Como montar o quarto do bebê: Dicas e inspirações

Dicas para montar o quarto do bebê
Inspirações e dicas para economizar na hora de montar o quarto do bebê? Confira dicas para decorar e deixar o quartinho confortável!

Compartilhe este post

Quando mamães e papais recebem a notícia da gravidez, logo já começam a fazer planos. Afinal, eles têm pela frente nove meses de expectativa, com uma intensa preparação para receber o novo membro da família. Chá revelação, escolha do obstetra, pré-natal, nutricionista, chá de bebê, enxoval, ensaio de fotos da grávida, a busca por um bom pediatra – ufa! 

Nesta longa lista de preparativos, ainda tem a decoração do quarto do bebê, um dos momentos criativos mais esperados e significativos para a família, no qual todos se sentem entusiasmados com cada detalhe.

Com tanto para fazer no período da gestação, novos gastos são esperados, mas, com planejamento e organização, é possível economizar e ainda realizar os seus sonhos para esse momento tão especial. Por isso, trazemos dicas para montar o quarto do bebê sem gastar muito, garantindo fofura, conforto e aconchego!

Escolha o melhor para o seu bebê

Qual o momento certo para arrumar o quarto do bebê?

Tem mamães que começam a fazer planos assim que realizam a primeira ultrassonografia, logo no comecinho da gravidez. Fazer pesquisas, buscar referências de estilos de decoração em sites como o Pinterest, trocar ideias e inspirações com amigas e parentes, começar a entender o que é funcional para a dinâmica da casa são etapas importantes, que não dependem de saber o sexo do bebê e podem ser feitas de casa, pelo celular ou laptop. 

No entanto, antes de colocar a mão na massa e começar a transformar o espaço que será do bebê, vamos entender o que deve ser considerado antes de começar:

Uma mulher grávida montando o quarto do bebê.

É menino ou menina?

Alguns casais preferem descobrir o sexo do bebê apenas no nascimento, o que não atrapalha na decoração do quarto, pois existem muitas opções nas quais não importa se o bebê é menino ou menina, e são conhecidas como quartos de bebê sem gênero

Para os que não aguentam a curiosidade, geralmente, a ultrassonografia da 16ª semana de gestação, ou exame de sexagem fetal, revela o sexo do bebê. Com essa grande notícia, as gestantes ficam ainda mais empolgadas e seguras para escolherem o tema e cores do quartinho do bebê.

Quantos bebês tem aí dentro?

Já pensou em começar a preparar o quartinho para um bebê e, na verdade, terem dois ou três a caminho? Além do susto, você ainda teria que interromper o plano atual e repensar todas as decisões que já tomou. 

Certamente, o seu orçamento também precisaria ser revisto, então, não é recomendado começar a montar o quarto antes de ter certeza de quantos bebês você que está esperando – confirmação que pode ser feita com o exame de ultrassonografia realizada entre a 7ª e a 9ª semana de gravidez. Antes disso, são tão pequenos que podem passar despercebidos.

Escolher o ambiente para o quarto do bebê

Com a chegada do novo membro da família, é preciso definir qual será o espaço do bebê, se será um quarto compartilhado com o irmão ou irmã mais velha, se alguma reforma será necessária e o grau dessa intervenção. 

Caso o espaço escolhido atualmente seja dedicado a outra finalidade, como escritório, depósito (“quarto da bagunça”) ou quarto de visita, é importante ter tempo para realocar os objetos e móveis. 

Se for necessário fazer obra e pintar, o ideal é que essas providências sejam tomadas até a 24ª semana de gravidez, quando a barriguinha ainda não está tão grande e a mamãe ainda tem disposição para fazer a pesquisa de preços e acompanhar os partes práticas da reforma.

Programar a chegada dos móveis do bebê

Independente dos móveis serem comprados ou presenteados, o ideal é que estejam montados no quarto a partir da 36ª semana de gestação. Muitas vezes, móveis novos chegam com cheiro forte de tinta ou cola e é importantíssimo ter tempo para ventilar e sair o cheiro de produtos químicos antes do bebê chegar em casa. Se os móveis forem doados, pode ser necessário fazer pequenos reparos, como pintura.

Móveis fofos para o quarto do bebê.

Confira as nossas dicas para montar o quarto do bebê sem gastar muito

É natural ter preocupação com o orçamento diante de tantos gastos novos que chegam com o bebê. Em diversos momentos nos perguntamos no que é possível economizar ou se existem alternativas mais em conta. 

Vamos explorar algumas possibilidades que ajudam a economizar na decoração do quarto do bebê recém-nascido:

  • Faça um levantamento dos móveis existentes na sua casa e pergunte a familiares e amigos que estejam redecorando suas casas se eles têm a intenção de doar ou vender móveis usados. Você pode se surpreender com as possibilidades – um gaveteiro pode virar um trocador, uma poltrona da sala pode se transformar na perfeita cadeira de amamentação com um novo forro, e você pode dar sorte de ter uma amiga doando um berço.
  • O quarto já tem armários? Aproveite a estrutura existente e dê uma repaginada trocando apenas os puxadores. Você pode escolher um tema lúdico ou um modelo que esteja dentro da sua cartela de cores.
  • Menos é mais! Uma tendência de decoração bem atual são os quartos de bebê minimalistas, com cores neutras e poucos objetos, facilitando assim a limpeza, ventilação e acesso. Essa tendência é excelente para quem está com o orçamento apertado, pois permite montar um espaço moderno, funcional e bonito para o recém-nascido.
  • Use uma base neutra. Seu recém-nascido logo vai crescer e o “quartinho do bebê” mais uma vez passará por uma nova transformação, com inclusão de muitos brinquedos, pinturas e paixão por personagens de desenhos animados. Por isso, vale a pena investir em paredes, cortinas e móveis em cores neutras como branco, bege e cinza para economizar.
  • Para complementar a base neutra, escolha uma cartela de cores para caprichar nos detalhes do quarto e do enxoval.  Essas cores podem ser usadas na almofada da cadeira de amamentação, laço da cortina, objetos de decoração, abajur, bichos de pelúcia, cestas de armazenamento e na plaquinha da porta com o nome do bebê. A cartela pode ser formada por 2 ou 3 cores que se complementam.
  • Escolha uma parede para ser ponto focal e faça uma composição de gravuras usando a paleta de cores que você escolheu. As gravuras podem ser compradas em lojas ou então você pode comprar online – muitos artistas disponibilizam suas gravuras para download a preços justos. Depois, basta imprimir em casa ou em uma gráfica rápida e emoldurar.
  • O segredo está nos detalhes! Escolha um item charmoso para dar personalidade e diferenciar o quarto. Uma ótima opção são bandeirolas de tecido que podem ser customizadas nas cores e estampas que você quiser. 
  • Resista à tentação de comprar todos os brinquedos fofos que encontrar! Por enquanto, o bebê não fará muito proveito, então é melhor economizar agora. Alguns bichinhos de pelúcia e brinquedinhos são suficientes nesse primeiro momento.
  • Compre um abajur! Uma fonte de luz suave no quarto do bebê garante um uma iluminação aconchegante para as mamadas e trocas de fralda noite adentro. O abajur é uma solução rápida e muito mais barata que instalar luzes indiretas no teto!

Sem dúvida, é possível economizar na decoração do quarto do bebê, e ainda montar um ambiente especial e confortável para viver momentos lindos, intensos e inesquecíveis com o seu recém-nascido nesse quartinho.

Faça o seu chá de bebê com a iFraldas

Com a iFraldas, você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê! Crie grátis seu chá de bebê online agora:

  • Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
  • Compartilhe com todos os seus convidados
  • Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
  • Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!
Novo mockup desktop e mobile, iFraldas tema Cegonha

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.