Enjoo matinal na gravidez: como evitar e tratar?

Capa - enjoo matinal
Está procurando dicas de como evitar e tratar o enjoo durante a gravidez? Este conteúdo foi feito para você. Fique de boas e sem enjoo. Veja como!

Compartilhe este post

O enjoo matinal costuma ser um dos principais sintomas de quem está grávida, especialmente nas primeiras semanas de gestação. Não é uma regra, ou seja, nem toda gestante terá enjoos e, ainda que você tenha na primeira gestação, pode não ter nas próximas.

O fato é que esse enjoo é algo que incomoda bastante e pode dificultar o dia a dia da mulher, especialmente aquelas que trabalham fora de casa. Muitas vezes, a única coisa que elas querem é se deitar um pouco até o sintoma passar.

Pensando em ajudar a melhorar sua qualidade de vida, a iFraldas produziu este conteúdo. Veja quais são as principais causas e também formas de evitar ou, pelo menos, reduzir esse problema. Vamos lá!

Quais as principais causas do enjoo matinal na gravidez?

Ainda não se sabe com clareza porque algumas gestantes costumam enjoar na gestação. Mas acredita-se que a causa seja o aumento do hormônio HCG, aquele que identifica se você está grávida e de quantas semanas está.

Provavelmente, ele estimula, de alguma maneira, a área “responsável pelo vômito” no cérebro. Isso pode explicar, por exemplo, porque a mamãe grávida de gêmeos sofre mais com as náuseas.

Quanto tempo dura o enjoo na gravidez?

Como se acredita que a principal causa para esse sintoma seja a presença do hormônio HCG, os enjoos costumam melhorar depois da décima semana de gestação. Pois, é justamente nesse período que os níveis dessa substância começam a diminuir no organismo.

Porém, é preciso ficar alerta, pois enjoo crônico na gravidez pode ter algum outro problema por trás. Se mesmo depois da 16ª semana você ainda estiver com náuseas constantes, informe ao seu médico.

O que é hiperemese gravídica?

A hiperemese gravídica é uma condição que afeta algumas grávidas e se caracteriza por náuseas e vômitos persistentes que dificultam a alimentação e a ingestão de líquidos, podendo causar desidratação e desnutrição. É mais comum no início da gravidez, mas pode durar durante toda a gestação.

Além dos sintomas de náusea e vômito, a hiperemese gravídica também pode causar fadiga, tontura e perda de peso. A causa precisa da condição ainda não é conhecida, mas é mais comum em gestantes de gêmeos e quando os níveis de HCG estão elevados. Algumas evidências sugerem que fatores emocionais também podem estar relacionados.

O tratamento para hiperemese gravídica pode variar dependendo da gravidade dos sintomas. Em casos leves, pode incluir mudanças na alimentação, hidratação e medicamentos orais sob orientação médica. Em casos mais graves, pode ser necessário internação hospitalar para tratar desidratação e desnutrição agudas.

Como reduzir o enjoo na gravidez?

Bom, existem algumas estratégias que as mamães, novatas ou não, podem botar em prática para diminuir o enjoo matinal na gravidez. Vamos agora listar essas ótimas ideias que vão te ajudar a curtir esse momento sem tanto incômodo. Acompanhe!

Coma alimentos mais frios e com menos tempero

Os alimentos muito quentes costumam ter um cheiro mais forte e destacar aquele odor que pode te causar enjoo. Portanto, optar por alimentos frios pode ser uma ótima opção ou, pelo menos, não tão quente.

Boa alimentação enjoo matinal blog iFraldas

O mesmo vale para os temperos. Eles dão um cheiro particular aos alimentos. Por exemplo, você pode amar o cheiro do alho fritando na panela, mas na gestação isso pode ser totalmente diferente. Para amenizar esse efeito, você pode mudar os temperos ou reduzir a quantidade usada ao cozinhar.

Alimente-se a cada 3 horas

Sabia que ficar de barriga vazia aumenta os enjoos? A gente sabe que quando a gestante está enjoada não quer ouvir falar de comida e fica difícil colocar algo “para dentro” nesse momento.

Mas para evitar que a tal da náusea apareça, a melhor opção é comer pequenas porções a cada 3 horas.

Além disso, se você demora muito tempo para se alimentar, provavelmente, comerá mais quando o fizer. Isso pode não só aumentar o seu peso, como também aumenta as chances de enjoos após a refeição.

Evite cheiros mais fortes

O cheiro costuma ser o grande vilão das mulheres enjoadas no início da gestação. Nesse caso, o melhor que você tem a fazer é ficar bem longe de qualquer coisa que possa te afetar.

Por exemplo, ao usar produtos de limpeza, uma ótima estratégia é comprar as substâncias para fazer em casa, pois os prontos que temos em supermercados são muito concentrados e, consequentemente, têm um cheiro mais forte. Se você comprar para diluir em água, pode deixar o produto mais suave e ainda sai mais em conta.

Pode ser também que esteja na hora de mudar o seu perfume. Mesmo que seja o seu favorito. Você pode dar um tempinho dele e procurar um mais suave para usar. Os perfumes infantis, por exemplo, podem ser uma boa alternativa.

Pratique exercícios com autorização médica

Se exercitar melhora a saúde e, consequentemente, pode melhorar esses sintomas do enjoo matinal na gravidez, que podem ser uma verdadeira pedra no sapato.

Faça exercícios enjoo matinal blog iFraldas

Portanto, praticar alguma atividade física é essencial nos mais variados sentidos. Pode ser algo mais leve como uma caminhada ou mesmo hidroginástica. Foque sempre em exercícios de baixo impacto nesse momento. E lembre-se: sempre peça autorização do seu médico antes de iniciar qualquer exercício físico.

Cheirar limão ou chupar o picolé da fruta

Um estudo realizado em uma universidade no Irã comprovou que cheirar limão é um ótimo remédio para as gestantes que sofrem com os enjoos. As grávidas que usavam a aromaterapia por inalação de limão apresentaram uma frequência significativamente menor de enjoos e de vômitos.

Cheire limão enjoo matinal blog iFraldas

Portanto, nunca deixe faltar limão em casa ou aquele picolé da fruta da geladeira e um suquinho. Se possível, tenha sempre um perto de você, afinal de contas, as náuseas podem aparecer a qualquer momento.

Além disso, se você tem problemas de estômago, como gastrite, não é aconselhável o uso dessa técnica por conta da acidez do limão.

Gengibre pode ajudar, mas tenha cuidado

Se nenhuma outra estratégia deu certo ou se você quer variar as opções, o gengibre pode ser seu aliado contra o enjoo matinal na gestação.

O gengibre é termogênico e costuma ser contraindicado para grávidas. Porém, algumas pesquisas feitas estão descobrindo que se a dose diária para a grávida for respeitada, você consegue os benefícios sem prejudicar o seu bebê.

Porém, sabemos que cada organismo funciona de uma maneira. Por isso, antes de iniciar o uso do gengibre para reduzir as náuseas na gestação, pergunte ao seu médico.

Beba muita, muita água!

Estar sempre bem hidratada é uma das melhores coisas que você pode fazer para reduzir o enjoo matinal na gravidez. Para você, o recomendado é ingerir de 2 a 3 litros de água por dia. Por isso, deixe sempre uma garrafinha por perto.

Só não consuma líquidos durante as refeições, pois isso aumentará o tamanho do seu estômago, podendo provocar os temidos enjoos.

Dirija devagar

Já percebeu que muita gente fica enjoada na estrada? Principalmente nas que têm muitas curvas. Pois é, dirigir mais devagar pode evitar os enjoos.

As curvas na estrada podem causar enjoos devido ao fenômeno conhecido como “enjoo do carro”, causado por estímulos conflitantes entre os olhos e o sistema vestibular do ouvido interno.

O sistema vestibular é responsável por detectar movimentos e mudanças de posição, enquanto os olhos estão fixos na estrada. Quando as curvas na estrada causam movimentos bruscos, esses estímulos podem entrar em conflito, causando enjoo. Além disso, a falta de movimento pode contribuir para o enjoo, especialmente se o indivíduo estiver sentado por longos períodos.

Em resumo, o enjoo matinal é um sintoma comum, que afeta a maioria das mulheres grávidas. E, se você faz parte desse grupo, coloque as nossas dicas em prática.

Compartilhe este conteúdo com aquela amiga que também está sofrendo com o enjoo na gravidez!

Gostou? Leia mais conteúdos como este:

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.