Saiba como evitar rachaduras nos mamilos na amamentação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O momento da amamentação é um dos mais esperados pela mãe durante a gravidez. Essa é uma atividade única, sem igual, em que mãe e filho compartilham uma experiência de união que é capaz de criar laços para o resto da vida.

Porém, a amamentação não pode ser idealizada e romantizada, como muitas mulheres fazem. Trata-se de um momento incrível e experiência única, mas também existem as dificuldades, dores e nervosismo que envolvem o ato.

Dentre as dificuldades estão as rachaduras nos mamilos. Trata-se de uma situação extremamente comum, mas que pode ser evitada com algumas atitudes simples e práticas, que farão toda diferença na qualidade da experiência para mãe e filho, além de auxiliar na questão da autoestima com o corpo nessa fase em que ele sofre tantas mudanças.

O que são e o que causa as rachaduras nos mamilos?

As rachaduras nos mamilos não são nada além de pequenas fissuras geradas pelo atrito durante a amamentação. Normalmente, essas rachaduras desaparecem em poucos dias após o início de alguns cuidados especiais, mas é importante que a mãe fique atenta para que elas não se transformem em pequenas feridas. Caso isso aconteça, é necessário buscar ajuda médica.

Mas, em geral, tratam-se de lesões geradas no tecido da pele, que são geradas durante a sucção do bebê em busca do leite, que podem gerar maior pressão do que o necessário. Afinal, ele também está aprendendo a se alimentar.

Na maior parte dos casos, essas fissuras são geradas pelo mau posicionamento da cabeça do bebê ou uso de itens intermediários para facilitar a mamada. Além disso, também há casos em que a pele da mãe é naturalmente mais sensível, acarretando maior fragilidade do seio.

Independente do motivo, as soluções que poderão ajudá-la são bastante simples.

O que fazer para evitar esse resultado no seio?

Antes de executar qualquer uma das ações, é importante que você converse com seu médico, para garantir que um diagnóstico profissional seja feito e entender se trata-se apenas de uma rachadura como a mencionada no exemplo acima.

Caso seja realmente uma questão de atrito, alguns cuidados que podem te ajudar a evitar rachaduras nos mamilos são:

1. Realize uma ordenha antes de toda mamada

Em geral, quando a criança pega no peito da mãe, o órgão está, de certa forma, “despreparado” para a sucção e, por isso, o bico pode estar um pouco mais rígido, o que vai acarretar em dificuldade do bebê em fazer a primeira sucção. Com isso, o bebê pode se acostumar a fazê-lo de forma mais forte.

Por isso, é indicado que a mãe faça uma rápida ordenha, podendo inclusive guardar o leite em uma mamadeira para um outro momento. Cerca de 1 minuto é suficiente para que a aréola fique mais flexível e, consequentemente, mais fácil para o bebê fazer a pega. Com isso, além de evitar rachaduras posteriores, esse cuidado também costuma gerar menos dor no momento da amamentação, o que é ótimo para quem está começando com o processo nos primeiros dias do bebê em casa.

2. Evite o uso de cremes e óleos

Apesar de os cremes e óleos vegetais proporcionarem alívio e um aspecto de resolução imediata, essas não são opções indicadas para resolver o problema de forma definitiva. Algumas mães chegam a passar até pomadas nos mamilos, mas elas não são indicadas em caso de rachaduras.

O motivo é a necessidade de deixar que o corpo se recupere sozinho. A rachadura, de certa forma, é uma ferida que precisa ser cicatrizada e não a falta de hidratação no local, como muitos pensam. Então, o ideal é deixar a área o mais seca possível para que o corpo faça o processo de regeneração sozinho. Nosso corpo é mais poderoso do que você imagina!

Além disso, qualquer substância colocada no mamilo pode ser tóxica para o bebê. Então, é importante tomar cuidado e não aplicar qualquer produto sem orientação médica.

3. Lave apenas o necessário

Da mesma forma que é importante evitar óleos e cremes, você também deve evitar a lavagem em excesso dessa região. Além de garantir que o mamilo fique seco na maior parte do tempo possível, você também evita que a região perca a proteção natural.

É importante fazer a higienização durante o banho e logo após a amamentação, mas não é necessário lavar o seio com qualquer produto diferente nos demais momentos do dia.

Veja a recomendação da Fundação Oswaldo Cruz sobre a higiene dos seios:

Lavar o seio só com água: seios e mamilos devem ser lavados apenas com água, sem o uso de sabonetes ou cremes. Os mamilos têm uma hidratação natural que deve ser mantida durante a gravidez. Por isso, quando são usados sabonetes ou cremes, essa hidratação é removida, aumentando o risco de rachaduras nos mamilos. Existem pequenas glândulas localizadas na aréola que produzem secreção sebácea que protegem a pele para a amamentação.

Fundação Oswaldo Cruz

Aproveitamos e colocamos aqui também a Cartilha de Promoção a Amamentação, com várias informações que podem te ajudar.

Promoção da amamentação e alimentação complementar

4. Avalie a forma como o bebê está posicionando a boca

A posição na qual o bebê deve permanecer durante a amamentação também faz toda diferença no resultado das rachaduras do mamilo.

Observe se o seu filho ou filha está fazendo a famosa “boca de peixinho”. Seus lábios devem estar virados para a fora e a boquinha deve estar bastante aberta. O ideal é que a boca dele consiga tapar praticamente toda a aréola da mãe durante todo o período em que a sucção acontece.

Além disso, observe a posição da cabeça, pois ela deve estar parada de uma forma em que o queixo da criança fique encostado na mama.

É importante lembrar que essa posição da cabeça e da boca também vão ajudar na facilidade de sucção por parte do bebê, evitando também possíveis dores mais fortes na região para a mãe. Essa é, provavelmente, uma das coisas que ninguém te contou sobre a amamentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como funcionam os valores e prazos?

Não custa nada para criar o site do seu chá, você tem acesso a vários recursos. Apenas se você receber fraldas virtuais, haverá uma tarifa de 7,99% sobre os valores recebidos. Liberando todos os recursos iFraldas Premium, além das tarifas, haverá um valor único de R$29,90. 

Você não paga nada quando começa a utilizar o iFraldas, os valores são descontados no resgate dos presentes. É muito mais comodidade e tranquilidade para você.

Tarifa zero para você

Você tem a opção de passar as tarifas para os seus convidados. Assim, eles irão visualizar a lista com as tarifas já somadas ao valor final dos presentes.

E as tarifas bancárias?

As tarifas bancárias incidem apenas nas fraldas virtuais recebidas. Caso o convidado efetue o pagamento por meio de cartão de crédito, incidirá também um desconto percentual de 3,99% sobre o valor do presente. É uma cobrança da Intermediadora de Pagamentos – Pagar.me. Segue um resuminho para não haver dúvidas sobre as tarifas:

Cartão de crédito Boleto e Pix
7,99% + 3,99% 7,99%

E os prazos?

Para resgatar os valores que recebidos dos presentes, temos um política de liberação que funciona de acordo com a tabela abaixo:

Cartão de crédito Boleto Pix
Prazo para liberação 33 dias corridos Até 3 dias úteis Imediato (após o pagamento)
Prazo para transferência Até 3 dias úteis

Entendi, e agora?

Simples, basta clicar no botão abaixo e criar seu site grátis!

Sua lista de fraldas ou de presentes permanece online por 3 meses gratuitamente e por 6 meses no total no premium

Duração do chá

Todos as mamães começam com os recursos grátis para a criação do site. Este com 3 meses de duração para os seus convidados. Já com o upgrade para o iFraldas Premium, o site fica online por 9 meses no total.

Em ambos, você ainda terá acesso ao painel de controle para resgatar suas fraldas por mais 6 meses, o site deixa de ficar disponível apenas para os seus convidados.

Receba muitos presentes com a lista de fraldas personalizada do iFraldas

Lista de presentes

Receba seus presentes em dinheiro.

No chá de bebê ou revelação à moda antiga, seus convidados, geralmente lhe presenteavam com os itens ou fraldas pedidas no convite.

Com o iFraldas, você recebe seus presentes em dinheiro, assim compre o que quiser, de acordo com as necessidades do bebê. Não é muito melhor?

Vários temas para o seu chá de bebê, chá rifa ou chá revelação

Temas

Nós preparamos com todo carinho vários temas para você compartilhar seu chá na internet.

São 9 temas para chá de bebê ou chá rifa, e 5 temas para chá revelação, assim você pode deixar o site do chá do seu jeitinho!

Faça um convite online para seu chá de bebê, chá de fraldas ou chá revelação

Convite online

Faça lindos convites com várias opções de tema e compartilhe com as pessoas que você ama pelo WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mail… você escolhe!

Tarifas e prazos

Tarifas

No intuito de prestar o melhor serviço para nossos clientes com alta tecnologia e segurança, o iFraldas retém um percentual de 7,99% sobre o valor das fraldas virtuais recebidas.

Caso o convidado efetue o pagamento por meio de cartão de crédito, incidirá também um desconto percentual de 3,99% sobre o mesmo valor. É uma cobrança da Intermediadora de Pagamentos – Pagar.me.

Segue um resuminho para não haver dúvidas sobre as tarifas:

Cartão de crédito Boleto Pix
7,99% + 3,99% 7,99% 1,49%

Tarifa zero para você

Você tem a opção de passar as tarifas para os seus convidados. Assim, quando eles te presentearem, as tarifas já serão adicionadas à compra e você recebe o valor integral dos presentes recebidos.

Quando da solicitação do resgate, informamos que não é cobrada taxa para a transferência. No entanto, a partir do segundo resgate, caso ocorra, será cobrada a taxa de R$7,90 por transferência.

Prazos

A seguir nossa política de liberação e resgate dos créditos:

Cartão de crédito Boleto Pix
Prazo para liberação 33 dias corridos Até 3 dias úteis Imediato (após o pagamento)
Prazo para transferência Até 3 dias úteis