Sintomas de gravidez: quais são os primeiros sintomas?

Sintomas de gravidez: Fique por dentro!
Será que o que você está sentindo são sintomas de gravidez? Listamos os sintomas mais comuns para você ficar por dentro. Leia!

Compartilhe este post

Os sintomas de gravidez começam a se manifestar após o primeiro mês de gestação. Porém, isso pode variar de mulher para mulher. Algumas começam a sentir as primeiras reações logo na terceira semana, enquanto outras só sentem os sinais depois da quarta semana.

Os indícios só iniciam após o embrião implantar-se no útero. Isso ocorre algumas semanas depois da fertilização. Aí, sim, a futura mamãe começa a sentir que algo mudou. E quando isso acontece, logo vêm as dúvidas.

Será que o que sinto é normal? Como saber se estes são realmente sintomas de gravidez? São perguntas comuns, principalmente quando a gestante é de primeira viagem. Por isso, para te ajudar a esclarecer esta dúvida, listamos alguns sintomas importantes do início da gestação.

Escolha o melhor para o seu bebê

Quando surgem os sintomas da gestação

Os sintomas iniciais que revelam a gravidez só começam a se manifestar quando o embrião fixa-se no útero. E isso, diferente do que se supõe, só ocorre depois de algumas semanas da relação sexual que deu origem à fecundação.

Desse momento em diante, a mulher começa a perceber que algo está mudando em seu corpo. As alterações que a farão se tornar mãe começam a ser sentidas. São os sintomas da gravidez, provocados pela explosão hormonal que ocorre durante a gestação.

Quais são os sintomas da gravidez? Descubra aqui.

Quais são os sintomas de gravidez?

Os sintomas de gravidez variam muito de mulher para mulher, conforme já informado. Por isso, não há um padrão. Enquanto algumas mulheres notam a gestação pelo atraso menstrual, outras podem perceber pelos enjoos. Existem até mesmo sinais que passam despercebidos.

Veja quais são os sintomas mais comuns:

Pequeno Sangramento

Entre a terceira e quarta semana de gestação, um pequeno sangramento vaginal pode ocorrer. É quando se dá a nidação, processo no qual o óvulo fertilizado se implanta no endométrio que reveste o útero.

Este é um dos primeiros indícios da gravidez. No entanto, poucas mulheres percebem este sinal.

Como acontece a nidação?

Após a relação sexual o óvulo é fecundado. A seguir, o óvulo se torna um zigoto e segue pela trompa uterina até chegar ao útero. Depois ele se fixa no endométrio, o revestimento do útero. Esta fixação que pode originar um sangramento, que pode ter duração de três dias.

Este episódio pode provocar cólicas abdominais, bem parecidas com as cólicas menstruais. É por isso, que muitas mulheres acreditam que seja uma menstruação falhada, ignorando este primeiro sinal de gravidez.

Menstruação atrasada

Ao chegar à quarta semana, nota-se o atraso menstrual. Este é um sintoma que acontece com a maioria das mulheres. Quase sempre é o primeiro sintoma para a maioria das mulheres. É neste estágio que a busca pelos testes de gravidez se inicia. 

Uma dúvida comum é se todo atraso menstrual significa gravidez. A resposta é não! O atraso da menstruação nem sempre quer dizer que a mulher está grávida. Existem muitas outras causas que impedem o fluxo menstrual, como, por exemplo, estresse, cansaço, ansiedade e disfunções no útero.

Por isso é tão importante realizar um teste para certificar a gravidez. Após um ou dois dias de atraso menstrual já é possível detectar a gravidez. Para isso, existem os exames laboratoriais e os testes de farmácia. Ambos são muito eficazes.

Dores abdominais

As cólicas abdominais também são um sintoma comum sentido pelas gestantes. Elas surgem durante a quarta ou quinta semana, e podem se manifestar como um mal-estar ou incômodo na parte debaixo do abdome.

Muitas mulheres relatam uma sensação de inchaço, semelhante ao desconforto do período pré-menstrual. Este desconforto é, muitas vezes, confundido com a cólica sentida antes da menstruação.

As cólicas abdominais não surgem apenas nas primeiras semanas de gravidez. Elas podem ocorrer durante os primeiros três meses, assim como nos trimestres posteriores. No primeiro trimestre, este desconforto abdominal é resultado da expansão do útero. Outra causa são as mudanças hormonais.

Dores abdominais também são sintomas de gravidez!

Mamas doloridas

Este é um sintoma de gravidez muito frequente. As mamas ficam hipersensíveis e os mamilos mal podem ser tocados. Este incômodo dolorido é bastante comum e costuma ocorrer com a maioria das gestantes.

Seios inchados

Outro sintoma de gravidez, que provavelmente você sentirá, é o aumento dos seios. Isso se deve aos hormônios que agem no sentido de estimular o crescimento das glândulas mamárias — uma preparação para a futura mamãe amamentar o bebê. 

Outra mudança nos seios é o escurecimento das aréolas. Isso acontece devido ao aumento de fluxo sanguíneo na área. Também é normal aparecerem pequenas bolinhas nas aréolas. Estes pequeninos nódulos, chamados de tubérculos de Montgomery, são responsáveis pela lubrificação das aréolas e dos mamilos.

Náuseas e vômitos

As náuseas e vômitos são os sintomas mais populares da gravidez. Eles aparecem lá pela quinta semana de gestação. Poucas são as gestantes que não sentem enjoos, mesmo que uma vez ou outra.

A maioria sofre deste mal apenas durante o primeiro trimestre. Porém, há aquelas que sofrem com náuseas e vômitos durante um tempo maior.

Quando os enjoos são muito frequentes, impedindo que a grávida se alimente corretamente, é preciso recorrer à ajuda médica. Estes casos mais sérios são chamados hiperemese gravídica.

Enjoos são sintomas comuns de gravidez: saiba mais!

Excesso de salivação — Sialorreia ou Ptialismo

O excesso de salivação, também chamado de sialorreia ou ptialismo, costuma aparecer com as náuseas. Uma pode ser consequência da outra. Os enjoos podem aumentar com a salivação e vice-versa.

Cansaço e muito sono

O cansaço é sentido pela maior parte das gestantes. Muitas mulheres sentem-se em um redemoinho de cansaço, com atividades que se tornam cada vez mais exaustivas.

O sono excessivo também é um sintoma frequente, assim como o cansaço, que acontece em decorrência de alterações hormonais. Um hormônio em especial provoca mais sono e exaustão: trata-se da progesterona, que mexe diretamente com o sistema nervoso, o respiratório e o cardiovascular.

Este cansaço é característico dos primeiros três meses, mas também costuma reaparecer ao final da gravidez, quando o peso do bebê aumenta.

Cansaço pode ser sinal de gravidez: saiba mais!

Urinar com mais frequência

Fazer xixi a todo momento é algo típico de mulheres grávidas. Após as cinco primeiras semanas de gestação, a frequência da micção aumenta. O problema aqui é somente quando surge algum tipo de infecção urinária. Portanto, se você notar diferença na cor da urina ou sentir ardência ao urinar, busque ajuda médica.

Alterações no paladar e olfato

Muitas grávidas percebem uma alteração no paladar e no olfato. O doce é mais doce e a acidez de certos alimentos pode parecer excessiva. Sendo assim, muitas deixam de degustar alimentos que antes lhes pareciam saborosos.

Além disso, os cheiros mais fortes podem aumentar os enjoos. O olfato fica mais sensível e certos cheiros tornam-se insuportáveis. Perfumes, cheiro de alho, de café, de cigarro ou outros odores mais fortes podem ser motivos de mal-estar.

Tonturas

As tonturas também são muito comuns. Grande parte das gestantes reclama de senti-las. A causa é hormonal, já que os hormônios provocam muitas alterações no corpo da mulher.

Podem acontecer problemas como: queda de pressão, baixa de glicose, anemia ou elevação repentina da frequência respiratória. Estas condições provocam tonturas. Outra causa comum das vertigens é a alimentação deficiente, que muitas gestantes têm devido aos enjoos.

Mau-humor, ansiedade e estresse

As grávidas têm uma tendência às alterações de humor e estresse. Depois das seis primeiras semanas o bom humor pode desaparecer, e em seu lugar, pode surgir a ansiedade, o choro e a irritação.

Muitas vezes o estresse e a ansiedade acabam levando às dores de cabeça. Este, no entanto, não é um sintoma comum, mas pode ocorrer.

Os sintomas de gravidez são sempre os mesmos para todas as mulheres?

A resposta para esta pergunta é: Não! Estes indícios não são regras, nem padronizam a chegada da gravidez, e se diferenciam em cada mulher.

São sinais que variam até mesmo em gestações da mesma mulher, afinal, a segunda ou terceira gravidez nem sempre são iguais à primeira. Mesmo que a gestante tenha os mesmos sintomas, estes podem diferir em intensidade, regularidade e tempo de duração.

Portanto, se você sentir algum destes sintomas de gravidez, corra para fazer o teste e confirmar logo a sua condição!

A importância dos testes de gravidez

É claro que os indícios da gravidez são relevantes. No entanto, nenhum sintoma é mais decisivo e determinante do que o teste de gravidez.

Portanto, o teste é o meio mais assertivo de saber se você está ou não grávida. Desse modo, logo que sentir algum dos sintomas citados acima, esclareça a dúvida fazendo um teste de gravidez.

Você tem a seu dispor os testes de farmácia de diferentes marcas. Eles são eficientes e conseguem revelar a gravidez. Outro método infalível é a análise laboratorial, por exame de sangue ou urina.

Teste de gravidez: Tire suas dúvidas e faça um!

Os primeiros cuidados que a grávida precisa tomar após a descoberta

Pré-natal

Quais são os primeiros cuidados que você deve tomar assim que descobre a gravidez? A primeira coisa a fazer é iniciar o pré-natal. Esta atitude pode assegurar saúde, segurança e apoio para você e seu bebê. Mas também pode ser e a solução para muitas dúvidas.

No pré-natal, um médico obstetra ou ginecologista acompanhará todo o processo, orientará e indicará o melhor para você e o seu bebê. É este profissional que encaminha para os exames necessários na gestação. Estes também fazem parte dos primeiros cuidados que uma grávida deve tomar.

Outra providência importante, é fazer uma ultrassonografia. Esta pode ser realizada entre a sexta e a oitava semana. Neste primeiro ultrassom o embrião é visualizado. Também são detectados os batimentos cardíacos e a idade gestacional pode ser confirmada.

Através deste exame pode-se estimar a data provável do parto, constatar a gravidez uterina e descartar a gravidez ectópica (fora do útero), e ver se é um embrião único ou gestação gemelar.

Pré-natal: o primeiro passo de toda grávida!

Cuidar da alimentação é um cuidado essencial

Desde o início, assim que os sintomas de gravidez aparecem e a gestação é revelada, é preciso manter a alimentação saudável e equilibrada. Frutas, legumes, verduras, gorduras boas e carboidratos precisam estar presentes no seu prato.

Mas, saiba que comer saudável nada tem a ver com comer demais. A alimentação deve ser balanceada, ou seja, deve conter todos os nutrientes, porém em quantidade equilibrada.

Sua preferência deve apontar para carboidratos integrais, carnes magras, alimentos proteicos, peixes, etc. É bom evitar cafeína, e açúcar refinado em excesso. Quanto às bebidas alcoólicas, o melhor é reduzir o consumo ou eliminá-las.

O descanso é muito importante

Você vai se sentir exausta, muitas vezes, mas não lute contra a sua resistência. Desde o comecinho, o descanso é importante. Procure descansar o máximo que puder. Evite tarefas pesadas e descarte as atividades desnecessárias. 

Fique atenta!

Logo que surgirem os sintomas de gravidez, confirme com um teste. Tendo certeza, cuide-se. Observe quais os principais sintomas de gravidez e veja quais deles você sente. E se achar úteis as informações, compartilhe!

Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas

Com a iFraldas você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê!

Crie grátis seu chá de bebê online agora:

  • Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
  • Compartilhe com todos os seus convidados
  • Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
  • Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!
Novo mockup desktop e mobile, iFraldas tema Cegonha

Mais conteúdos sobre a gravidez? Leia nosso blog

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.