Grávida pode manter a alimentação vegana ou vegetariana?

Grávida pode: alimentação vegana e vegetariana.
Grávida pode ter uma alimentação vegana ou vegetariana? Sim, a grávida pode manter uma alimentação veg. Saiba tudo sobre o assunto!

Compartilhe este post

Alimentação vegana ou vegetariana: será que a grávida pode?

A alimentação durante a gestação é algo de grande importância. Afinal de contas, muitos dos nutrientes que a mãe ingere vão para o bebê por meio do cordão umbilical. E essa é uma questão que pode gerar muita dúvida nesse momento.

Normalmente, quem opta por esse estilo de vida se preocupa muito com os animais e ter que voltar aos velhos hábitos devido ao bebê parece algo absurdo.

Pois, saiba que grávida pode, sim, seguir uma dieta vegana ou vegetariana, desde que orientada por um nutricionista.

Saiba mais sobre o assunto no conteúdo abaixo.

Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo?

Primeiro, vamos entender as diferenças entre esses dois termos e estilos de vida que muitas pessoas confundem.

O vegetarianismo é a prática de não comer carne, mas outros derivados de animais são permitidos como ovo, derivados do leite como manteiga e queijo e assim por diante. Inclusive, usar roupas feitas de couro, peles, lã, seda e penas de animais também é algo permitido.

Já o veganismo é algo mais restrito, pois não come ou usa qualquer coisa de origem animal. Por exemplo, não usam bolsa de couro ou não comem nenhum alimento que seja derivado do leite de vaca, já que tem origem animal.

Grávida pode ter uma dieta vegana ou vegetariana na gestação?

Grávida pode manter a alimentação vegetariana e vegana?

Só há riscos se a dieta não for devidamente balanceada e adaptada ao momento por um profissional, ou seja, por um nutricionista que, de preferência, deve ser especializado no assunto.

Caso isso não seja feito, há risco tanto para a gestante quanto para o bebê, já que diversos nutrientes entram em deficiência, como a vitamina B12. Uma baixa desse nutriente no organismo materno pode levar a uma anemia, por exemplo. A partir disso, outros problemas podem aparecer como abortos espontâneos, pré-eclâmpsia, parto prematuro e outros.

Para o bebê, uma série de falhas no desenvolvimento pode acontecer. Por exemplo:

  • problemas para fechar o tubo neural;
  • nanismo intrauterino;
  • atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;
  • anencefalia.

Diante de tantos riscos, ir a um profissional de saúde para orientar a sua dieta de acordo com a fase da gestação é essencial.

Veganismo e vegetarianismo na gestação: Por que os nutrientes são importantes?

Alguns nutrientes são melhor absorvidos pelo nosso corpo quando provenientes de origem animal, como a vitamina B12 e o ferro. Mas também podem ser encontrados na forma de suplementos. Entenda a importância de cada um:

gravida pode alimentacao baseada em vegetais

Ferro

O ferro é um nutriente essencial, pois é por meio dele que o oxigênio é levado para as diversas partes do corpo e a deficiência pode causar anemia. Isso prejudica não só a mãe, mas também o bebê.

Para as veganas, os vegetais com tons de verde mais escuros, como a couve, espinafre e a taioba, são uma ótima fonte de ferro. Para quem é vegetariana, pode apostar no leite e derivados também.

Ácido fólico

Esse é um nutriente muito famoso e já relacionado com a gestação. O ácido fólico nada mais é do que a vitamina B9 e é essencial para garantir o fechamento do tubo neural do bebê adequadamente. Leguminosas como soja e feijão, além de vegetais como couve e brócolis são ótimas fontes.

Proteína

Quando falamos de proteína, logo pensamos em carnes. Mas existem ótimas fontes de proteína no mundo vegetal sem qualquer relação com fonte animal. Por exemplo, soja e amendoim são ótimas fontes desse nutriente.

Cálcio

O leite é uma ótima fonte de cálcio e pode ser muito útil para as vegetarianas, mas para as veganas não é uma opção. E isso não é um problema, pois existem outras excelentes fontes desse nutriente entre os vegetais: sementes (como de girassol e gergelim), repolho, brócolis e outros.

Como a grávida pode manter a dieta vegana ou vegetariana?

Ter a orientação de um nutricionista especializado é fundamental nesse momento, pois assim, a grávida pode se manter saudável e garantir a saúde de seu bebê.

Comece também a seguir perfis no Instagram e canais no YouTube com conteúdos dedicados a receitas veganas e vegetarianas para ter mais opções de alimentos para consumir.

Grávida pode ter uma alimentação vegetariana e vegana?

Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas

Com a iFraldas, você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê! Crie grátis seu chá de bebê online agora:

  • Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
  • Compartilhe com todos os seus convidados
  • Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
  • Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!
Novo mockup desktop e mobile, iFraldas tema Cegonha

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.