Idade gestacional: como calcular semana de gravidez

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Tabela de conteúdo

Quando uma mulher descobre que está grávida, uma das situações divertidas é sobre o cálculo da sua gestação em semanas (ao invés de meses). Quando alguém pergunta: “Está de quantos meses?”, a futura mamãe já responde automaticamente: “17 semanas”. Mas muita gente se confunde em relação a esse cálculo em semanas da gravidez, não é mesmo?!

Para ajudar as futuras mamães, no post de hoje vamos entender como calcular as semanas de gestação (idade gestacional) contando as semanas de gravidez.
 

O que é idade gestacional?

De acordo com o Manual MSD, a idade gestacional refere-se à idade do feto. Ou seja, a idade gestacional é o número de semanas entre o primeiro dia da última menstruação da mãe e o dia do parto.

É importante lembrar que esse período, ou seja, essa “contagem” costuma ser ajustada de acordo com outras informações que o médico recebe durante o pré-natal, incluindo o resultado de exames de ultrassom iniciais que oferecem outras informações sobre a idade gestacional.

Desta forma, calcula-se que a data de nascimento do bebê (a data prevista do parto ou DPP) será quando ele tiver uma idade gestacional de 40 semanas.

E por que o tempo de gravidez é calculado em semanas e não em meses?

E uma dúvida muito comum das futuras mamães, assim como dos familiares e amigos, é por que o tempo de gravidez é calculado em semanas e não em meses, visto que a gente sempre ouviu falar que uma gestação dura 9 meses.

O Portal MD.Saúde explica que os médicos não convencionaram contar o tempo de gravidez em semanas apenas para confundir a cabeça das futuras mães. Existe uma lógica por trás desta decisão. Vamos entender melhor?

As mudanças no organismo da futura mamãe e do feto são muitas e ocorrem de forma relativamente rápida, principalmente em relação à primeira metade da gravidez. Só para termos uma ideia: em um único mês, acontecem dezenas de alterações importantes. Desta forma, a contagem em semanas permite definir com mais exatidão o tempo de cada uma. Ficou claro?

Como calcular semana de gravidez?

Quando a mulher descobre que está grávida (ou desconfia da gravidez), procura seu ginecologista ou obstetra. Logo nessa primeira consulta, o médico vai querer saber quando foi o 1o dia do seu último ciclo de menstruação: ou seja, a DUM (Data da Última Menstruação).

Quando a mulher sabe a sua DUM, fica muito mais fácil estimar a DPP (Data Provável de Parto). Como? Verificando a quantidade de dias que se passaram da DUM até o dia do cálculo e dividindo por 7. O valor inteiro, resultado da divisão, é o número de semanas da gravidez e o resto da divisão é o número de dias passados na última semana.

Vamos com um exemplo? Uma mulher vai no dia 05 de fevereiro ao seu médico e quer saber qual a idade gestacional de uma gravidez em que a gestante menstruou pela última vez em 12 de novembro do ano anterior. De 12/11 a 05/02 passaram-se 85 dias. A divisão de 85 por 7 resulta em 14 com resto de 1, então esta gravidez terá 14 semanas e 1 dia em 05 de fevereiro (fonte: Portal Einstein). Parece complicado, mas rapidamente a futura mamãe já sabe, de cabeça, quantas semanas tem o seu bebezinho.

E quando a mulher não sabe a sua DUM?

Calma, mamãe! Calcular a idade gestacional baseada na DUM é apenas uma das formas de contabilizar as semanas de gravidez.

Caso a mulher não saiba a data da última menstruação ou tenha ciclos irregulares, calcula-se o tempo de gravidez pela ultrassonografia (USG) utilizando como referência o tamanho do feto.

O Portal Einstein explica que o ideal para esse cálculo é a realização de uma USG entre 8 e 12 semanas. Nesta situação, a margem de erro é de apenas 5 dias, podendo aumentar com o passar da gravidez para, até, 3 semanas no final.

O MD.Saúde explica que essa aferição realizada no USG do comprimento céfalo- caudal do feto durante o primeiro trimestre é a forma mais confiável para se estimar a idade gestacional e a data provável do parto. Mesmo aquelas mulheres que sabem

apontar sua DUM, o cálculo da idade gestacional é realizado pela ultrassonografia fetal para se confirmar essa estimativa. Na verdade, o cálculo feito por meio do ultrassom é mais confiável que a data da última menstruação.

Porém, é importante entender que não há um método único para a medida da idade gestacional. Métodos estimadores (exame físico, data da última menstruação, ultrassonografia) são usualmente utilizados, apresentando precisão e limitações variáveis (fonte: FioCruz).

Contando os trimestres da gravidez

De acordo com a Caderneta da Gestante do Ministério da Saúde, os primeiros trimestres da gravidez são contados assim:

  • 1o trimestre: até 13 semanas;
  • 2o trimestre: de 14 a 26 semanas;
  • 3o trimestre: de 27 a 40/41 semanas.

 

Idade gestacional: Transformando semanas em meses

Nem todas as tabelas com idade gestacional são idênticas: muito estudiosos diferem nesta contagem.
Para facilitar aqui para a mamãe, trouxemos as informações de uma tabela gestacional simples, em semanas e em meses. Vamos conhecê-la?

  • 1 a 4 semanas de gestação: 1 mês.
  • 5 a 8 semanas de gestação: 2 meses.
  • 9 a 12 semanas de gestação: 3 meses.
  • 13 a 16 semanas de gestação: 4 meses.
  • 17 a 21 semanas de gestação: 5 meses.
  • 22 a 26 semanas de gestação: 6 meses.
  • 27 a 30 semanas de gestação: 7 meses.
  • 31 a 35 semanas de gestação: 8 meses.
  • 36 a 40/41 semanas de gestação: 9 meses.

Para saber mais sobre gravidez, amamentação, chá revelação, cuidados com os bebês, acesse nosso blog e fique por dentro das nossas novidades!

Posts que podem te interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como funcionam os valores e prazos?

Atenção: os valores e prazos informados nesta página, foram vigentes até 13/12/2021. 

Não custa nada para criar o site do seu chá, você tem acesso a vários recursos. Apenas se você receber fraldas virtuais, haverá uma tarifa de 7,99% sobre os valores recebidos. Liberando todos os recursos iFraldas Premium, além das tarifas, haverá um valor único de R$29,90. 

Você não paga nada quando começa a utilizar o iFraldas, os valores são descontados no resgate dos presentes. É muito mais comodidade e tranquilidade para você.

Tarifa zero para você

Você tem a opção de passar as tarifas para os seus convidados. Assim, eles irão visualizar a lista com as tarifas já somadas ao valor final dos presentes.

E as tarifas bancárias?

As tarifas bancárias incidem apenas nas fraldas virtuais recebidas. Caso o convidado efetue o pagamento por meio de cartão de crédito, incidirá também um desconto percentual de 3,99% sobre o valor do presente. É uma cobrança da Intermediadora de Pagamentos – Pagar.me. Segue um resuminho para não haver dúvidas sobre as tarifas:

Cartão de crédito Boleto e Pix
7,99% + 3,99% 7,99%

E os prazos?

Para resgatar os valores que recebidos dos presentes, temos um política de liberação que funciona de acordo com a tabela abaixo:

Cartão de crédito Boleto Pix
Prazo para liberação 33 dias corridos Até 3 dias úteis Imediato (após o pagamento)
Prazo para transferência Até 3 dias úteis

Entendi, e agora?

Simples, basta clicar no botão abaixo e criar seu site grátis!

Vários temas para o seu chá de bebê, chá rifa ou chá revelação

Temas

Nós preparamos com todo carinho vários temas para você compartilhar seu chá na internet.

No iFraldas Basic, você tem o tema cegonha para chá de bebê ou chá de fraldas, e o tema balões para chá revelação. 

Já no iFraldas Premium, são vários temas para combinar com sua festinha. Veja todos aqui.

Entendendo as tarifas de serviço

Para as futuras mamães e papais:

No iFraldas, as mamães recebem o valor liquido dos presentes, não precisando pagar nenhuma tarifa ou taxa. 

Para os convidados:

No iFraldas, as tarifas de serviço estão incluídas no valor dos itens da lista de presentes. Ou seja, quando um convidado for presentear o valor será do presente + as tarifas. Ele verá apenas o valor total e você receberá os valores referentes ao seus presentes. 

Exemplo

Tarifa de serviço Tarifas bancárias
7,99% 2,99%

Mas se preferir, você poderá assumir as tarifas. Dessa forma, elas serão descontadas quando você fizer o resgate dos seus presentes em dinheiro. 

Como receber os valores dos presentes

Nós transferimos os valores dos presentes para a sua conta bancária. A primeira transferência é grátis. Se você optar em solicitar mais de um resgate, será cobrado R$7,90 por transferência. 

E os prazos?

Cartão de crédito Boleto Pix
Prazo para liberação 33 dias corridos Até 3 dias úteis Imediato (após o pagamento)
Prazo para transferência Até 3 dias úteis

Entendi, e agora?

Simples, basta clicar no botão abaixo e criar seu site grátis!

Sua lista de fraldas ou de presentes permanece online por 3 meses gratuitamente e por 6 meses no total no premium

Duração do chá

Todos as mamães começam com os recursos grátis para a criação do site. Este com 1 mês de duração para os seus convidados. Entretanto, ao liberar os recursos Premium, o site fica online por 9 meses no total.

Em ambos, você ainda terá acesso ao painel de controle para resgatar suas fraldas por mais 6 meses, o site deixa de ficar disponível apenas para os seus convidados.

Receba muitos presentes com a lista de fraldas personalizada do iFraldas

Lista de presentes

Receba seus presentes em dinheiro.

No chá de bebê ou revelação à moda antiga, seus convidados, geralmente lhe presenteavam com os itens ou fraldas pedidas no convite.

Com o iFraldas, você recebe seus presentes em dinheiro, assim compre o que quiser, de acordo com as necessidades do bebê. Não é muito melhor?

Vários temas para o seu chá de bebê, chá rifa ou chá revelação

Temas

Nós preparamos com todo carinho vários temas para você compartilhar seu chá na internet.

São 9 temas para chá de bebê ou chá rifa, e 5 temas para chá revelação, assim você pode deixar o site do chá do seu jeitinho!

Faça um convite online para seu chá de bebê, chá de fraldas ou chá revelação

Convite online

Faça lindos convites com várias opções de tema e compartilhe com as pessoas que você ama pelo WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mail… você escolhe!

Tarifas e prazos

Tarifas

No intuito de prestar o melhor serviço para nossos clientes com alta tecnologia e segurança, o iFraldas retém um percentual de 7,99% sobre o valor das fraldas virtuais recebidas.

Caso o convidado efetue o pagamento por meio de cartão de crédito, incidirá também um desconto percentual de 3,99% sobre o mesmo valor. É uma cobrança da Intermediadora de Pagamentos – Pagar.me.

Segue um resuminho para não haver dúvidas sobre as tarifas:

Cartão de crédito Boleto Pix
7,99% + 3,99% 7,99% 1,49%

Tarifa zero para você

Você tem a opção de passar as tarifas para os seus convidados. Assim, quando eles te presentearem, as tarifas já serão adicionadas à compra e você recebe o valor integral dos presentes recebidos.

Quando da solicitação do resgate, informamos que não é cobrada taxa para a transferência. No entanto, a partir do segundo resgate, caso ocorra, será cobrada a taxa de R$7,90 por transferência.

Prazos

A seguir nossa política de liberação e resgate dos créditos:

Cartão de crédito Boleto Pix
Prazo para liberação 33 dias corridos Até 3 dias úteis Imediato (após o pagamento)
Prazo para transferência Até 3 dias úteis