Conheça 5 fatos curiosos sobre recém-nascidos

Conheça 5 fatos curiosos sobre os recém-nascidos

Compartilhe este post

Todo mundo adora fatos curiosos sobre recém-nascidos. Sejam situações engraçadas, coisas não tão comuns no nosso dia-a-dia ou até mesmo informações totalmente novas para a gente.

A verdade é que os primeiros dias de um bebê em casa são cheios de descobertas. As primeiras interações com o mudo exterior são totalmente estranhas para a criança. Afinal, ela não sabe o que está fazendo ali, o motivo de tudo ter se transformado tão de repente e principalmente por que tem tanta gente por perto.

E algumas situações podem ser assustadoras para os pais, quando na verdade são totalmente normais. A primeira noite de sono, a primeira amamentação, a descoberta do motivo pelo qual não param de chorar, o primeiro banho… Tudo será novidade! Por isso, é importante se informar para se tornar o mais confiante possível para passar por esse período com tranquilidade.

Por esse motivo, criamos uma lista com 5 fatos curiosos sobre recém-nascidos para você conhecer! Mas não se engane, você vai conhecer uma série de outros fatos ao longo dos primeiros dias. Na verdade, você vai se surpreender todos os dias, até que seu filho ou filha alcance a fase adulta!

1 O bebê não produz lágrimas

5 fatos curiosos sobre recém-nascidos - Choro
Um dos fatos curiosos sobre recém-nascidos é que o choro é sem lágrimas, mas calma que vamos explicar

Você já percebeu que, muitas vezes, quando o bebê está chorando, na verdade, ele está apenas gritando e não cai nenhuma lágrima no seu rosto? Essa é uma situação totalmente normal e não é necessário se preocupar. Isso acontece porque, logo após o nascimento, as lágrimas não estão sendo de fato produzidas. O fato é que os ductos lacrimais do bebê não são abertos imediatamente após o parto. Leva alguns dias ou semanas para que, de fato, a primeira lágrima caia.

Por isso, é importante entender que o choro, na verdade, é uma forma de comunicação. Essa é uma tentativa de comunicar algo. Com o passar dos meses, os olhos do bebê começam a demandar maior umidificação e as lágrimas passam a ser produzidas.

2 É comum achar que o bebê é estrábico

5 fatos curiosos sobre recem nascidos estrabico
Mais um dos fatos curiosos sobre recém-nascidos, é que eles ainda estão se acostumando com o novo mundo ao seu redor

Após o nascimento, ao trocar os primeiros olhares com os pais, muitos se perguntam se o filho é estrábico, pois de fato os olhos costumam ficar um pouco tortos quando o bebê tenta fixar a visão em um ponto específico.

Isso acontece porque os bebês não estão acostumados a utilizar sua visão. Imagine que ele passou 9 meses no escuro, sem precisar da visão para absolutamente nada. De repente, é jogado em um mundo cheio de luz e estímulos, onde ele tenta se localizar em meio a tanta movimentação. Com isso, ele passa a utilizar pela primeira vez os músculos dos olhos. A visão vai de um lado para o outro, tentando se fixar em algum objeto que pareça mais interessante. Ao mesmo tempo, o bebê está aprendendo a direcionar os dois olhos para o mesmo local – algo que é totalmente involuntário para nós, mas que é um aprendizado bastante complexo. 

Observe se, com o passar dos meses, a visão do bebê ainda parece irregular e procure orientação médica para saber como proceder.

3 Crescimento acelerado nos primeiros dias

5 fatos curiosos sobre os recém-nascidos - crescimento rápido

Com 30 dias de vida, um bebê já é capaz de demonstrar satisfação em situações como o banho, reagir quando sente algum desconforto, acordar quando sente fome e até mesmo segurar um objeto com as próprias mãos. Ou seja, os primeiros dias de vida do seu filho serão transformadores e ele vai crescer muito! Algumas pessoas costumam dizer que veem um bebê completamente diferente a cada dia tendo em vista a velocidade das transformações.

Em média, os bebês chegam a crescer 750g só no primeiro mês de vida. Para alguns, esse pode ser um ganho de cerca de um terço do tamanho, dependendo da estatura no momento do nascimento.

Ao final do primeiro mês, o bebê já consegue fixar os olhos em sua mãe, além de reconhecer com clareza sua voz e o seu cheiro também.

4 Os olhos dos bebês já são quase do tamanho dos de um adulto

5 fatos curiosos sobre os recém-nascidos - olhos

Um dos fatos curiosos sobre recém-nascidos muito interessante é que os olhos dos bebês não costumam crescer muito. Um recém nascido já nasce com cerca de 75% do tamanho dos olhos de um adulto. Ou seja, essa parte já está praticamente totalmente desenvolvida logo após o nascimento.

Ao mesmo tempo, a visão não está 100% formada. Na verdade, está longe disso.

Após os primeiros 30 dias de vida, os bebês ainda não enxergam direito. Eles conseguem visualizar manchas e cores, como se estivessem olhando para uma pintura. Ele ainda está aprendendo a reconhecer o mundo à sua volta e a interpretar todos os estímulos que o rodeiam.

5 Eles podem dormir de olhos abertos

5 fatos curiosos sobre recem nascidos dormir

Se o seu bebê está deitado sem se mover um centímetro ou reagir a qualquer estímulo, mas estiver respirando normalmente e de olhos abertos, é muito provável que ele esteja dormindo. Esse é um cenário muito comum durante os primeiros dias de vida, quando o bebê ainda não associou que, ao fechar os olhos, seu sono será mais tranquilo.

Parece uma loucura, não é mesmo? Mas o bebê precisa aprender absolutamente tudo.

Esse cenário é chamado tecnicamente de lagoftalmo noturno e é totalmente normal, não fazendo mal algum à criança. O ato de dormir de olhos abertos deve desaparecer até o bebê completar 1 ano e meio.

Também não há problema em fechar os olhos com cuidado, encostando os dedos nas pálpebras como se fosse uma forma de fazer carinho. Os músculos dos olhos vão se acostumar com a ideia aos poucos e não há necessidade de forçar, mas muitos pais se sentem mais confortáveis em ver o bebê dormindo com os olhos fechados.

Você já conhecia essas curiosidades? Alguma delas foi novidade para você? Fique tranquilo porque são muitas informações e você vai se surpreender a cada dia! Mas lembre-se de procurar orientação médica caso qualquer um desses itens aparenta estar exagerado ou abaixo do esperado.  Somente um profissional

Para complementar este post

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.