito Boleto Pix
7,99% + 3,99% 7,99% 1,49%

Tarifa zero para você

Você tem a opção de passar as tarifas para os seus convidados. Assim, quando eles te presentearem, as tarifas já serão adicionadas à compra e você recebe o valor integral dos presentes recebidos.

Quando da solicitação do resgate, informamos que não é cobrada taxa para a transferência. No entanto, a partir do segundo resgate, caso ocorra, será cobrada a taxa de R$7,90 por transferência.

Prazos

A seguir nossa política de liberação e resgate dos créditos:

Cartão de crédito Boleto Pix
Prazo para liberação 33 dias corridos Até 3 dias úteis Imediato (após o pagamento)
Prazo para transferência Até 3 dias úteis