Banho de ofurô para bebês: o que é, como fazer e benefícios

Tabela de conteúdo

O banho de ofurô para bebês é uma técnica relativamente nova. A técnica, nascida na Holanda, em 1997, foi criada por obstetras e parteiros como meio de proporcionar um ambiente parecido com o útero materno, e foi inicialmente usada em bebês prematuros.

Depois de um tempo, ao observar o estado de bem-estar e tranquilidade que os bebês demonstravam, muitos chegando até mesmo a dormir durante o banho, os médicos acabaram ampliando a técnica para todos os recém-nascidos. E o resultado revelou-se um sucesso!

A magia que envolve o banho de ofurô em bebês está na semelhança que a técnica possui com o espaço do útero materno. Para o bebê, é como se ele tivesse voltado para aquele cantinho quentinho e gostoso, onde ele passou os últimos nove meses e que conhece tão bem.

Isso acontece porque o espaço limitado do balde permite que o bebê sinta as paredes que o cercam, assim como era no útero, além de ter que ficar na posição fetal para poder se encaixar no ofurô. E a água morna é o elemento final para ampliar essa sensação.

O resultado é incrível, e é encantador observar a paz e o relaxamento que as crianças demonstram ao vivenciar um banho de ofurô. O sono acaba vindo como uma consequência natural da sensação de segurança e relaxamento que os bebês experimentam nesse ambiente que lhes é tão familiar.

Para que serve o banho de ofurô para bebês?

Além de simular o ambiente do útero materno, o banho de ofurô para bebês gera diversos benefícios, tais como:

  • ajuda a aliviar as terríveis cólicas abdominais;
  • acalma o bebê;
  • diminui a agitação, e ele pode chegar a adormecer;
  • melhora a qualidade do sono dos bebês, indicado inclusive para fazer parte do ritual noturno do bebê;
  • traz uma incrível sensação de relaxamento para a criança, diminuindo o agito e o choro;
  • promove o relaxamento muscular;
  • normaliza batimentos cardíacos e frequência respiratória;
  • ajuda a ativar a circulação sanguínea;
  • estreita vínculos entre os pais e o bebê;
  • estimula o desenvolvimento do sistema nervoso.
Ofurô para bebês: como fazer e por que fazer?
Créditos da Imagem: Freepik.

Banho de ofurô para bebês: como fazer?

Antes de qualquer coisa você irá precisar separar um balde exclusivo para o banho do bebê, que não deve ser usado para as outras atividades da casa.

O ideal é que sejam ofurôs e não baldes comuns. A diferença entre eles é que o ofurô possui a base arredondada, as paredes e bordas reforçadas para aguentar o peso do bebê.

Desta maneira, oferece segurança para a aplicação da técnica.

Se quiser incrementar o banho de ofurô do seu bebê, deixando-o ainda mais relaxante, misture na água umas duas gotinhas de óleo essencial de lavanda ou uma xícara de chá de camomila. Isso irá ampliar ainda mais a sensação de bem-estar na criança

Passo a passo do banho de ofurô

Agora, nada melhor do que você aprender o passo a passo de como fazer o banho de ofurô para bebês, para trazer calmaria e tranquilidade para todos.

Tudo pronto, vamos começar:

  • Esquente a água do banho até uma temperatura média entre 36,5 e 37,5 graus e encha o balde. A ideia é que seja a mesma temperatura do corpo humano;
  • O nível de água deve ficar na altura do peito do bebê. Nunca ultrapasse essa medida para evitar riscos de afogamento;
  • Coloque o bebê no balde com perninhas e braços encolhidos — posição fetal. Lembre-se que você não irá mergulhar o bebê no balde;
  • Em bebês recém-nascidos, é recomendável envolvê-lo com uma fraldinha antes de colocá-lo no balde, para aumentar essa sensação de conforto e segurança;
  • Nas primeiras vezes, recomendamos que a técnica seja realizada por dois adultos. Como ele ainda não firmou a cabeça, uma pessoa irá segurá-lo em volta do pescoço, usando as duas mãos. Enquanto isso, a outra pessoa irá limpar suavemente a criança;
  • Quando o bebê já tiver com a cabeça mais firme, ele pode ser sustentado no balde pelas axilas;
  • O banho não precisa ser demorado, cinco minutos são suficientes para que seu bebê aproveite todos os benefícios da técnica.

Atenção: Jamais deixe o bebê sozinho dentro do ofurô, nem mesmo por alguns segundos, para evitar acidentes fatais.

Ofurô ou banheira: qual o melhor?

Muitas mamães ainda têm dúvidas sobre as diferenças entre o ofurô e a banheira já que ambos possuem o mesmo objetivo: dar banho no bebê.

Porém, o ofurô vai muito além, afinal, trata-se de uma técnica especial para proporcionar maior tranquilidade e paz na criança, e pode ser utilizado óleos essenciais ou chás específicos, como citamos.

Sem contar que ambos possuem formatos diferentes. Portanto, é interessante e recomendado utilizar a boa e velha banheira para os banhos de rotina na criança, e o ofurô para essa prática específica.

O que considerar ao comparar diferentes tipos de ofurô para bebê?

Antes de comprar um ofurô é preciso levar em consideração alguns pontos para a escolher seja o que mais se encaixa para o seu baby.

Para que você não se arrependa da escolha, separamos alguns critérios para te ajudar a comprar o melhor ofurô, veja abaixo:

  • capacidade;
  • formato;
  • interior;
  • válvula de água.

Capacidade

De uma forma geral, os modelos de ofurôs são divididos em dois tipos, sendo eles:

  • para bebês de até seis ou oito meses;
  • para crianças até seis anos.

Isso afeta diretamente o tamanho do ofurô. Vale frisar que os modelos maiores não são recomendados para recém-nascidos, mas sim para crianças a partir de um ano.

Para garantir maior segurança e conforto para o bebê, é importante que a capacidade do ofurô seja analisada e respeitada.

Por isso, se atente a essa característica antes de efetuar a compra, para não ter problemas em relação à isso.

Formato

Ao começar a procurar as opções de ofurôs no mercado, você perceberá que existem diversos formatos, alguns mais compridos e finos e outros mais baixos e largos.

No entanto, é importante que fique de olho na base do ofurô, já que uma mais larga e firme pode evitar possíveis tombamentos do balde durante o uso, garantindo maior segurança para a criança.

Interior

Outro ponto de atenção é o interior do ofurô, portanto analise muito bem antes de comprar o seu.

Lembre-se que o bumbum do bebê deve encostar no fundo do balde, por esta razão deve oferecer conforto e não ter nenhuma parte pontuda. Inclusive, alguns modelos podem ter uma espécie de assento removível.

Válvula de água

Existem alguns modelos de ofurô que possuem uma válvula de escape de água, assim como em banheiras que você consegue encontrar no mercado.

Essa é uma boa alternativa para facilitar o esvaziamento do ofurô, evitando ter que virar o balde pesado com água, o que pode ocasionar em dores nas costas e lesões que, sem dúvida, poderiam ser evitadas.

Dúvidas frequentes sobre o banho de ofurô para bebês

Com quantos meses o bebê pode usar um ofurô?

O ofurô pode ser utilizado desde o primeiro dia de vida da criança. Inclusive, como já citamos, essa é uma técnica utilizada em muitas maternidades por aí. Justamente por gerar a sensação do útero materno — indicada para crianças pequenas.

Existe um limite de idade para usar o ofurô?

Não existe limite de idade para realizar uso desta técnica. No entanto, é importante prestar atenção ao tamanho e capacidade do balde. Alguns são indicadas para bebês até seis meses, enquanto outros podem ser utilizados até os seis anos.

O ofurô ajuda com as cólicas no bebê?

Sim, o ofurô pode ajudar muito com as famosas cólicas do bebê, isso porque o calor da água ajuda a diminuir as contrações dolorosas.

Mas para isso, sempre se atente à temperatura da água, que deve ser bem próxima a do próprio corpo – em torno de 36 °C a 37 °C. Caso preciso, é interessante realizar o uso do termômetro para garantir.

Além disso, existem outras práticas que podem ajudar nesse momento angustiante, como colocar o bebê próximo à barriga da mãe. Fica a dica!

O banho de ofurô para bebês ajuda a dormir?

A resposta para essa pergunta é: sim!

Por ser um processo bem relaxante e representar de forma simbólica o útero, o banho no ofurô antes de dormir pode ajudar na melhora do sono da criança.

Opte por dar o banho antes da mamada, desta forma, você garante que o seu bebê terá um sono bem tranquilo.

Quais são os melhores óleos essenciais para acompanhar o banho de ofurô para bebês?

Quando o assunto é banho de ofurô para bebês, alguns óleos essenciais podem ser aliados. Confira abaixo alguns que você pode utilizar para esse momento tão especial:

  • lavanda;
  • camomila romana;
  • tangerina;
  • eucalipto globulus;
  • tea tree.

Para finalizar...

Agora que você entendeu mais sobre o banho de ofurô para bebês, está na hora de tirar suas dúvidas aqui mesmo nos comentários!

E não se esqueça de compartilhar este artigo com outras mamães que podem se interessar!

Aproveite e confira outros conteúdos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu chá de bebê começa aqui

Faça sua lista de presentes e receba tudo em dinheiro.

ahh, montar sua lista é grátis ☺️