Idade gestacional: como calcular semana de gravidez

Calcular a idade gestacional ou a semana de gravidez é mais simples do que parece
Entenda como calcular as semanas de gestação (idade gestacional) contando as semanas de gravidez

Compartilhe este post

Quando uma mulher descobre que está grávida, uma das situações divertidas é sobre o cálculo da sua gestação em semanas (ao invés de meses). Quando alguém pergunta: “Está de quantos meses?”, a futura mamãe já responde automaticamente: “17 semanas”. Mas muita gente se confunde em relação a esse cálculo em semanas da gravidez, não é mesmo?!

Para ajudar as futuras mamães, no post de hoje vamos entender como calcular as semanas de gestação (idade gestacional) contando as semanas de gravidez.
 

O que é idade gestacional?

De acordo com o Manual MSD, a idade gestacional refere-se à idade do feto. Ou seja, a idade gestacional é o número de semanas entre o primeiro dia da última menstruação da mãe e o dia do parto.

É importante lembrar que esse período, ou seja, essa “contagem” costuma ser ajustada de acordo com outras informações que o médico recebe durante o pré-natal, incluindo o resultado de exames de ultrassom iniciais que oferecem outras informações sobre a idade gestacional.

Desta forma, calcula-se que a data de nascimento do bebê (a data prevista do parto ou DPP) será quando ele tiver uma idade gestacional de 40 semanas.

E por que o tempo de gravidez é calculado em semanas e não em meses?

E uma dúvida muito comum das futuras mamães, assim como dos familiares e amigos, é por que o tempo de gravidez é calculado em semanas e não em meses, visto que a gente sempre ouviu falar que uma gestação dura 9 meses.

O Portal MD.Saúde explica que os médicos não convencionaram contar o tempo de gravidez em semanas apenas para confundir a cabeça das futuras mães. Existe uma lógica por trás desta decisão. Vamos entender melhor?

As mudanças no organismo da futura mamãe e do feto são muitas e ocorrem de forma relativamente rápida, principalmente em relação à primeira metade da gravidez. Só para termos uma ideia: em um único mês, acontecem dezenas de alterações importantes. Desta forma, a contagem em semanas permite definir com mais exatidão o tempo de cada uma. Ficou claro?

Como calcular semana de gravidez?

Quando a mulher descobre que está grávida (ou desconfia da gravidez), procura seu ginecologista ou obstetra. Logo nessa primeira consulta, o médico vai querer saber quando foi o 1o dia do seu último ciclo de menstruação: ou seja, a DUM (Data da Última Menstruação).

Quando a mulher sabe a sua DUM, fica muito mais fácil estimar a DPP (Data Provável de Parto). Como? Verificando a quantidade de dias que se passaram da DUM até o dia do cálculo e dividindo por 7. O valor inteiro, resultado da divisão, é o número de semanas da gravidez e o resto da divisão é o número de dias passados na última semana.

Vamos com um exemplo? Uma mulher vai no dia 05 de fevereiro ao seu médico e quer saber qual a idade gestacional de uma gravidez em que a gestante menstruou pela última vez em 12 de novembro do ano anterior. De 12/11 a 05/02 passaram-se 85 dias. A divisão de 85 por 7 resulta em 14 com resto de 1, então esta gravidez terá 14 semanas e 1 dia em 05 de fevereiro (fonte: Portal Einstein). Parece complicado, mas rapidamente a futura mamãe já sabe, de cabeça, quantas semanas tem o seu bebezinho.

E quando a mulher não sabe a sua DUM?

Calma, mamãe! Calcular a idade gestacional baseada na DUM é apenas uma das formas de contabilizar as semanas de gravidez.

Caso a mulher não saiba a data da última menstruação ou tenha ciclos irregulares, calcula-se o tempo de gravidez pela ultrassonografia (USG) utilizando como referência o tamanho do feto.

O Portal Einstein explica que o ideal para esse cálculo é a realização de uma USG entre 8 e 12 semanas. Nesta situação, a margem de erro é de apenas 5 dias, podendo aumentar com o passar da gravidez para, até, 3 semanas no final.

O MD.Saúde explica que essa aferição realizada no USG do comprimento céfalo- caudal do feto durante o primeiro trimestre é a forma mais confiável para se estimar a idade gestacional e a data provável do parto. Mesmo aquelas mulheres que sabem

apontar sua DUM, o cálculo da idade gestacional é realizado pela ultrassonografia fetal para se confirmar essa estimativa. Na verdade, o cálculo feito por meio do ultrassom é mais confiável que a data da última menstruação.

Porém, é importante entender que não há um método único para a medida da idade gestacional. Métodos estimadores (exame físico, data da última menstruação, ultrassonografia) são usualmente utilizados, apresentando precisão e limitações variáveis (fonte: FioCruz).

Contando os trimestres da gravidez

De acordo com a Caderneta da Gestante do Ministério da Saúde, os primeiros trimestres da gravidez são contados assim:

  • 1o trimestre: até 13 semanas;
  • 2o trimestre: de 14 a 26 semanas;
  • 3o trimestre: de 27 a 40/41 semanas.

 

Idade gestacional: Transformando semanas em meses

Nem todas as tabelas com idade gestacional são idênticas: muito estudiosos diferem nesta contagem.
Para facilitar aqui para a mamãe, trouxemos as informações de uma tabela gestacional simples, em semanas e em meses. Vamos conhecê-la?

  • 1 a 4 semanas de gestação: 1 mês.
  • 5 a 8 semanas de gestação: 2 meses.
  • 9 a 12 semanas de gestação: 3 meses.
  • 13 a 16 semanas de gestação: 4 meses.
  • 17 a 21 semanas de gestação: 5 meses.
  • 22 a 26 semanas de gestação: 6 meses.
  • 27 a 30 semanas de gestação: 7 meses.
  • 31 a 35 semanas de gestação: 8 meses.
  • 36 a 40/41 semanas de gestação: 9 meses.

Para saber mais sobre gravidez, amamentação, chá revelação, cuidados com os bebês, acesse nosso blog e fique por dentro das nossas novidades!

Posts que podem te interessar

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.