Como montar o quarto do bebê sem gastar muito

Tabela de conteúdo

Quando recebem a notícia da gravidez, mamães e papais começam a fazer muitos planos. Aafinal, eles têm pela frente nove meses de expectativa, com uma intensa preparação para receber o novo membro da família. Chá revelação, escolha do obstetra, pré natal, nutricionista, chá de bebê, enxoval, fotos da gravidinha, pesquisa do pediatra – ufa! Nesta longa lista de preparativos, ainda tem a decoração do quarto do bebê, um dos momentos mais esperados e significativos para as futuras mamães.

Com tanto para fazer no período da gestação, novos gastos são esperados, mas, com planejamento e organização, é possível economizar e ainda realizar os seus sonhos para esse momento tão especial. Por isso, trazemos dicas para montar o quarto do bebê sem gastar muito, garantindo fofura, conforto e aconchego!

Créditos da imagem de capa: Freepik por gpointstudio

Qual o momento certo para arrumar o quarto do bebê?

Tem mamães que começam a fazer planos assim que realizam a primeira ultrassonografia, logo no comecinho da gravidez. Fazer pesquisas, buscar referências de estilos de decoração em sites como o Pinterest, trocar ideias com amigas, começar a entender o que agrada e pensar no que é funcional para a dinâmica da casa são etapas importantes, que não dependem de saber o sexo do bebê e podem ser feitas de casa, pelo celular ou laptop. No entanto, antes de colocar a mão na massa e começar a transformar o espaço que será do bebê, vamos entender o que deve ser considerado antes de começar:

Quarto de bebê neutro ou sem gênero
Achamos este quarto de bebê lindo na Grão de Gente

É menino ou menina?

Alguns casais preferem descobrir o sexo da criança apenas no nascimento – e isso não atrapalha na decoração do quarto pois tem muitas opções lindas nas quais não importa se o bebê é menino ou menina – são conhecidos como quartos de bebê sem gênero. Para os que não aguentam a curiosidade, geralmente, a ultrassonografia da 16ª semana de gestação, ou exame de sexagem fetal, revela se se está chegando um príncipe ou uma princesa (se quiser acabar com o suspense de forma divertida e criativa, veja nossas dicas!). Com essa grande notícia, as gravidinhas ficam ainda mais empolgadas e seguras para escolherem o tema e cores do quartinho do bebê.

Quantos bebês tem aí dentro?

Já pensou em começar a preparar o quartinho para um bebê e, na verdade, terem dois ou três a caminho? Além do susto, você ainda teria que interromper o plano atual e repensar todas as decisões que já tomou. Certamente, o seu orçamento também precisaria ser revisto, então, não é recomendado começar a montar o quarto antes de ter certeza da quantidade de bebês que está esperando – geralmente no exame de ultrassonografia realizada entre a 7ª e a 9ª semana de gravidez. Antes disso, são tão pequenos que um pode passar despercebido.

Escolher o ambiente para o quarto do bebê

Com a chegada iminente do novo membro da família, é preciso definir qual será o espaço do bebê, se será um quarto compartilhado com o irmão ou irmã mais velha, se alguma reforma será necessária e o grau dessa intervenção. Caso o espaço escolhido atualmente seja dedicado a outra finalidade, como escritório, depósito (“quarto da bagunça”) ou quarto de visita, é importante ter tempo para realocar os objetos e móveis. Se for necessário fazer obra e pintar, o ideal é que essas providências sejam tomadas até a 24ª semana de gravidez quando a barriguinha ainda não está tão grande e a gravidinha, via de regra, tem disposição para fazer pesquisa de preços e acompanhar os aspectos práticos da reforma.

Programar a chegada dos móveis do bebê

Independente dos móveis serem comprados ou presenteados, o ideal é que estejam montados no quarto a partir da 36ª semana de gestação. Muitas vezes móveis novos chegam com cheiro forte de tinta ou cola e é importantíssimo que tenha tempo para ventilar e sair o cheiro de produtos químicos antes do bebê chegar em casa. Se os móveis forem doados, pode ser necessário fazer pequenos reparos, como pintura.

Confira as nossas dicas para montar o quarto do bebê sem gastar muito

É natural ter preocupação com o orçamento diante de tantos gastos novos que chegam junto com o novo bebê. Em diversos momentos nos perguntamos onde é possível economizar ou se existem alternativas mais em conta. Vamos explorar algumas possibilidades que ajudam a economizar na decoração do quarto do bebê recém nascido:

  • Faça um levantamento dos móveis existentes na sua casa e pergunte a familiares e amigos que estejam redecorando suas casas se eles tem a intenção de doar ou vender móveis usados. Você pode se surpreender com as possibilidades – um gaveteiro pode virar um trocador, uma poltrona da sala pode se transformar na perfeita cadeira de amamentação com um novo forro, e você pode dar sorte de ter uma amiga doando um berço!
  • O quarto já tem armários? Aproveite a estrutura existente e dê uma repaginada trocando apenas os puxadores. Você pode escolher um tema lúdico ou um modelo que esteja dentro da sua cartela de cores (continue lendo para saber mais sobre isso).
  • Menos é mais! Uma tendência de decoração bem atual são os quartos de bebê clean e minimalistas, com cores neutras e poucos objetos, facilitando assim a limpeza, ventilação e acesso. Essa moda é excelente para quem está com o orçamento apertado pois permite montar para o recém nascido um espaço moderno, funcional e bonito. Para garantir o charme do ambiente, continue lendo! 
  • Use uma base neutra. Seu recém nascido logo logo vai crescer e o “quartinho do bebê” mais uma vez passará por uma nova transformação, com inclusão de muitos brinquedos, pinturas e paixão por personagens de desenhos animados. Por isso, vale a pena investir em paredes, cortinas e móveis em cores neutras como branco, bege e cinza para economizar no futuro, na transição da decoração do quarto quando seu filho ou filha estiver com 2 aninhos.  
  • Para complementar a base neutra, escolha uma cartela de cores para caprichar nos detalhes do quarto e do enxoval.  Essas cores podem ser usadas na almofada da cadeira de amamentação, laço da cortina, objetos de decoração, abajur, bichos de pelúcia, cestas de armazenamento e na plaquinha com nome da porta. A cartela pode ser formada por 2 ou 3 cores que se complementam.
  • Escolha uma parede para ser ponto focal e faça uma composição de gravuras usando a paleta de cores que você escolheu. As gravuras podem ser compradas em lojas ou então você pode comprar online – muitos artistas disponibilizam suas gravuras para download a preços justos. Depois, basta imprimir em casa ou em uma gráfica rápida e emoldurar.
  • O segredo está nos detalhes! Escolha um item charmoso para dar personalidade e diferenciar o quarto. Uma ótima opção são bandeirolas de tecido que podem ser customizadas nas cores e estampas que você quiser. 
  • Resista à tentação de comprar todos os brinquedos fofos que encontrar! Por enquanto, o bebê não fará muito proveito então é melhor economizar agora. Alguns bichinhos de pelúcia e brinquedinhos são suficientes nesse primeiro momento.
  • Compre um abajur! Uma fonte de luz suave no quarto do bebê garante um uma iluminação aconchegante para as mamadas e trocas de fralda noite adentro. O abajur é uma solução rápida e muito mais barata que instalar luzes indiretas no teto!

Sem dúvida, é possível economizar na decoração do quarto do bebê, e ainda montar um ambiente especial e confortável para viver momentos lindos, intensos e inesquecíveis com o seu recém nascido nesse quartinho.  

Então, gostou das nossas dicas? Nos conte quais você vai aplicar no quartinho do seu bebê! E não esqueça, durante a sua gravidez, seus familiares e amigos vão querer participar, seja ajudando, presenteando ou colaborando com os preparativos. Não deixe de organizar o seu chá de bebê, chá revelação ou chá rifa para compartilhar esse momento com todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu chá de bebê começa aqui

Faça sua lista de presentes e receba tudo em dinheiro.

ahh, montar sua lista é grátis ☺️