Brincadeiras para chá de bebê: 7 ideias criativas e divertidas

Procurando por brincadeiras para chá de bebê? Criamos uma lista com 7 brincadeiras divertidas para curtir muito na festa de chá de bebê! Veja!

Compartilhe este post

Deixa eu adivinhar? Você está organizando uma festa de chá de bebê, e sonha com um evento especial: reunindo as pessoas que ama, com comidinhas simples e saborosas, além de muitos registros do momento — os detalhes que realmente importam! Acertei, não foi?

Sei também que, além de inesquecível, você deseja que a festinha seja divertida, cheia de brincadeiras e interação entre os convidados. Afinal, ao celebrar a chegada de um bebê, o mais importante é compartilhar os momentos de alegria e amor com quem amamos!

Como você sabe, quando o assunto é festa de chá de bebê, a iFraldas se empolga! Além de ajudar na organização com a lista de presentes, convite, confirmação de presença, entre outros, também adoramos produzir conteúdos e dicas para as mamães e papais.

Pensando nisso, iniciamos uma busca incessante sobre as melhores brincadeiras para chá de bebê. Isso porque, algumas brincadeiras parecem legais, mas, na prática, não são nada divertidas. Então, trouxemos 7 brincadeiras de chá de bebê para uma festa incrível e divertida. Você vai adorar! Veja só:

7 ideias de brincadeiras para chá de bebê

Tá na hora da diversão, mamãe! Algumas brincadeiras vão mexer com os corações e o baú de memórias, outras vão demandar um pouco mais de habilidades e conhecimentos sobre cuidados com o bebê. Veja só:

Escolha às cegas

Brincadeira para chá de bebê? Faça a Escolha às cegas!
Chá de bebê do Vinícius, realizado pelo casal Larissa e Miguel.
brincadeiras para cha de bebe blog ifraldas 2 scaled
Brincadeira "Escolha às cegas" durante o chá de bebê do Vinícius, realizado pelo casal Larissa e Miguel.

Para brincar de “Escolha às cegas”, é necessário ter um organizador para a brincadeira. Ele deve fazer algumas perguntas para que a mamãe faça uma escolha entre opções extremas. Mas como assim? Ele deve criar perguntas como estas, por exemplo:

  • Você trocaria um berço por uma chupeta usada?
  • Você trocaria um jantar romântico por uma noite em claro com o bebê com cólicas?
  • Você trocaria seu marido por uma babá?
  • Você trocaria uma fralda suja por uma tarde no spa?

 

Mas onde está a graça da brincadeira? É que a mamãe deve ficar com os ouvidos bem vedados (dica: compre na farmácia Protetor Auditivo Nexcare com 2 pares). O organizador faz a pergunta para ela, mas somente os convidados podem ouvir. A mamãe responde mesmo sem ouvir a pergunta.

Para ficar ainda mais engraçado, sugerimos que a mamãe capriche na entonação com as seguintes respostas: 

Com certeza!

É óbvio!

De jeito nenhum…

Nem pensar!

Claro que não né…

Claro que sim!

Não tem limites para a criatividade! E a brincadeira também pode ser feita com o papai.

Declaração de amor para o filho

brincadeiras para cha de bebe blog ifraldas 4
Brincadeira "Declaração de amor para o filho" durante o chá de bebê do Vinícius, realizado pelo casal Larissa e Miguel.
brincadeiras para cha de bebe blog ifraldas 3
Brincadeira "Declaração de amor para o filho" durante o chá de bebê do Vinícius.

Essa é uma brincadeira cheia de amor envolvido! Também é necessário que seja feita por um organizador. Primeiro, ele deve pedir para que os convidados escrevam palavras do universo da maternidade numa folha de papel. Para a brincadeira ficar ainda mais legal, os convidados devem escolher tanto palavras carinhosas como engraçadas e inusitadas. Depois, é só misturar as folhas.

Com estas palavras exibidas de forma aleatória pelo organizador, a mamãe ou o papai precisarão recitar uma declaração improvisada para o seu pequeno, tentando criar um contexto, uma narrativa com as palavras. Acredite, o resultado são boas risadas de todos!

Não se esqueça de gravar este momento! Além de poder relembrá-lo sempre que desejar e compartilhar com quem não pôde participar da festinha, você, futuramente, poderá mostrar o vídeo para o pequeno destinatário!

Gostou? Seus convidados vão amar — e o bebê também, claro! E, para te dar uma pequena ajuda, listamos algumas dicas de palavras para usar:

  • vida
  • cocô fedido
  • chupeta
  • supermãe
  • mamadeira
  • 2 noites sem dormir
  • amor
  • berço
  • passagem só de ida
  • cara do pai
  • cansada
  • xixi
  • família
  • chorar
  • para sempre

No improviso, daria para iniciar uma declaração assim: “Querido filho, você é minha vida, apesar de saber que terá um cocô fedido (continua…)”. 

Caso queira utilizar as palavras que sugerimos acima, criamos artes prontas com cada uma para impressão para você baixar neste link.

cards de palavras 08

Quiz dos Pais

O Quiz dos Pais é uma brincadeira mais elaborada, que necessita de disponibilidade maior de um organizador e da mamãe e do papai antes do evento. O ideal é que o organizador seja próximo e conheça a história do casal, assim poderá elaborar perguntas personalizadas. Mas não é obrigatório, com perguntas genéricas a brincadeira também fica muito divertida!

Abaixo, montamos um passo a passo para explicar esta brincadeira:

1 – O organizador deve criar um pequeno roteiro de perguntas sobre supostas situações que o futuro papai vai passar com a chegada do pequeno, e algumas alternativas de respostas, por exemplo:

“Seu bebê está chorando muito, e a mamãe saiu de casa e vai demorar a voltar. O que você faz?”

  1. Fico tranquilo e vou tentar acalmá-lo sozinho.
  2. Ligo para minha mãe vir me ajudar.
  3. Entro em pânico e choro junto!
  4. Saio com o bebê para encontrar a mamãe!

 

2 – Grave as respostas dele em vídeos separados antes do evento e guarde. Não deixe a mamãe ver o vídeo até o momento da brincadeira! 

3 – No dia da festa, o organizador deve fazer as mesmas perguntas para a mamãe. Atente-se às pequenas mudanças no formato da pergunta, os pronomes devem ser modificados. Veja:

“Seu bebê está chorando muito, e você saiu de casa e vai demorar a voltar. O que o papai faz?”

  1. Fica tranquilo e procura acalmá-lo sozinho.
  2. Liga para mãe dele ajudá-lo.
  3. Entra em pânico e chora junto!
  4. Sai para te encontrar com o bebê!

 

4 – Depois que a mamãe responder à pergunta, o organizador deve mostrar para ela e todos os convidados o vídeo gravado anteriormente com a resposta do papai. Será que a resposta foi a mesma? As risadas estão garantidas nesse momento. Os convidados também começam a opinar e se instala uma confusão muito divertida no evento.

Antes de pôr as mãos na massa, saiba que a brincadeira pode ser feita com ambos os pais. Por isso, o organizador deve criar dois pequenos roteiros com perguntas  diferentes para a mamãe e para o papai.

Se houver possibilidade de colocar uma TV no evento será ótimo. O organizador poderá passar slides dos roteiros e também será perfeito para a visualização dos vídeos gravados. Mas se não for possível, tudo bem. Os vídeos podem ser transmitidos em um tablet ou mesmo no celular, desde que o áudio esteja ligado em uma caixinha de som para que todos possam ouvir perfeitamente a resposta, mesmo com a imagem pequena.

Quem sabe trocar fralda?

Brincadeira "Quem sabe trocar fralda?" durante o chá de bebê do Vinícius.
Brincadeira "Quem sabe trocar fralda?" durante o chá de bebê do Vinícius.
brincadeiras cha de bebe blog ifraldas 2 1
Chá de bebê do Vinícius, realizado pelo casal Larissa e Miguel.

Quer uma brincadeira para testar a preparação da mamãe e do papai para a chegada do bebê? Esta é perfeita e muito divertida! Além disso, é muito simples: o organizador precisará de: 

  • 2 bonecas (bebês);
  • 2  fraldas;
  • 2 roupinhas para vestir as bonecas (sugestão: body e calça, ou macacão). 

 

As bonecas devem estar vestidas com a roupinha, e as fraldas devem ficar posicionadas ao lado. Ao sinal do organizador, papai e mamãe devem, ao mesmo tempo, tirar a roupinha da boneca, colocar a fralda e vestir a roupinha novamente.

Ganha quem finalizar primeiro, considerando também se a troca foi correta. Fique de olho, avalie e peça para os convidados opinarem sobre quem se saiu melhor.

Além de entreter os convidados de uma maneira muito divertida, renderá ótimos registros. Inclua ela no seu roteiro de brincadeiras e curta o momento!

Quem é esse bebê?

Para essa brincadeira, o organizador da festa precisará buscar com os parentes da mamãe e do papai 3 histórias de quando eram bebês ou crianças. O ideal é que sejam histórias fofas e engraçadas, ou com alguma curiosidade. 

O organizador deverá ler a história para todos sem revelar a identidade do bebê ou criança. Exemplo: “Quando era criança essa pessoa comia brócolis todos os dias e não gostava de chocolate”. Então, o desafio dado aos convidados será o de descobrir quem é o personagem da história: a mamãe ou o papai?

Esta é uma boa brincadeira para revirar o baú de memórias e emocionar os convidados, além de garantir a interação! Será um sucesso, e ainda vão pedir por mais histórias!

Torta na cara

Uma brincadeira muito famosa e fácil! O organizador cria uma lista de perguntas sobre gravidez, cuidados do bebê e maternidade. Na hora da brincadeira, faz as perguntas à mamãe ou ao papai. Quem errar, leva torta na cara!

Sugerimos aos pais que não gostam de se lambuzar que pulem essa brincadeira. Para os que decidirem encarar, saibam que a diversão estará garantida!

A “Torta na cara” é inspirada nas brincadeiras de programas de TV, como o Passa ou Repassa do Domingo Legal (SBT). Se você é uma mamãe que adora bagunça, vai amar! Se não, fique tranquila: as outras brincadeiras também serão sucesso!

Veja algumas ideias de perguntas:

  • “Como se chamam as primeiras fezes do recém-nascido?”. A resposta é: mecônio.
  • “Qual o nome se dá à inflamação na mama?”. A resposta é: mastite.
  • “Como se chama o paninho que é mais grosso que a fralda, mais leve que uma manta e serve para enrolar o bebê num charutinho?”. A resposta é: cueiro.

Meninos de barrigão por um dia

Brincadeira "Meninos de barrigão por um dia" no chá de bebê do Vinícius, realizado pelo casal Larissa e Miguel.
Brincadeira "Meninos de barrigão por um dia" no chá de bebê do Vinícius, realizado pelo casal Larissa e Miguel.
meninos de barrigao por um dia brincadeira cha de bebe blog ifraldas 1
Brincadeira "Meninos de barrigão por um dia" no chá de bebê.
meninos de barrigao por um dia brincadeira cha de bebe blog ifraldas 2
Brincadeira "Meninos de barrigão por um dia" com participação dos convidados.

Essa é mais uma brincadeira fácil e simples, e fica mais divertida se você fizer somente com o papai e os convidados homens! Para brincar, o organizador da brincadeira precisará comprar bexigas e enchê-las, deixando tudo pronto para a festa de chá de bebê.

Na hora da brincadeira, peça para que eles tirem os sapatos. Em seguida, peça para que se sentem numa cadeira, coloquem uma bexiga sob a barriga e tentem colocar os sapatos novamente. A ideia é imitar uma tarefa difícil para as grávidas. Quem estourar a bexiga, está fora. Ganha quem conseguir pôr os sapatos sem estourar a bexiga, ou o último que restar com a bexiga intacta!

No vídeo abaixo, você encontra um exemplo da brincadeira:

Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas

Com a iFraldas você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê!

Crie grátis seu chá de bebê online agora:

  • Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
  • Compartilhe com todos os seus convidados
  • Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
  • Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!
Mockup desktop iFraldas tema fadas chá de fraldas Alice

Curtiu? Leia mais conteúdos para fazer uma festa de chá de bebê incrível:

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.