Cama compartilhada: conheça o método que faz mães e bebês dormirem melhor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você já ouviu falar na cama compartilhada entre mães e bebês?

Quer saber mais sobre esse esse método que promete um sono melhor para os bebês e mais descanso para as mamães?

O conceito de cama compartilhada, que virou moda nos últimos tempos, não parte de uma ideia nova. Desde a época das cavernas, nossa espécie sobreviveu dormindo em bandos, com os mais fortes protegendo os mais frágeis. 

Somente nos últimos 150 anos é que os bebês passaram a dormir separados dos adultos, em quartos próprios para eles. Ao passo que evoluímos como sociedade, mas não mudamos o nosso instinto. 

O bebê, assim que nasce, não se importa muito com o fato de termos preparado ou não aquele quartinho lindo, todo decorado. 

Certamente o importante para ele é o abrigo que encontra no colo da mãe. Ali, naquele quentinho, está o seu porto seguro, com o cheirinho e a voz que ele já conhece desde a barriga.

O instinto do bebê diz que é nesse colinho que ele vai encontrar comida, calor, afeto e proteção. Assim, por se sentir seguro, lá é o melhor lugar do mundo para ele relaxar e dormir. 

Baseado nisso surge a ideia da cama compartilhada, uma forma de dormir que estimula essa proximidade entre mãe e filho.

O corpo a corpo durante a noite fará o bebê dormir melhor e, consequentemente, essa mãe também conseguirá descansar. A privação de sono está entre as maiores dificuldades das mães nos primeiros meses do bebê. 

O desgaste da mãe ter que se levantar e ir até o quarto ao lado para as infinitas mamadas noturnas, praticamente desaparece, pois o bebê já está ali, do seu ladinho. Fica mais fácil ouvir e atender as necessidades do filho.

Parece interessante, não é? Antes de mais nada, vamos entender melhor este método?

Cama compartilhada ajuda mães e bebês a dormirem melhor

Como funciona

Cama compartilhada é quando mãe e bebê compartilham a cama na hora de dormir.

O médico americano James McKenna, diretor do Mother-Baby Sleep Laboratory, da Universidade Católica de Notre Dame (EUA) é um dos principais defensores da cama compartilhada.

Para ele, mais do que trazer conforto e descanso para os pais, a prática promove, principalmente, a construção de um adulto mais seguro e positivo.

As principais vantagens do método são:

  • o contato mais próximo com a mãe melhora a estabilidade respiratória, oxigenação e termoregulação do bebê
  • promove despertares da mãe sincronizados com os do bebê
  • aumento da duração da amamentação e da produção de leite
  • facilita o descanso das mães que amamentam
  • favorece os vínculos de apego
  • favorece a formação no bebê de padrões de sono semelhantes aos dos adultos 

Associada até uns anos atrás com o risco de morte súbita, a cama compartilhada conta hoje com inúmeros estudos que não apenas estão desfazendo essa tese, como também comprovando a segurança da prática. 

A própria Academia Americana  de Pediatria (AAP) divulgou recentemente as suas recomendações sobre como reduzir a Síndrome da Morte Súbita Infantil, recomendando que os bebês durmam no mesmo quarto que os pais durante o primeiro ano de vida.

Cama compartilhada ajuda mães e bebês a dormirem melhor

Como fazer cama compartilhada de forma segura

Achou interessante e quer experimentar os benefícios da cama compartilhada? Calma. Antes de sair colocando em prática é preciso observar uma série de cuidados para que seja feita de forma segura:

  • a cama deve ser plana, firme e lisa, com lençóis que permaneçam bem ajustados. Não tente fazer cama compartilhada no sofá ou em cama muito macia e com cobertores pesados.
  • o ideal é que a cama seja colada à parede e o bebê durma entre a mãe e a parede. Importante se certificar que não existe espaço entre o colchão e a parede, onde o bebê poderia ficar preso.
  • apenas a mãe deve fazer cama compartilhada. O pai, irmãos, avós, babás ou qualquer outra pessoa não possuem a mesma consciência instintiva da mãe, de saber onde o bebê está.
  • nunca deixe o bebê sozinho em uma cama de adulto.
  • não use joias e se o cabelo for grande, prenda-o.
  • não use roupas com fitas ou cordões compridos.

Também é preciso levar em consideração que há casos onde a cama compartilhada é desaconselhada, pois pode envolver riscos. Listamos abaixo alguns deles:

  • jamais faça cama compartilhada se os pais tiverem consumido bebida alcoólica ou drogas.
  • também deve ser evitado se os pais fumam e se estão com obesidade ou sobrepeso.

E, principalmente, converse antes com o seu pediatra para avaliar os prós e contras no seu caso específico, ok?

Fontes: Programa de Saúde Infantil, Conselhos preventivos sobre o sono, Associação Espanhola de Pediatria de Atenção Primária, 2009 e Dra. Vanessa Manfrim

Gostou de artigo, visite nosso blog e veja muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como funcionam os valores e prazos?

Não custa nada para criar o site do seu chá, você tem acesso a vários recursos. Apenas se você receber fraldas virtuais, haverá uma tarifa de 7,99% sobre os valores recebidos. Liberando todos os recursos iFraldas Premium, além das tarifas, haverá um valor único de R$29,90. 

Você não paga nada quando começa a utilizar o iFraldas, os valores são descontados no resgate dos presentes. É muito mais comodidade e tranquilidade para você.

Tarifa zero para você

Você tem a opção de passar as tarifas para os seus convidados. Assim, eles irão visualizar a lista com as tarifas já somadas ao valor final dos presentes.

E as tarifas bancárias?

As tarifas bancárias incidem apenas nas fraldas virtuais recebidas. Caso o convidado efetue o pagamento por meio de cartão de crédito, incidirá também um desconto percentual de 3,99% sobre o valor do presente. É uma cobrança da Intermediadora de Pagamentos – Pagar.me. Segue um resuminho para não haver dúvidas sobre as tarifas:

Cartão de crédito Boleto e Pix
7,99% + 3,99% 7,99%

E os prazos?

Para resgatar os valores que recebidos dos presentes, temos um política de liberação que funciona de acordo com a tabela abaixo:

Cartão de crédito Boleto Pix
Prazo para liberação 33 dias corridos Até 3 dias úteis Imediato (após o pagamento)
Prazo para transferência Até 3 dias úteis

Entendi, e agora?

Simples, basta clicar no botão abaixo e criar seu site grátis!

Sua lista de fraldas ou de presentes permanece online por 3 meses gratuitamente e por 6 meses no total no premium

Duração do chá

Todos as mamães começam com os recursos grátis para a criação do site. Este com 3 meses de duração para os seus convidados. Já com o upgrade para o iFraldas Premium, o site fica online por 9 meses no total.

Em ambos, você ainda terá acesso ao painel de controle para resgatar suas fraldas por mais 6 meses, o site deixa de ficar disponível apenas para os seus convidados.

Receba muitos presentes com a lista de fraldas personalizada do iFraldas

Lista de presentes

Receba seus presentes em dinheiro.

No chá de bebê ou revelação à moda antiga, seus convidados, geralmente lhe presenteavam com os itens ou fraldas pedidas no convite.

Com o iFraldas, você recebe seus presentes em dinheiro, assim compre o que quiser, de acordo com as necessidades do bebê. Não é muito melhor?

Vários temas para o seu chá de bebê, chá rifa ou chá revelação

Temas

Nós preparamos com todo carinho vários temas para você compartilhar seu chá na internet.

São 9 temas para chá de bebê ou chá rifa, e 5 temas para chá revelação, assim você pode deixar o site do chá do seu jeitinho!

Faça um convite online para seu chá de bebê, chá de fraldas ou chá revelação

Convite online

Faça lindos convites com várias opções de tema e compartilhe com as pessoas que você ama pelo WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mail… você escolhe!

Tarifas e prazos

Tarifas

No intuito de prestar o melhor serviço para nossos clientes com alta tecnologia e segurança, o iFraldas retém um percentual de 7,99% sobre o valor das fraldas virtuais recebidas.

Caso o convidado efetue o pagamento por meio de cartão de crédito, incidirá também um desconto percentual de 3,99% sobre o mesmo valor. É uma cobrança da Intermediadora de Pagamentos – Pagar.me.

Segue um resuminho para não haver dúvidas sobre as tarifas:

Cartão de crédito Boleto Pix
7,99% + 3,99% 7,99% 1,49%

Tarifa zero para você

Você tem a opção de passar as tarifas para os seus convidados. Assim, quando eles te presentearem, as tarifas já serão adicionadas à compra e você recebe o valor integral dos presentes recebidos.

Quando da solicitação do resgate, informamos que não é cobrada taxa para a transferência. No entanto, a partir do segundo resgate, caso ocorra, será cobrada a taxa de R$7,90 por transferência.

Prazos

A seguir nossa política de liberação e resgate dos créditos:

Cartão de crédito Boleto Pix
Prazo para liberação 33 dias corridos Até 3 dias úteis Imediato (após o pagamento)
Prazo para transferência Até 3 dias úteis