Nome do bebê: 3 dicas para te ajudar a escolher

Idéias de como escolher o nome do bebê, para mamães em dúvida

Compartilhe este post

Sem dúvida, a escolha do nome do bebê é um dos momentos mais importantes para um casal. Mas não se engane: essa é uma missão muito complexa, pois o nome estará com a criança ao longo da sua vida. Inclusive, tem uma ciência que estuda este tema: a onomástica.

onomástica (cuja origem do termo vem do grego antigo), significa o ato de nomear, dar nome. E é o estudo dos nomes próprios de todos os gêneros, das suas origens e dos processos de denominação no âmbito de uma ou mais línguas ou dialetos.

Para ajudar as futuras mamães, no post de hoje vamos trazer dicas sobre como escolher o nome do bebê. Ficou curiosa? Vamos lá, então!

1 Escolhendo o nome do seu bebê: por onde começar?

Primeira coisa: não existe certo e errado quando se fala em escolher o nome do seu filho ou da sua filha. O importante é que a escolha seja bem pensada, pois, como já pontuamos, ele/ela levará essa escolha para o resto da vida. Assim, quanto mais cedo vocês começarem a pensar nos possíveis nomes, mais opções terão até bater o martelo.

No geral, os nomes carregam um significado. Alguns acreditam que o nome escolhido tem o poder der servir como uma espécie de “amuleto” que pode trazer sorte ao bebê.

Além disso, há também quem atribua o poder da numerologia aos nomes. Por mais que vocês não acreditem, pode ser uma forma de começar a fazer a lista de nomes: pesquisando pelo significado e/ou calculando a numerologia do respectivo nome.

2 Alguns cuidados na hora da escolha do nome do bebê

Apesar da escolha do nome do filho ou filha ser algo muito pessoal do casal, vamos trazer algumas dicas para que o nome escolhido não seja motivo de constrangimento para a criança.

Fique atento aos estrangeirismos

Atenção com as inspirações estrangeiras: o resultado pode ser um nome impronunciável e difícil de ser escrito. Pense na dificuldade que seu filho terá de pronunciar e escrever o próprio nome no futuro.

Apelidos

Alguns nomes, por serem muito diferentes ou por serem maiores, no dia a dia os amiguinhos e colegas acabam colocando apelidos na pessoa. Para evitar o constrangimento da criança no futuro, pense bem no nome escolhido e nos possíveis apelidos gerados por ele.

3 Que tal uma ajuda da tecnologia?

Tem papai e mamãe que adoram uma tecnologia aqui? Então, vejam as duas dicas de aplicativos que podem ajudar na hora da escolha do nome do bebê:

O app Baby Names é apenas para Android, mas ajuda na escolha do nome do bebê

O nome está em português, mas o app está em inglês. Ele é gratuito, mas sua usabilidade deixa um pouco a desejar. Na sessão filtros (filters), é possível escolher:

  • Gênero: Masculino, feminino ou unissex.
  • Tamanho: nomes curtos, nomes médio ou nomes longos.
  • Inicial do nome.
  • Origem: português, latim, anglo-saxão, hebraico, grego, germânico, árabe, dentre outros.

Uma vez que a pesquisa é feita, são exibidos vários nomes de acordo com os  critérios selecionados. É possível criar uma lista com os nomes favoritos.

charlies names nome do bebe

Esse app permite que você tenha à sua disposição Charlie, uma inteligência artificial que vai te ajudar a escolher o nome do seu bebê. Um ponto positivo logo no início: este aplicativo está em português. Porém, para ter acesso a todas as funcionalidades, é necessário usar a versão PRO (que custa R$4,90).

Seu funcionamento é muito parecido com o anterior: há um filtro com diversos itens que você vai definindo os critérios, tais como gênero, popularidade em relação a determinado país, qual é o segundo nome ou sobrenome (para o app calcular a sua “compatibilidade”).

Depois de selecionadas as categorias, o app vai apresentar opções de nomes para que você classifique como “gostei”, “não gostei” e “salvar”.

Gostou das nossas dicas para ajudar na hora da escolha do nome do bebê, mamãe?! 

Para saber mais sobre gravidez, amamentação e cuidados com os bebês, acesse nosso blog e fique por dentro das nossas novidades!

Posts que podem te interessar

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.