Guia sobre trocas de fraldas, vazamentos e assaduras: Seja expert no assunto!

Guia sobre trocas de fraldas, vazamentos e assaduras.
Quer aprender sobre trocas de fraldas? Como evitar vazamentos e assaduras no bebê? Neste post, contamos tudo para você. Confira!

Compartilhe este post

Trocar fraldas, ficar de olho nos vazamentos e evitar as assaduras farão parte da rotina depois da chegada do bebê. Não se preocupe, pois cada uma destas dificuldades podem ser facilmente resolvidas.

Um recém-nascido costuma molhar as fraldas em torno de 8 a 10 vezes por dia, às vezes até mais. Porém, saiba que não há regra, não há padrão. Depende de cada bebê. As primeiras micções acontecem geralmente no primeiro dia de vida. Tem bebê que estreia o xixi ainda na sala de parto, enquanto outros levam de 24 a 48 horas.

Já as primeiras fezes são chamadas de mecônio: são viscosas com uma cor escura-esverdeada, surgem entre 24 a 36 horas de vida, e depois vão aumentando. Os que são amamentados somente com leite materno podem chegar até a 8 evacuações por dia, por exemplo.

Preparamos este guia com muitas informações sobre trocas de fraldas, vazamentos e assaduras para você se preparar e se tornar expert no assunto. Confira!

Escolha o melhor para o seu bebê

Troca de fraldas: qual é o momento ideal?

O ideal é que seu bebê não fique molhado e nem sujo de cocô. O truque é o seguinte: lave bem as mãos e seque, enfie um dedo por trás da fralda e sinta se a pele está molhada ou seca. Se o bumbum estiver úmido, pode trocar, mesmo que a fralda não esteja encharcada e não tenha vazado.

Outra estratégia é observar a fralda antes de cada mamada. Os bebês costumam fazer um ciclo assim: mamam, fazem cocô e dormem. Mas isso depende de cada criança. Por isso, fique atenta, pois o cocô deve ser retirado de imediato, a cada vez que o bebê evacua, mesmo que não esteja escapando da fralda.

bebe com fralda descartavel ifraldas

Como trocar as fraldas do seu bebê?

Trocar fraldas é uma espécie de ritual que se repetirá por um bom tempo em seu cotidiano. No começo, meio sem jeito, mas logo você vai se acostumar.

Para começar:

  • Primeiramente, lave as mãos com água e sabão. Depois, forre o trocador com uma fralda de pano ou cueiro, ou se o trocador tiver um forro de plástico, é melhor ainda. Separe a fralda limpa, pegue uma garrafinha com água morna, separe o algodão de limpeza e o creme contra assadura;
  • Coloque o bebê sobre o trocador forrado;
  • Abra a fralda suja. Levante as perninhas com cuidado, segurando pelos tornozelos. Se estiver com cocô, limpe o excesso usando a aba superior da fralda que será retirada;
  • Faça uma primeira higienização com um algodão molhado na água morna. Retire a fralda suja, e então continue a limpeza;
  • Passe a pomada contra a assadura;
  • Coloque a fraldinha limpa e feche. Atente-se para não deixá-la nem frouxa, nem apertada demais.
Mulher trocando a fralda do bebê.

Troca de fraldas em meninas e meninos tem diferença?

Na verdade, não há muita diferença na hora da troca. A limpeza é que difere um pouco, visto que são genitálias diferentes. Veja como fazer:

  • Nas meninas: Além de limpar a parte externa, abra com cuidado os grandes lábios e passe o algodão umedecido dos dois lados, com suavidade. Lembrando que deve ser sempre no sentido da vagina para o ânus.
  • Nos meninos: Ao limpar o pênis, alguns pediatras aconselham não puxar, nem empurrar o prepúcio. Porém, outros aconselham empurrar levemente, para limpar debaixo da pele. Portanto, nesse caso, o ideal é seguir a recomendação do médico que deu assistência a seu bebê ao nascer. Limpe a partir do pênis, na direção do ânus. Levante as bolsas escrotais com cuidado para fazer a higiene embaixo delas. 

Cuidados essenciais com a higiene

  • Lave sempre as mãos antes de cuidar do seu bebê;
  • Antes de começar a troca, providencie os produtos que irá precisar, mantenha tudo por perto. Nunca deixe o bebê sozinho no trocador;
  • Seque bem as partes genitais, pois a umidade junto ao abafamento das fraldas favorece a proliferação de fungos, que causam irritações e alergias.

Fazendo assim, a troca de fraldas será tranquila, e você vai se acostumar a fazer tudo certo desde o começo, evitando problemas.

Guia sobre troca de fraldas, vazamentos e assaduras.

Vazamentos noturnos? 3 dicas para evitá-los!

Vazamentos noturnos são motivo de aflição para as mamães, pois incomoda muito os bebês. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar:

Verifique o tamanho da fralda

Escolher o tamanho adequado para vestir seu bebê é essencial. Não há como ajustar corretamente uma fralda que não serve em seu bebê. Estando bem ajustada, nem apertada ou larga, a fralda não irá vazar.

Use uma fralda ecológica para reforçar a fralda descartável

Para proteger mais, você pode utilizar a capa impermeável da fralda ecológica por fora do descartável. Prefira aquelas que acompanham um absorvente agregado.

As ecológicas são úteis também para as mamães que usam as descartáveis. E se você já usa as ecológicas, a solução é evitar o vazamento colocando junto um contorno noturno.

Os contornos noturnos são peças próprias para reforço das fraldas ecológicas. Eles têm de 6 a 8 camadinhas absorventes. Devem ser usados por dentro das fraldas, para evitar vazamentos de xixi e cocô.

Aproveite a hora da mamada noturna para trocar a fralda

Esta dica dá certo tanto para os bebês amamentados com leite materno quanto para os que precisam da mamadeira, pois ambos costumam mamar à noite. Por isso, aproveite para trocar a fraldinha antes, evitando que fique encharcada e vaze.

Se  os vazamentos noturnos continuarem, você pode resolver testando outras marcas de fraldas. Você pode, por exemplo, utilizar fraldas específicas para o período da noite.

A principal diferença entre as fraldas diurnas e noturnas está no número de camadas no núcleo absorvente. Tanto as fraldas descartáveis quanto as de pano, projetadas para uso noturno, têm camadas extras para manter o bebê seco, geralmente por até doze horas.

O que são as assaduras e por que surgem?

A assadura nos bebês é um tipo de reação cutânea inflamatória, que começa com pequenas irritações que fazem a pele ficar vermelha. Muitas vezes surgem também pequenos pontinhos, como bolinhas avermelhadas. 

Aos poucos estes sinais vão aumentando e tornam-se mais graves, caso não sejam tratados. Elas se apresentam de modo extremamente desconfortável e doloroso para o bebê. O problema geralmente ocorre na região genital, principalmente nas dobrinhas, nas virilhas e entre as nádegas, próximo ao ânus.

As assaduras aparecem por muitos motivos, como, por exemplo:

  • Calor excessivo que se junta à umidade e à acidez da urina;
  • Quando não é feita boa higienização e resíduos de cocô e xixi permanecem na pele; 
  • Quando o bebê fica muito tempo molhado de xixi ou sujo de fezes;
  • Quando a pele é constantemente friccionada pelo contato com o material da fralda;
  • Quando o bebê é alérgico a algum componente da fralda, como plástico, por exemplo;
  • Podem ocorrer devido à proliferação de fungos, como a cândida;
  • Podem ser um tipo de infecção por bactéria.

Cuidados para evitar as assaduras

  • Troque a fralda do bebê constantemente: Troque a fralda sempre que o bebê fizer cocô ou xixi. Não demore, pois, a urina e os resíduos das fezes em contato demorado com o bumbum podem irritar a pele e causar queimação e assaduras. Além disso, favorecem a proliferação de fungos e bactérias. Por precaução, troque a fralda a cada 3 horas.
  • Faça a higiene corretamente: A higienização do bebê é muito importante. No momento da troca, é essencial limpar com cuidado e atenção.
  • Evite usar lencinhos umedecidos: Os lenços umedecidos costumam causar irritações e assaduras em peles muito sensíveis. Use algodão molhado em água morna, especialmente nos bebês recém-nascidos.
  • Mantenha o bumbum do bebê sequinho: Antes de pôr a fralda limpa, verifique se o bumbum e outras partes genitais estão bem sequinhos. A umidade e os resíduos são grandes causadores de assaduras.
  • Não use fraldas apertadas: Se a fralda estiver apertada, melhor não usar. Muitas vezes as mamães querem aproveitar as fraldas que estavam guardadas, mas isso não vale a pena. Se estiverem muito justas, podem causar atrito e impedir a pele dessa região de respirar, provocando irritações e assaduras. Por isso, é importante comprar as fraldas aos poucos para evitar desperdícios.
  • Evite usar sabonetes perfumados ao lavar o bebê: O melhor são os sabonetes neutros próprios para bebês. Aquele sabonete de cheirinho maravilhoso pode aumentar o surgimento das assaduras.
Priorize fraldas confortáveis e seguras.

Como prevenir e tratar assaduras?

Apesar dos cuidados, as assaduras podem aparecer mesmo assim. Nesse caso, continue as práticas de higiene, deixando a pele sempre limpa e seca, e usando creme para assaduras.

Existem cremes para prevenir e para combater as assaduras, ambos evitam que a pele resseque. O creme preventivo precisa ser usado diariamente, é bem eficiente, combate fungos, forma uma camada de proteção, e impede que cocô e xixi entrem em contato direto com a pele. 

Mas se seu bebê estiver com a pele do bumbum irritada, use o creme para tratar, este possui uma textura mais grossinha e medicamento na sua formulação.

Esse tipo de creme de tratamento deve ser indicado pelo médico. O pediatra é o profissional mais indicado para prescrever o tratamento certo para a assadura ou dermatite do seu bebê.

O que fazer quando o problema continua?

Se a higiene está certinha e as assaduras continuam, o problema pode estar nas fraldas utilizadas. Muitas vezes o bebê apresenta sensibilidade a determinados materiais e não se adapta a algumas marcas. Nesse caso, a solução é ir trocando de marca até encontrar a ideal.

Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas

Com a iFraldas, você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê! Crie grátis seu chá de bebê online agora:

  • Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
  • Compartilhe com todos os seus convidados
  • Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
  • Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!
Mockup desktop iFraldas tema fadas chá de fraldas Alice

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.