Chá de bebê: o guia completo para organizar o seu

Vai fazer uma festa de chá de bebê? Siga o passo a passo do nosso guia.
Quer uma ajudinha para organizar seu chá de bebê? Criamos o Chá de bebê: o guia completo, recheado de dicas e ideias criativas.

Compartilhe este post

A gravidez é repleta de momentos emocionantes. Contar aos familiares sobre o bebê que está a caminho, sentir as primeiras movimentações, ver a barriga crescer a cada dia e, claro, fazer o chá de bebê.

A festa do chá é o momento perfeito para juntar todas as pessoas queridas da gestante para celebrar. E, apesar de ser um evento muito especial, é natural ter algumas dúvidas.

Quem organiza a celebração? Quem devo convidar? Como realizar um evento sem gastar muito? O que não pode faltar na lista de presentes? As perguntas são muitas.

Para te ajudar, decidimos criar um guia completo para organizar uma festa de chá de bebê incrível. Vem com a gente!

O que é o chá de bebê?

Tradicionalmente, é um evento realizado durante a gravidez com o intuito de celebrar a vida e ajudar os futuros pais na aquisição de fraldas e na composição do enxoval do bebê.

No Brasil, é um costume realizá-lo no sétimo mês de gravidez (em torno da 30° semana) e a festa pode ser organizada por amigos, familiares e companheiros.

A celebração é um verdadeiro marco tanto na vida dos pais, quanto dos convidados ou até mesmo do bebê que poderá ver as fotos quando crescer. Mas assim como em qualquer evento, é necessário um planejamento.

Mas não se preocupe, lendo esse artigo você terá todas as informações necessárias para organizar uma festa incrível.

Numa festa de chá de bebê, uma mulher negra grávida posa para uma selfie com quatro amigas.

Como organizar o melhor chá de bebê?

O chá é um dos momentos mais especiais durante a gravidez e organizar um evento tão importante pode ser estressante. Por isso, criamos um checklist completo de tudo o que você precisa para fazer um evento incrível. Confira:

Defina informações básicas

Começamos pelo mais importante: o quanto os realizadores do evento, sejam amigos, parentes ou até mesmo os próprios pais, podem gastar para realizar a festa? Definir o orçamento é fundamental para começar a organização. Com isso definido, você já pode decidir o número de convidados, o local, o tema, o horário, o dia.

O número de convidados, dia e horário são importantes para escolher o local, de acordo com a disponibilidade. O tema precisa ser definido para escolher a decoração e o design dos convites e das lembrancinhas. Com estas informações definidas, você também conseguirá definir o cardápio.

Portanto, o primeiro passo para realizar o evento é definir as informações básicas e, claro, documentá-las. É importante anotar tudo para não perder dados importantes.

Convites

Com o local, data e horário definidos, já é possível escolher os convites. A lista de convidados está diretamente ligada ao orçamento. Quantas pessoas você pode chamar? Qual é o tamanho do espaço onde o evento será realizado? É preciso pensar em todos esses detalhes antes de enviar os convites.

Após definir a lista de convidados, é preciso pensar no modo como os convites serão enviados. Com a tecnologia, é possível criar e mandar convites virtualmente e o melhor de tudo: é muito fácil e rápido. 

Aqui na iFraldas, por exemplo, você pode personalizar o seu convite de acordo com o tema da festa, e enviá-lo para todos os convidados pelo WhatsApp, Instagram ou e-mail.

Você também pode optar por um convite físico feito a mão ou impresso, é você quem escolhe. Mas se você apostar em impressos, uma dica muito legal é: mande os convites com um docinho ou um mimo.

Convite ilustrado de chá de bebê da iFraldas.

Defina o cardápio

É importante definir o horário para escolher que cardápio será servido — afinal, uma das perguntas mais comuns é: o que servir?

Isso porque, dependendo do momento do dia, alguns tipos de comida são mais adequados. Normalmente, as festas são realizadas à tarde e início da noite.

Para chás realizados no período da tarde, a refeição precisa ser leve, como: salgadinhos (bolinha de queijo, coxinha, kibe, etc.), pães, frios, patês com torradas, suco de frutas, refrigerante e outros. Se preferir fazer um jantar, escolha um prato especial, prático e leve.

Além do menu principal, não podem faltar os docinhos, né? São diversas as opções de doces deliciosos que podem ser servidos, como balinhas, cookies, os tradicionais brigadeiros, bolos caseiros e também frutas.

Você também irá precisar pensar como esses doces serão servidos — e aqui dá para ter criatividade! Os doces podem ajudar a enfeitar a mesa, podem ser colocados em potes ou garrafinhas personalizadas.

Para o bolo, você tem três opções: encomendar um bolo comestível e decorado de acordo com o tema, um bolo fake usado apenas para decoração e fotos, e um bolo simples feito em casa. A escolha de opção depende do seu orçamento e do tipo de evento que será realizado.

Temas e decorações

A decoração de uma festa é uma parte muito importante e precisa ser pensada com atenção. Existem diversas opções, desde celebrações para meninos e meninas, para casais que já sabem o sexo do bebê, até decorações unissex, para pais que ainda não sabem o gênero ou querem uma festa fora dos padrões.

Uma boa dica nesse momento é pesquisar inspirações de chás na internet. O Pinterest é uma ótima plataforma para encontrar todo o tipo de referência que você procura. Crie uma pastinha e salve as fotos de decorações, balões, cores e flores que você deseja usar na sua festa.

No Pinterest da iFraldas você encontra várias ideias de temas e decorações de chá de bebê para se inspirar!

Lembrancinhas

As lembrancinhas são muito comuns em chás porque são uma ótima maneira de agradar os convidados e relembrar a celebração. As recordações podem ser das mais diversas e criativas, por isso, separamos uma listinha das principais lembrancinhas que você pode dar aos convidados. Dê uma olhadinha:

Docinhos

As lembrancinhas personalizadas geralmente são mais caras e, se você não tem um orçamento muito alto, os docinhos são uma ótima maneira de fazer um agrado aos convidados sem gastar muito.

Você pode optar por receitas caseiras de cookies, cupcakes, brigadeiros, brownies ou até mesmo os cake pops. Veja como fazer alguns docinhos de maneira fácil, rápida e deliciosa:

lembrancinha-doce-chá-de-bebê-ifraldas

Sabonetes

Os mini sabonetes são lembrancinhas muito comuns em chás de bebês e casamento. Isso porque é um presentinho que todo mundo gosta e pode usar. Os sabonetes podem ser de vários tamanhos, formas, cores e até com glitter.

lembrancinha-chá-de-bebê-ifraldas

Copos personalizados

Os copos ou canecas personalizadas são lembrancinhas que os convidados podem levar para casa e utilizar no dia a dia, sempre lembrando dos momentos especiais da festa.

Você pode optar por personalizações mais simples, como apenas o nome do bebê e a data do evento, ou decorações mais detalhadas, como um desenho de ursinho, ou até mesmo uma foto da mãe mostrando a barriga.

lembrancinha-copo-chá-de-bebê-ifraldas

Brincadeiras

O evento precisa de brincadeiras para celebrar os pais, o bebê e também integrar todos os convidados. Por isso, separamos algumas brincadeiras para você colocar no cronograma da festa:

Quem sabe trocar fralda?

Quer uma brincadeira para testar a preparação da mamãe e do papai para a chegada do bebê? Esta é perfeita e muito divertida! Além disso, é muito simples: o organizador precisará de 2 bonecas (bebês), 2 fraldas e 2 roupinhas para vestir as bonecas (sugestão: body e calça, ou macacão). 

As bonecas devem estar vestidas com a roupinha, e as fraldas devem ficar posicionadas ao lado. Ao sinal do organizador, papai e mamãe devem, ao mesmo tempo, tirar a roupinha da boneca, colocar a fralda e vestir a roupinha novamente.

Ganha quem finalizar primeiro, considerando também se a troca foi correta. Fique de olho, avalie e peça para os convidados opinarem sobre quem se saiu melhor.

Além de entreter os convidados de uma maneira muito divertida, renderá ótimos registros. Inclua ela no seu roteiro de brincadeiras e curta o momento!

brincadeiras cha de bebe blog ifraldas

Meninos de barrigão por um dia

Essa é mais uma brincadeira fácil e simples, e fica mais divertida se você fizer somente com o papai e os convidados homens! Para brincar, o organizador da brincadeira precisará comprar bexigas e enchê-las, deixando tudo pronto para a festa de chá de bebê.

Na hora da brincadeira, peça para que eles tirem os sapatos. Em seguida, peça para que se sentem numa cadeira, coloquem uma bexiga sob a barriga e tentem colocar os sapatos novamente. A ideia é imitar uma tarefa difícil para as grávidas. Quem estourar a bexiga, está fora. Ganha quem conseguir pôr os sapatos sem estourar a bexiga, ou o último que restar com a bexiga intacta!

Brincadeira "Meninos de barrigão por um dia" no chá de bebê do Vinícius.

Registre a festa

O chá é muito especial e não pode contar apenas com a memória. Contrate um fotógrafo(a) ou peça para os amigos fotografarem e gravarem o evento, eternizando esse momento incrível.

Outra coisa muito legal é criar uma hashtag para os convidados usarem e postarem nas redes sociais. Como, por exemplo #chádajulia ou #vempedro.

Faça a melhor lista de enxoval

O chá de bebê é uma celebração, mas também é uma oportunidade de ganhar muitos pacotes de fraldas e de compor um enxoval completo para o pequeno. Por isso, é indispensável fazer uma lista de presentes para os convidados.

Tradicionalmente, os organizadores criam uma lista de enxoval, os convidados escolhem itens da lista e levam os presentes no dia do evento. Embora receber presentes de amigos e familiares seja muito legal, às vezes, mesmo fazendo parte da lista de enxoval, os presentes não são ideais.

Vejamos o seguinte cenário: uma mãe ganhou 15 pacotes de fraldas para o seu bebê, mas pode ser que a criança tenha alergia a um tipo de marca de fraldas e, consequentemente, a mãe teve que descartar o produto.

Para não acontecer este tipo de problema, nós, da iFraldas, podemos te ajudar você a compor o seu enxoval sem este tipo de contratempo.

É prático: você cria uma lista de presentes online e envia para os seus convidados que escolhem o presente. Depois, o presente recebido é convertido em dinheiro direto na sua conta. Assim, você pode escolher os melhores produtos para o seu bebê.

Para saber mais sobre a nossa solução, confira o vídeo a seguir:

O que não pode faltar na sua lista de enxoval?

Fraldas

Começando pelo presente mais clássico: fraldas. Os pais amam ganhá-las porque é o produto mais utilizado pelos bebês. Então, apostar em itens de higiene é uma ótima escolha.

Lembre-se que, independentemente do tamanho do bebê, você deve pedir fraldas P, M, G e até mesmo fraldas de piscina. Isso porque o pequeno pode crescer rapidamente.

Roupas

As roupinhas para o bebê são presentes que não podem faltar na lista. Coloque várias opções de vestuários: macacões, bodies, casacos de lã, meias, luvas, camisetas e calças. Lembre-se de incluir camisetas de manga curta e longa, para ter roupas para todas as estações.

Itens de quarto

Objetos de quarto, desde funcionais e decorativos também devem ser adicionados à lista. Você pode incluir cabides, jogos de lençol para berço, cobertor, jogos de lençol para carrinho, protetores de colchão, quadros, abajur e babá eletrônica.

Higiene

Não se esqueça de adicionar alguns itens de higiene como toalhas de banho, toalhas fraldas para banho, paninhos, toalhas para a boca, sabonetes neutros, banheira e, claro, lenços umedecidos.

Utensílios de alimentação

Alguns utensílios de alimentação são sempre bem vindos, como mamadeira, babador, copinho com alça para o bebê segurar, aquecedor de mamadeira, chupeta e paninho de boca.

Brinquedos

Bebês adoram brinquedinhos e eles não poderiam faltar na lista de presentes. Adicione mordedores, chocalhos, brinquedos de carrinho, brinquedos de berço e bonecos de banho.

Para a mamãe

Você também merece ganhar presentinhos úteis e pode incluí-los na lista de enxoval, mamãe. Veja alguns dos itens necessários para as mamães:

  • Absorvente para seios;
  • Protetor para seios;
  • Bombinha para tirar leite;
  • Cinta pós-parto;
  • Canguru;
  • Almofada de amamentação;

Escolha o melhor para o seu bebê

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.