Chá de bebê: o guia completo para organizar o seu

Tabela de conteúdo

Sem dúvidas, a gravidez é repleta de momentos emocionantes. Contar aos familiares sobre o bebê que está a caminho, sentir as primeiras movimentações, ver a barriga crescer a cada dia e, claro, fazer o chá de bebê.

O chá de bebê é o momento perfeito para juntar todas as pessoas queridas da vida da gestante. E, apesar de ser um evento muito especial, é natural ter algumas dúvidas.

Quem organiza a celebração? Quem devo convidar? Como realizar um evento sem gastar muito? O que não pode faltar na lista de presentes? As perguntas são inúmeras.

Pensando nisso, nós decidimos criar o guia completo de como organizar um chá de bebê incrível. Aqui, você encontrará dicas fundamentais até soluções para detalhes. Boa leitura!

O que é chá de bebê?

Tradicionalmente, o chá de bebê é um evento realizado durante a gravidez com o intuito de celebrar a vida e ajudar os futuros pais a comporem uma lista de enxoval.

No Brasil, é normal que o chá de bebê aconteça no sétimo mês de gravidez (em torno da 30° semana) e, apesar de geralmente apenas mulheres comparecerem ao evento, a festa pode ser organizada por amigos, familiares e até mesmo companheiros.

A celebração é um verdadeiro marco tanto na vida dos pais, quanto dos convidados ou até mesmo do bebê que poderá ver as fotos quando crescer. Mas assim como em qualquer evento, é necessário um planejamento.

Mas não se preocupe, lendo esse artigo você terá todas as informações necessárias para organizar uma celebração incrível. Aqui, oferecemos dicas, checklist e vários segredos!

Origem

Muito se fala sobre chá de bebê, mas você sabe a origem dessa celebração? A verdade é que existem relatos de festas muito parecidas em todos os países, mas de acordo com registros, o evento como é realizado no Brasil surgiu ainda no século XIX, na Inglaterra vitoriana.

Naquela época, o evento era realizado por amigos ou familiares que gostariam de “regar” os pais de presentes (por isso o nome “baby shower”, em inglês).

Hoje, as práticas mudaram e os chás de bebês são mais flexíveis. Não é mais exclusivo para convidadas mulheres, os próprios pais do bebê podem realizar o evento e, claro, não são exclusivos para primogênitos.

Como organizar um chá de bebê?

O chá de bebê é um dos momentos mais especiais durante a gravidez e organizar um evento tão importante pode ser estressante. Por isso, criamos um checklist completo de tudo o que você precisa pensar para fazer um evento de alto nível! Confira:

Defina informações básicas

Começaremos pelo básico e mais importante: o quanto os realizadores do evento, sejam amigos, parentes ou até mesmo os próprios pais, podem gastar para realizar a festa? Definir o orçamento é fundamental para então definir outros fatores básicos.

Com isso em mente, você já pode pensar em local, tema, horário e dia. Sim, parece coisa boba, mas é muito importante pensar com carinho nesses 4 itens.

O dia e horário são importantes para fechar o cardápio, o dia e local precisam ter disponibilidade, o tema precisa ser definido para já pensar na decoração do chá de bebê e design de convites e lembrancinhas…

Portanto, o primeiro passo para realizar um chá de bebê é definir essas informações básicas e, claro, documentá-las. É importante anotar tudo para não perder dados importantes!

Convite

Com o local, data e horário definidos, já é possível começar a pensar nos convites do chá de bebê. O legal é que os convites podem ser personalizados de várias maneiras!

Aqui no iFraldas, você tem 14 opções de convite para você personalizar e enviar para seus convidados.

Crie um convite para seu chá

Escolha entre 14 temas incríveis que combinaram com seu evento

Várias opções de temas para convite de chá de bebê

Faça uma lista de convidados

A lista de convidados é muito calculada e está diretamente ligada ao orçamento. Quantas pessoas você pode chamar? Qual é o tamanho do espaço onde o chá de bebê será realizado? É preciso pensar em todos esses detalhes antes de enviar os convites.

Assim, crie uma lista de familiares e amigos próximos que tem que participar da festa, mas sempre lembrando que, quanto mais pessoas forem convidadas, maiores são os gastos.

Defina a maneira de envio

Agora que você já sabe quem chamar, é preciso pensar na maneira de envio dos convites. Com o avanço da tecnologia, é possível criar e mandar convites virtualmente e o melhor de tudo: é muito fácil e rápido. 

Aqui no iFraldas, por exemplo, você pode personalizar o seu convite de acordo com o tema da festa, e enviá-lo para todos os convidados. Acesse o nosso site para entender mais sobre esse e outros recursos.

Você também pode optar por um convite físico feito a mão ou impresso em gráfica, é você quem escolhe. Mas se você apostar em impressos, uma dica muito legal é: mande os convites com um docinho.

Dica #1: Aposte em docinhos

Os docinhos são um agrado muito legal para mandar para os convidados. Você pode fazer uma encomenda ou pegar um tempo livre durante a semana para fazer algumas receitas.

Dá uma olhada nessa receita de cookies deliciosos e fáceis de fazer:

Defina um cardápio: o que servir?

Lembra que falamos que o horário do chá é muito importante? Então, além de organizar o evento, é importante definir o horário para escolher que cardápio será servido — afinal, uma das perguntas mais comuns é: o que servir chá de bebê?

Isso porque, dependendo do momento do dia, o menu de comidas muda. Normalmente, as festas são realizadas no período da manhã ou almoço e no fim da tarde.

Brunch

Se o chá de bebê for realizado entre a manhã e o almoço, você pode optar por servir um brunch (junção das palavras breakfast e lunch, em inglês). Em outras palavras, uma mistura de café da manhã com almoço.

O menu pode ser composto de tortas, omeletes, pães, lanches de metro, pão de queijo, café, leite, chá, suco, frutas, geleias e tortas.

Que tal um brunch em seu chá de bebê? Veja dicas.
Créditos da Imagem: Freepik.

Chá da tarde

Agora, para chás realizados no período da tarde, a refeição ainda precisa ser leve, mas não necessariamente de café da manhã, como: salgadinhos (bolinha de queijo, coxinha, quibe, etc.), pães, frios, patês com torradas, suco de frutas, refrigerante e outros!

Lanches para seu chá de bebê? Veja dicas.
Créditos da Imagem: Freepik.

Docinhos e bolo

Além do menu principal, não podem faltar os docinhos, né? Aqui, existem diversas opções de doces deliciosos que podem ser servidos, como balinhas, cookies, os tradicionais brigadeiros, bolos caseiros e também frutas.

Você também irá precisar pensar como esses doces serão servidos — e aqui dá para ter criatividade! Os doces podem ajudar a enfeitar a mesa, podem ser colocados em potes ou garrafinhas personalizadas.

E, para o bolo, você tem três opções: encomendar um bolo comestível e decorado de acordo com o tema, um bolo fake usado apenas para decoração e fotos, e um bolo simples feito em casa.

A escolha de opção depende do seu orçamento e do tipo de chá de bebê que será realizado.

Deliciosos doces e bolos para o chá de bebê
Créditos da Imagem: Freepik.
Dica #2: Cada convidado traz um prato de comida

Uma dica legal para quem quer economizar é pedir para cada convidado trazer um prato de comida e bebida. Para isso, você organiza uma lista de quem trará os salgados, doces e bebidas e manda algumas opções de comidinhas no convite.

Essa ideia, além de ajudar a economizar os gastos do chá de bebê, também é muito legal para integrar e fazer os convidados se sentirem ainda mais envolvidos com a festa.

Temas e decorações para chá de bebê

Agora que você já tem o básico definido, já pode ir pensando e elaborando outras decisões importantes, como o tema. A decoração de uma festa é uma parte muito importante e precisa ser pensada com atenção.

Existem diversas opções, desde celebrações para meninos e meninas, para casais que já sabem o sexo do bebê, até decorações unissex, para pais que ainda não sabem o gênero ou querem uma festa fora dos padrões.

Uma boa dica nesse momento é pesquisar fotos de chás na internet. O Pinterest é uma ótima plataforma para encontrar todo o tipo de referência que você procura. Crie uma pastinha e salve as fotos de decorações, balões, cores e flores que você deseja usar na sua festa.

Você pode acessar o pinterest do iFraldas com várias ideias de temas e decorações de chá de bebê para se inspirar!  

Para te ajudar, trouxemos alguns exemplos de temas para meninos, para meninas e para festas unissex. Dá uma olhada:

Para meninos

A cor clássica para chás de bebê para meninos é o azul e, a partir daí, você pode pensar no resto da paleta de cores e decoração. Você pode usar tons de azul claro para combinar com outras cores, como o marrom, amarelo e branco.

E, se você quer fazer uma festa para menino, mas prefere sair do clássico azul, uma cor bacana de usar é o verde. Assim como o azul, o verde combina com o branco e marrom.

A decoração precisa fazer parte da festa inteira e, inclusive, dos convites. Então pense em quais cores irá usar para os balões, flores e outras decorações do chá de bebê. Confira essas fotos de eventos para meninos para se inspirar:

Belo cenário de chá de bebê para se inspirar.
Créditos da imagem: Pinterest.

Para meninas

Para os papais que querem fazer um chá de bebê feminino, as principais cores escolhidas podem ser rosa e lilás. Ambas as cores combinam com o bege e as decorações em pastel.

O rosa é uma cor inteligente de escolher porque pode ser misturada com bege, marrom, azul e até mesmo tons de vermelho. Olha essas decorações lindas de chá de bebê para meninas:

Inspiração: Belo cenário de chá de bebê para meninas
Créditos da imagem: Pinterest.

Bebê unissex

Para os casais que querem fugir das decorações tradicionais ou ainda não sabem o sexo do bebê, também é possível realizar um chá unissex! Isso significa que as decorações não estarão relacionadas ao gênero da criança.

Algumas opções de cores para festas unissex são: amarela, laranja e branco. Dessa forma, você pode escolher uma dessas cores como principais e utilizar as outras para completar o evento.

Ah, e se você quer uma festa verdadeiramente colorida, também tem a opção de fazer um chá de bebê de arco-íris. O resultado fica maravilhoso! 

Outra alternativa muito legal é fazer um tema de cegonha – afinal, quem nunca ouviu aquela clássica história que as cegonhas levam os bebês para as mamães? O tema é muito criativo e pode ficar lindo!

Decorações para chá de bebê? O guia completo aqui.
Créditos de Imagem: Pinterest.

Lembrancinhas para chá de bebê

As lembrancinhas são muito comuns em chás porque são uma ótima maneira de agradar os convidados e relembrar a celebração.

As recordações podem ser das mais diversas e criativas, por isso, separamos uma listinha das principais lembrancinhas que você pode dar aos convidados no chá de bebê. Dá uma olhada:

Docinhos

As lembrancinhas personalizadas geralmente são mais caras e, se você não tem um orçamento muito alto, os docinhos são uma ótima maneira de fazer um agrado aos convidados sem gastar muito.

Você pode optar por receitas caseiras de cookies, cupcakes, brigadeiros, brownies ou até mesmo os cake pops. Veja como fazer alguns docinhos de maneira fácil, rápida e deliciosa:

Sabonetes

Os mini sabonetes são lembrancinhas muito comuns em chás de bebês e casamento. Isso porque é um presentinho que todo mundo gosta e pode usar.

Os sabonetes podem ser de vários tamanhos, formas, cores e até com glitter.

Mini sabonete é uma ótima lembrancinha para o chá
Os mini sabonetes são sempre ótimas lembrancinhas.Créditos da Imagem: Pinterest.

Sacolinhas com mimos

Quem não gosta de receber alguns mimos, não é? Uma sacola cheia de docinhos e outros objetos costuma fazer sucesso em vários tipos de festa – e pode ser uma ótima opção de lembrança do seu chá de bebê.

A ideia é ser bem criativo e colocar vários mimos legais. Algumas ideias são: docinhos e balinhas, sementes (que remetem vida e crescimento), caderninho de anotações, álcool em gel, lip balm e muito mais!

E o mais legal de tudo é que você pode decorar as sacolinhas de acordo com o tema da festa.

f23b57d676b470a662513b4342c53c88
Créditos da Imagem: Pinterest.

Copos personalizados

Por fim, a última ideia de lembrancinha da nossa lista são copos ou canecas personalizados. Assim, os convidados podem levar a surpresa para casa e utilizá-las no dia a dia, sempre lembrando do momento especial que foi o chá de bebê.

Você pode optar por personalizações mais simples, como apenas o nome do bebê e a data do evento, ou decorações mais detalhadas, como um desenho de ursinho, ou até mesmo uma foto da mãe mostrando a barriga.

Se você ainda está em dúvida em qual lembrancinha escolher, dá uma olhada nessas outras ideias criativas.

Brincadeiras para o chá de bebê

Apesar do nome, um chá de bebê não é apenas para comer – o evento precisa de algumas brincadeiras para celebrar os pais, o bebê e também integrar todos os convidados.

Por isso, separamos algumas brincadeiras clássicas para você colocar no cronograma da festa:

Brincadeira das fotos

Você pode até conhecer alguém por anos, mas conseguiria reconhecer a pessoa em uma foto de bebê? É exatamente isso que você irá descobrir no jogo das fotos.

Peça para todos os convidados mandarem fotos quando pequenos e peça para os pais acertarem quem é. Se errarem, devem pagar uma prenda. Esta é uma brincadeira divertida, que integra todos os convidados e promete tirar umas boas risadas.

Qual é o presente?

Um dos principais objetivos do chá de bebê é ajudar os pais a criar um enxoval do bebê. Então, todos os convidados devem trazer alguns itens da lista de presentes.

A brincadeira começa quando a mãe tenta adivinhar o que está na embalagem dos presentes. Assim como no jogo das fotos, se o palpite for errado, a mãe deve pagar uma prenda escolhida pela pessoa que deu o presente.

Uma prenda divertida e que gera várias fotos engraçadas é pegar um batom e fazer algum desenho ou palavra no corpo da mãe. Tenha criatividade: faça um bigode, desenhe o pé do bebê na barriga e aproveite o momento.

Circunferência da barriga

Quando o casal faz ultrassons ao longo das semanas, o(a) médico(a) costuma usar frutas para se referir ao tamanho do bebê. Veja só: nas primeiras 5 semanas, o bebê ainda tem o tamanho de uma semente de maçã. Com 11 semanas, a criança deve ter o mesmo tamanho de um limão e, na última, pode ser comparada a um melão. Mas será que os convidados conseguem acertar o tamanho exato da barriga da mãe?

Brincadeiras para chá de bebê: dicas incríveis.
Créditos da imagem: Pinterest.

A brincadeira da circunferência conta com cada participante cortando um pedaço de barbante que acredite que corresponda a circunferência da barriga da mamãe. Quem acertar o tamanho correto, ou pelo menos ser o mais próximo, ganha um brinde.

Faça a lista do seu enxoval

O chá de bebê é uma celebração à criança que está a caminho e aos pais, mas também é uma oportunidade de compor um enxoval completo para a família. Por isso, é indispensável fazer uma lista de presentes para os convidados.

Tradicionalmente, os organizadores do chá de bebê criam uma lista de enxoval, os convidados escolhem itens da lista e levam os presentes no dia do evento. Embora receber presentes de amigos e familiares seja muito legal, às vezes, mesmo fazendo parte da lista de enxoval, os presentes não são ideais.

Vejamos o seguinte cenário: uma mãe ganhou 15 pacotes de fraldas para o seu bebê, mas pode ser que a criança tenha alergia a um tipo de marca de fraldas e, consequentemente, a mãe teve que descartar o produto.

Para não acontecer este tipo de problema, nós, do iFraldas, desenvolvemos um método para os casais comporem o seu enxoval sem este tipo de contratempo.

É muito simples: os organizadores do chá de bebê ainda criam uma lista de presentes e enviam para os convidados escolherem. A diferença é: os convidados escolhem o presente e mandam o equivalente do produto em dinheiro, para que os pais possam escolher eles mesmos os melhores produtos para o seu bebê.

Para saber mais sobre a nossa solução, acesse o nosso site.

Independentemente da maneira de como você escolherá fazer a sua lista de presentes, seja às antigas ou virtualmente, existem alguns itens que você não pode esquecer. Por isso, fizemos um checklist completo de todos os produtos que não podem faltar:

Crie sua lista de presentes

Receba os presentes em dinheiro e compre seu enxoval!

Agora você pode criar os presentes da sua lista

Fraldas

Começando pelo presente mais clássico – e provavelmente utilizado durante a gravidez, as fraldas. Os pais amam ganhar fraldas porque é um produto muito utilizado e caro. Então, apostar em produtos de higiene sempre é uma escolha sábia.

Lembre-se que, independentemente do tamanho do bebê, você deve pedir fraldas P, M, G e até mesmo fraldas de piscina. Isso porque a criança em apenas um ano cresce de maneira exponencial.

Roupas

As roupinhas de nenê também são presentes que não podem faltar na lista! Coloque várias opções de vestuários, desde macacões, bodies, casacos de lã, meias, luvas, camisetas e calças.

Ah, e lembre-se de pedir camisetas de manga curta e longa, para ter roupas para todas as estações!

Itens de quarto

Objetos de quarto, desde funcionais e decorativos também devem ser adicionados à lista. Você pode incluir cabides, jogos de lençol para berço, cobertor, jogos de lençol para carrinho, protetores de colchão, quadros, abajur e babá eletrônica.

Higiene

Não se esqueça de adicionar alguns itens de higiene como toalhas de banho, toalhas fraldas para banho, paninhos, toalhas para a boca, sabonetes neutros, banheira e, claro, lenços umedecidos.

Alimentos

Alguns utensílios de alimentação são sempre bem vindos, como mamadeira, babador, copinho com alça para o bebê segurar, aquecedor de mamadeira, chupeta e paninho de boca.

Brinquedos

Bebês adoram brinquedinhos e eles não poderiam faltar na lista de presentes do chá de bebê. Adicione mordedores, chocalhos, brinquedos de carrinho, brinquedos de berço e bonecos de banho.

Para a mãe

O chá de bebê pode ser o primeiro contato dos convidados com a criança (mesmo que ela ainda esteja na barriga), mas não é apenas ela quem merece presentes! A mamãe também pode pedir alguns itens fundamentais na lista de presentes, como:

  • Absorvente para seios;
  • Protetor para seios;
  • Bombinha para tirar leite;
  • Cinta pós-parto;
  • Canguru;
  • Almofada de amamentação;
  • Livros.

Dicas essenciais

O chá de bebê é um dos momentos mais marcantes durante a gravidez e, mesmo precisando de muita organização, vale muito a pena no final. Por isso, trouxemos algumas dicas fundamentais para te ajudar a fazer o evento mais incrível:

Faça um orçamento e se mantenha dentro dele

É natural querer organizar um chá de bebê perfeito e, consequentemente, desejar o melhor local, menu e decorações. Contudo, um evento memorável é aquele com todos que você ama celebrando uma nova vida.

Faça um orçamento e se mantenha dentro dele. É justamente nesses momentos em que você precisa usar a criatividade e arranjar outras saídas para chegar onde você quer.

No nosso blog, você pode encontrar várias dicas de como fazer um chá de bebê simples, barato e maravilhoso.

Pesquise preços

Com apenas um celular em mãos, você pode achar qualquer tipo de informação, então utilize isso a seu favor! Pesquise preços, avaliações e indicações antes de fechar um contrato.

Comparar preços é uma ótima forma de economizar em seu chá de bebê e conseguir planejar com calma e antecedência.

Faça um moodboard

Você consegue imaginar exatamente o chá de bebê que quer organizar? Então procure referências para ajudar a tornar o seu sonho em realidade. Uma boa maneira de fazer isso é criando um moodboard.

Muito usado no cinema, um moodboard é uma representação visual de um projeto – e pode te ajudar a visualizar com mais clareza o tipo de evento que você quer realizar.

Procure imagens de chás que você gosta, crie uma paleta de cores que será usada, entenda como você quer a decoração e a disponibilização dos objetivos e móveis. Na hora de efetivamente organizar a festa, será muito mais fácil.

Chame os amigos para ajudar

Organizar uma festa é uma tarefa difícil, mas com algumas mãos amigas, o trabalho ficará mais fácil e até divertido. Convide alguns amigos para ajudar a montar o chá de bebê.

Compartilhe o planejamento do evento, defina funções e organize um evento inesquecível com a ajuda de amigos e familiares. Com certeza será uma experiência memorável.

Pense muito bem na data

Existem algumas mães que optam por realizar o chá de bebê após o nascimento do bebê. Aqui, lembramos que a decisão da data do evento é das pessoas que organizam o evento, mas devem concordar com a agenda e disposição da mamãe.

Considere fatores importantes, como: 

  • Estação do ano;
  • Agenda da mãe;
  • Tamanho da barriga e disposição da mãe;
  • Disponibilidade do local.

Faça um cronograma de atividades

Organização é essencial para qualquer evento – e não pode faltar no seu chá de bebê. Crie um cronograma de atividades e momentos para o dia: partindo de recepção, lanches, brincadeiras, presentes e finalização.

Isso ajudará o evento ficar mais dinâmico e divertido, tanto para a mãe quanto para os convidados.

Contrate um(a) fotógrafo(a)

O chá de bebê é muito especial e, infelizmente, não é possível contar apenas com a memória. Contrate um fotógrafo(a) ou peça para os amigos fotografarem o evento, eternizando esse momento incrível.

Outra coisa muito legal é criar uma hashtag para os convidados usarem e postarem nas redes sociais. Como, por exemplo #chádajulia ou #vempedro.

Chá de bebê online

A pandemia do coronavírus pegou todo mundo de surpresa. A rotina de trabalho foi relocada para o ambiente doméstico, as ruas ficaram vazias e os grandes eventos se tornaram virtuais.

O chá de bebê virtual se mostrou como uma ótima saída para pais que ainda queriam realizar o evento durante o isolamento. Através de convites digitais, chamadas de vídeo e uma lista de presentes online, é possível fazer uma festa incrível mesmo sem sair de casa.

Como funciona?

O chá de bebê online pode ser realizado em um site, no qual os pais ou organizadores do evento criam uma lista de convidados, lista de presentes e estabelecem uma data e horário para o evento.

Mas como fica a entrega dos presentes? Na verdade, a solução é mais fácil do que você imagina: os convidados escolhem os itens que querem presentear os novos pais, e mandam direto para a casa deles. Muito fácil e rápido, né?

Organize um chá de bebê com o iFraldas

Com o iFraldas você pode compartilhar esse momento tão especial com amigos e familiares, independente de onde eles estejam

E o melhor de tudo: é muito fácil! No nosso site, você pode criar o seu site personalizado, compartilhando fotos, notícias, informações e, claro, criando uma lista de presentes para compor o seu enxoval.

Quer saber melhor como este esquema funciona? Veja alguns exemplos de chá revelação, chá de rifa e chá de bebê no nosso site.

Quer conhecer os principais recursos que o iFraldas oferece e sobre as principais vantagens de fazer uma lista de presentes virtual? Clique aqui e fique por dentro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.