Como se preparar para a gravidez: 15 dicas para mamães

Como se preparar para a gravidez
Se seu desejo é se tornar mamãe, este texto é para você: trouxemos várias dicas sobre como se preparar para a gravidez! Fique por dentro!

Compartilhe este post

Se você chegou até aqui é porque tomou a decisão de tentar engravidar. Então, primeiramente, nós desejamos saúde e sucesso nesse novo ciclo.

E, como você deve imaginar, a gravidez não é uma tarefa fácil. Por isso, nós separamos diversas dicas e recomendações de saúde para você estar completamente preparada para a gestação. Confira:

Se preparando para a gravidez: o que fazer?

Antes e durante a gravidez, as mamães tem uma longa lista do que fazer e do que evitar. A seguir, citamos tudo o que você deve fazer para se preparar para ter uma gestação saudável:

Alimente-se bem

Mesmo antes de engravidar, é fundamental que as mulheres comecem a ter uma alimentação saudável. Sim, isso significa evitar ao máximo fast food e comidas gordurosas e açucaradas, por mais gostosas que elas sejam.

Alimentação saudável blog iFraldas

É por meio da alimentação que você terá todos os nutrientes necessários para ter uma gestação saudável, além de evitar complicações, como diabetes gestacional, hipertensão e pré-eclâmpsia.

Assim, as nossas recomendações de alimentação antes da gravidez são:

  • Beber muita água;
  • Comer verduras e frutas;
  • Evitar fast food, gorduras, doces e alimentos ultraprocessados.

Consulte um ginecologista ou obstetra

A gravidez exige muito da mulher e, por isso, é fundamental que ela esteja com a saúde em dia. Assim, na consulta com um ginecologista ou obstetra, serão realizados alguns exames para avaliar o estado de saúde da mãe, assim como o histórico médico.

consulte um ginecologista blog ifraldas jpg

A partir desses testes, o(a) profissional consegue detectar e prever possíveis riscos durante a gestação, e então realizar recomendações para que tanto a mamãe como o bebê passem pela gravidez saudáveis.

Ressaltamos que, se você já tem alguma condição crônica, como hipertensão, diabetes, asma e outros distúrbios, é ainda mais importante o acompanhamento de um profissional da saúde durante essa fase.

Teste para ISTS

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como gonorréia, clamídia, micoplasma e HIV, podem causar riscos para a saúde da mulher e do bebê, como parto prematuro, ruptura de membranas ou até mesmo perda precoce da gravidez.

Grande parte dessas infecções são assintomáticas, podendo passar despercebidas por anos. Por isso, a realização dos testes é tão importante.

Uma vez que você descobre o diagnóstico, mais cedo começa o tratamento e o planejamento da gravidez sob essas circunstâncias.

Faça exercícios

Fazer exercícios regularmente é uma ótima maneira de se preparar para a gravidez. Tire 30 minutos, de duas a três vezes por semana e você começará a ver a diferença.

faca exercicios blog ifraldas jpg

Você pode fazer qualquer tipo de exercício, como caminhada, ioga ou pilates. Mas lembre-se: nada de esportes radicais que possam te machucar. A ideia é fortalecer o seu corpo.

Você pode começar com poucos exercícios e ir aumentando conforme se sentir confortável. O importante é não ficar parada e deixar o corpo saudável para a gestação.

Esteja com as vacinas em dia

Além de marcar consultas e realizar exames, é muito importante verificar se as suas vacinas estão em dia e, se faltar alguma, ir a um postinho médico o quanto antes. As vacinas são importantíssimas, pois ajudam a manter a futura mamãe e o bebê saudáveis e protegidos de doenças.

Visite o(a) dentista

Aproveitando a consulta no médico e todos os exames, marque uma consulta com um dentista. Como mencionamos, a saúde da mulher precisa estar o melhor possível para a gravidez – e isso inclui os dentes.

Durante a gestação, os hormônios afetam o seu corpo inteiro, da cabeça aos pés, englobando dentes e gengivas. Assim, ter bons hábitos de higiene e visitar o(a) dentista é uma boa maneira de evitar cáries, gengivites e outras infecções dentárias que podem trazer riscos para a sua gravidez.

Monitore o seu ciclo

Durante a preparação para a gravidez – independentemente se você usava métodos contraceptivos ou não, chegou o momento de acompanhar de perto o seu ciclo menstrual.

Por meio da monitoração da menstruação, você consegue entender exatamente o seu período mais fértil, o momento em que as chances de engravidar após uma relação sexual são mais altas.

Além disso, você consegue perceber se há algo de errado que é necessário checar antes de engravidar, como ciclos longos ou corrimentos indesejáveis.

Uma boa dica é usar algum aplicativo de calendário menstrual e anotar todas as informações: desde o primeiro dia do ciclo, quantidade de sangue, data do ato sexual, humor e mais.

Reúna histórico de saúde familiar

O seu bebê será diretamente influenciado pela sua saúde, como também pela saúde do papai e da sua família.

Pensando nisso, a nossa recomendação é reunir informações de parentes próximos para entender as condições presentes na ascendência.

Se você descobrir alguma doença, marque uma consulta com um(a) profissional da saúde para tirar todas as suas dúvidas e realizar testes.

Diminua a cafeína

Não é novidade que, durante a gravidez, a mamãe deve evitar alguns alimentos e bebidas. Acontece que, antes da gestação, é indicado diminuir o consumo de café e outras bebidas que contém cafeína.

Então, se você é o tipo de mulher que adora um cafezinho, comece a diminuir o consumo da bebida o quanto antes. Assim, não sofrerá em parar de beber café durante a gravidez.

Peça para o companheiro fazer um check-up

Mesmo que grande parte da gravidez saudável seja influenciada pela mulher, os médicos indicam que os parceiros também realizem exames e consultas, e mantenham-se saudáveis.

A genética da criança vem do papai e da mamãe, então procure fazer testes e analisar histórico médico para descobrir possíveis doenças e condições. E, claro, não esqueça de levar o parceiro para realizar os exames de ISTs.

Procure apoio psicológico

Você não deve preocupar-se apenas com a saúde física, mas também com a mental. O período antes da gravidez pode ser muito desafiador e frustrante para mulheres que têm dificuldade em engravidar ou passam por momentos difíceis.

faca acompanhamento psicologico blog ifraldas jpg

O acompanhamento de um psicólogo é uma maneira de aliviar o estresse, realmente entender como você está se sentindo e mais importante, como lidar com todas essas emoções.

Uma boa dica também é realizar terapia de casal para alinhar todas as dúvidas e questões que o futuro papai e mamãe possam ter antes da gestação. Acredite ou não, mas até a cor do quarto do bebê pode ser um motivo de discussão – e você não quer estresse, certo?

O que evitar?

Evite consumir comidas e bebidas que possam fazer mal ao corpo, além de colocar-se em perigo. Nós também achamos importante alertar as futuras mamães o que devem evitar no período de pré gestação:

Fumar ou beber álcool

Não é novidade que beber álcool, fumar (seja cigarro, vape ou outros) e usar drogas faz mal à saúde. Por outro lado, essas atividades antes e durante a gestação podem causar danos graves na mamãe e no bebê.

O consumo de bebidas alcoólicas pode causar a síndrome alcoólica fetal, condição que causa defeitos inatos à criança, como danos cerebrais e problemas de crescimento que não podem ser revertidos. Por isso, evite o álcool neste momento, mamãe.

Medicamentos

Marque uma consulta com o seu médico e explique que você está tentando engravidar e pergunte como parar de tomar remédios aos poucos, ou quais pílulas devem ser substituídas para não impactar a gravidez.

Estresse

Situações de alto estresse podem dificultar as chances da mulher engravidar. Esse estado inibe a segregação de hormonas do hipotálamo que estão diretamente relacionadas com a ovulação. Em outras palavras, sentir-se altamente estressada pode adiar ou até mesmo inibir a sua ovulação.

Para saber o seu estado, preste atenção nos sintomas: você está mais ansiosa que o normal? Não consegue dormir? O muco cervical não é tão abundante? A sua vagina está mais seca que o normal? Todos esses são indicadores que você pode estar mais estressada do que o normal.

A nossa recomendação para evitar que isso aconteça é: procure apoio psicológico para lidar com as frustrações que podem acontecer nesse período e comece algum tipo de exercício físico.

O yoga é uma ótima atividade física para fazer durante a gravidez, então por que não começar esse novo hobby agora?

Químicos e outros produtos químicos

Algumas pesquisas realizadas em animais apontam que longas exposições aos químicos presentes em produtos de limpeza podem ser tóxicos para mulheres e diminuir a quantidade de esperma dos homens.

Assim, procure ficar longe desses produtos, se possível. Não queremos causar nenhum mal para a mamãe e para o bebê, certo?

Curtiu? Leia mais conteúdos como este no nosso blog:

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.