Ir para o conteúdo
  • Blog
  • Chá de bebê
  • Enxoval
  • Gravidez
  • Semanas de gestação
  • Diversos
  • Todos os artigos
  • Blog
  • Chá de bebê
  • Enxoval
  • Gravidez
  • Semanas de gestação
  • Diversos
  • Todos os artigos

29 semanas de gestão: tudo o que você precisa saber

  • 17/12/2025
  • Calila Galvão
Gnominho e texto sobre 29 semanas de gravidez.
Está chegando ou já chegou nas 29 semanas de gestação? Então a gente te conta tudo o que você precisa saber sobre essa fase!
Compartilhe

Faltam menos de 3 meses para você, finalmente, conhecer o seu bebê e a ansiedade toma conta. As mudanças físicas e emocionais também são mais intensas, assim como os movimentos do bebê dentro da barriga, tornando a realidade da maternidade cada vez mais próxima.

Para passar por esse período tão importante da melhor forma possível, nada melhor do que ter o máximo de informação sobre o assunto. A iFraldas criou um conteúdo completo para te ajudar a saber tudo o que precisa e passar esse momento de espera de forma mais tranquila. Confira!

O que é normal sentir com 29 semanas de gestação?

O seu corpo está trabalhando ao máximo para manter o crescimento estável do bebê que já está bem maior. Essas adaptações vão impactar de diversas formas:

Desconfortos posturais e musculares

O centro de gravidade do seu corpo, que fica na altura do umbigo, entre a coluna lombar e a barriga, está bastante deslocado para frente. Isso vai exigir mais dos músculos da região para manter o equilĩbrio postural e a sustentação do corpo como um todo.

E aí que as temidas dores na região lombar, tão comuns em gestantes, podem aparecer. Até mesmo dores como a dor do ciático podem surgir.

Nesse caso, a prática de exercícios físicos — desde que seja autorizada pelo seu médico — é muito recomendada. Isso ajuda a fortalecer esses músculos que agora estão precisando trabalhar mais do que o normal. Ficar com a coluna mais alinhada ao deitar, usando um travesseiro entre as pernas, também pode ajudar.

Você também pode sentir algumas pontadas e fisgadas na região da virilha ou no abdome. Isso é perfeitamente normal, já que a musculatura dessa região, assim como os ligamentos, estão se esticando e alongando para acomodar o bebê.

Alterações na circulação

A quantidade de sangue circulando no corpo da mãe segue aumentando, assim como a pressão da região uterina sobre os vasos que estão ali. Isso faz com que haja maior retenção de líquidos, deixando os pés e pernas com aquele inchaço bem característico da gestação mais avançada.

Como isso muda a hemodinâmica dos líquidos corporais é bom ficar atenta. Se esse inchaço ocorre de forma repentina e vem acompanhado de dor de cabeça ou mesmo alterações na visão, procure o seu médico, pois podem ser sinais de pré-eclâmpsia.

Outro incômodo que pode aparecer são as varizes e as hemorroidas. Como a pressão sanguínea aumenta por causa da maior quantidade de sangue e a circulação fica mais difícil devido à pressão do útero sobre os vasos, esse problemas podem aparecer.

Mais contrações de treinamento

As chamadas contrações de Braxton Hicks ou contrações de treinamento aumentam. Você vai sentir:

  • A barriga mais enrijecida;
  • Contrações com frequência irregular;
  • Não ficam mais intensas com o passar do tempo;
  • Podem desaparecer com a mudança de posição ou depois de um banho quente e relaxante.

O principal objetivo dessas contrações é preparar o corpo para as contrações reais do momento do parto.

Azia e refluxo

Sim, infelizmente você não vai se livrar dessa dupla, na verdade, esses sintomas tendem a piorar já que, à medida que o bebê vai crescendo, ele vai empurrando mais o estômago, diminuindo seu espaço. 

Além desse motivo, há outro: a progesterona (significativamente presente) deixa a musculatura mais relaxada e assim, a válvula que fica entre o estômago e o esôfago que, normalmente, evita o refluxo, fica mais frouxa, permitindo que os líquidos retornem.

Problemas para dormir e falta de ar

A dificuldade para dormir vai aumentar, já que não será em qualquer posição que você vai ficar confortável e as idas ao banheiro no período noturno ficam mais frequentes. 

E quanto à respiração, de fato, ela fica mais difícil, pois com o bebê cada vez maior, o diafragma, um músculo que abre espaço para que o pulmão consiga se expandir, já não consegue tanto espaço como antes, tornando a respiração mais curta e aumentando a frequência respiratória.

Leia também: O que não te contaram sobre os sintomas de gravidez

Qual o risco de o bebê nascer de 29 semanas?

O ideal é que o bebê atinja, pelo menos, 37 semanas de gestação. Portanto, se ele nasce com 29 semanas, ainda está bastante prematuro.

Mas a boa notícia é que, com os avanços da medicina, hoje as chances de sobrevivência de um bebê que nasce com 29 semanas fica entre 90 e 95% se for imediatamente colocado em uma UTI neonatal bem equipada. 

Isso se deve ao fato de que, com essa idade, muitos marcos importantes do desenvolvimento fetal já estão presentes:

  • O pulmão já produz surfactante (substância essencial para que possamos respirar);
  • O centro de controle da temperatura que fica no cérebro já está funcionando;
  • O centro de comando da respiração no cérebro também já amadureceu bem.

Entre os riscos e os principais desafios de uma criança que nasce com 29 semanas, podemos citar os principais problemas de saúde:

  • Infecção e icterícia: o sistema imune ainda não está bem desenvolvido, assim como o fígado;
  • Complicações neurológicas: a HIV (Hemorragia Intraventricular) é um dos principais riscos neurológicos;
  • Imaturidade pulmonar: é o risco mais imediato e também o mais sério. Por isso que é tão importante ter uma UTI neonatal equipada no local.

Quantos quilos, em média, um bebê de 29 semanas deve ter?

O ganho de peso do bebê fica mais acelerado nessa fase, já que ele está perto de começar a vida fora do útero. 

Com 29 semanas, o bebê pode pesar de 1,1 a 1,3 kg e o tamanho dele fica entre 38 a 39 cm medindo da cabeça aos pés. Podemos compará-lo ao tamanho de uma abóbora pequena. 

O ganho de peso do bebê nessa fase se divide em:

  • Gordura branca: é o tecido adiposo branco ou gordura comum que se acumula principalmente na barriga servindo de reserva de energia e também se espalha pelo corpo para garantir a temperatura ideal;
  • Músculos e ossos: assim como os outros órgãos, músculos e ossos também crescem e mostram isso na balança.

Até quantos quilos é normal engordar até 29 semanas?

O peso do bebê com 29 semanas de gestação vai depender de alguns fatores, mas o principal é o IMC (Índice de Massa Corporal) que a mãe tinha antes da gestação. Assim, os ganhos a mais no terceiro trimestre ficam assim:

  • Se a mãe tinha IMC menor que 18,5: ganho de 0,5 a 0,6 kg;
  • Se a mãe tinha IMC entre 18,5 e 24,9: ganho de 0,4 a 0,5 kg;
  • Se a mãe tinha IMC entre 25 e 29,9: ganho entre 0,2 a 0,3 kg;
  • Se a mãe tinha IMC maior ou igual a 30: ganho entre 0,2 a 0,3 kg.

O peso extra fica dividido entre o bebê, a placenta, o líquido amniótico, as mamas, o útero, o volume de sangue e também na reserva de gordura materna.

Qual é a posição do bebê com 29 semanas?

O bebê ainda pode mudar bastante de posição, pois há espaço para isso, ainda que pouco. Assim, ele pode mudar de posição várias vezes ao dia. 

Ele continua envolvido no líquido amniótico, o que facilita essa mobilidade, e os chutes e cotoveladas são mais fortes, pois o bebê se mexe mais para se acomodar no espaço. Existem algumas posições que são mais comuns nesta fase:

  • Horizontal: o bebê fica meio que deitado de lado;
  • Cefálica: ou seja, de cabeça para baixo;
  • Pélvica: sentado com as pernas cruzadas ou esticadas.

Como ele ainda pode se mexer muito, não se preocupe se, nessa etapa, ele aparecer no exame sentado, por exemplo. Ainda há tempo para ele ficar na posição correta para o momento do parto.

É possível perder o tampão mucoso com 29 semanas?

É possível, mas não é o que se espera, pois este, normalmente, é um dos sinais de que o trabalho de parto está para acontecer. 

O tampão mucoso é um tipo de rolha formada de muco que separa o colo do útero do ambiente externo, protegendo o bebê contra bactérias e fungos. Espera-se que o tampão permaneça no lugar até o momento próximo ao parto, ou seja, 37 semanas, em média.

Caso o tampão saia antes, é essencial que você procure o seu médico e o hospital mais próximo imediatamente.

Celebrando em contagem regressiva

As 29 semanas de gestação são o marco para a contagem regressiva. É um momento de muita ansiedade por conhecer o mais novo membro da família e também de muitas mudanças para a mulher, tanto físicas quanto emocionais por causa dos hormônios, principalmente. 

É também nessa etapa que muitas mães fazem o Chá de Fralda — normalmente, entre o 6º e o 8º mês de gestação. Por ser um período em que a gestante pode apresentar maior cansaço e dores no corpo, uma ajuda para organizar o evento é mais do que necessária.

Pensando nisso, a iFraldas tem uma plataforma completa para te ajudar a criar o seu evento. Por meio dela, você pode criar um convite personalizado, gerar um link para enviar aos seus contatos, criar um site e também uma lista de presentes (que você recebe em dinheiro na sua conta de cadastro).

Quer saber mais? Então, acesse o nosso site e veja os depoimentos de outras mães que usaram a plataforma da iFraldas e como isso facilitou a vida delas!

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

começar agora
Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.
AnterioranteriorO que não te contaram sobre os sintomas de gravidez
Veja mais posts
Discussão sobre sintomas de gravidez.

O que não te contaram sobre os sintomas de gravidez

Personagem abacate representando bebê de 25 semanas de gravidez

25 semanas de gestação: tudo o que acontece com você e o bebê

O seu chá de bebê começa na iFraldas. Logomarca.

A iFraldas® é a solução mais prática, segura e personalizada para os pais que desejam fazer um chá de bebê. A lista de presentes converte tudo em dinheiro. Assim, tanto os pais quanto os convidados têm liberdade e autonomia para escolher o melhor para o bebê e podem celebrar os momentos mais importantes da gravidez. Conheça melhor a iFraldas aqui.

Icone-insta Icone-tiktok Icone-youtube Icone-twitter-x Icone-pinterest Icone-wpp
dúvidas?
  • como funciona
  • central de ajuda
  • dúvidas frequentes
  • tarifas e prazos
inspire-se e conheça
  • exemplos reais
  • depoimentos
  • pinterest
  • conheça a iFraldas
conteúdos iFraldas
  • blog
  • instagram
  • youtube
  • tiktok
fale com a gente
  • contato pelo site
  • whatsapp
  • email

informações legais

  • política de privacidade
  • termos de uso
Logomarca da Pagar.me - gateway de pagamento utilizado pela iFraldas
Logomarca indicando que a iFraldas é considerada um site seguro pelo Google
Logomarca indicando que a iFraldas utiliza SSL em seu site.
iFraldas® é uma marca registrada © Todos os direitos reservados
CNPJ 30.304.899/0001-05

Tudo sobre gravidez

Receba conteúdos personalizados para cada semana da sua gravidez, direto no seu e-mail.