O que não te contaram sobre os sintomas de gravidez

Sono, enjoos, vômitos, inchaço, cansaço, enxaquecas, azia, cólicas, etc... são os sintomas de gravidez mais clássicos, e que todo mundo já conhece. No entanto, esses sintomas não são os únicos indicadores de que um bebê está a caminho. Saiba quais são os outros sintomas de gravidez que ninguém conta.

Compartilhe este post

Sono, enjoos, vômitos, inchaço, cansaço, enxaquecas, azia, cólicas, etc… são os sintomas de gravidez mais clássicos, e que todo mundo já conhece. No entanto, esses sintomas não são os únicos indicadores de que um bebê está a caminho. Saiba quais são os outros sintomas de gravidez que ninguém conta:

Falta de atenção e lapsos de memória

iFraldas - O que não te contaram sobre os sintomas de gravidez
Alterações cerebrais acontecem durante a gestação

Concentração e lembrar de alguns fatos se tornarão tarefas não tão fáceis na gravidez. Nesse período de acontece um aumento da taxa de progesterona na mulher, o que pode levar a algumas alterações cerebrais. Isso mexe com certas funções do cérebro, principalmente com a área responsável pela atenção. O cérebro tem partes que aumentarão de tamanho, mas ele diminuirá perto do bebê nascer. Mas tudo é temporário e depois do parto ele vai voltando ao normal.
Desde que descobre a gravidez é mais do que natural que a mulher volte todas as suas atenções para o bebê que está a caminho. Fica imaginando se será menino ou menina, qual nome escolher, a responsabilidade de se tornar mãe… Além disso, outras mudanças no corpo e na rotina ajudam a piorar a falta de atenção. Logo no primeiro trimestre da gravidez esses sintomas ficam mais forte, porque além da progesterona, já começa a dificuldade para dormir. Como os seios doem, fica desconfortável deitar de bruços, por exemplo, e já é normal ter que se levantar várias vezes para fazer xixi. Essa privação do sono continua depois que o bebê nasce e outros fatores, como o cansaço e a alimentação deficiente, também deixam a mulher meio ‘desligada’.
Leia mais em: https://brasil.babycenter.com/a1500597/esquecimento-e-sensa%C3%A7%C3%A3o-de-estar-avoada-na-gravidez

Sensibilidade das gengivas

Com os níveis altos de progesterona e estrogênio aumentam bastante causam dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando o sangramento na gravidez. As gengivas ficam mais sensíveis e desprotegidas em decorrência dessas alterações hormonais.

Nariz entupido

Sim, existe a rinite na gravidez, que acontece pela elevação do estrogênio que acaba inchando as mucosas do nariz e aumentando a produção de muco. Estima-se que até 70 a 90% das gestantes desenvolvam quadro de rinite, especialmente durante o terceiro trimestre da gravidez

Humor

As variações de humor podem permanecer durante toda gravidez, graças às alterações hormonais. Para se ter uma ideia, elas são quase 30 vezes maiores que na TPM. 

Olfato

O que não te contaram sobre os sintomas de gravidez - sensibilidade do olfato pode aumentar
Pode ocorrer um aumento da sensibilidade do olfato

Estudos mostram que cerca de dois terços das mulheres grávidas se tornam mais sensíveis e reativas aos aromas que as cercam quando estão gestantes. O aumento das taxas de progesterona aguça as percepções de cheiro e sabor. É um sintoma causado pela proximidade entre a área do cérebro responsável pelos hormônios e a área que controla os sentidos. 

Flatulência

A flatulência na gravidez é um sintoma muito frequente porque a digestão fica mais lenta, facilitando a produção de gases. Com o aumento da progesterona há um aumento na contração dos músculos lisos, responsáveis pelos movimentos do trato digestório. Isso diminui a velocidade com que os gases são eliminados fazendo com que eles fiquem concentrados no intestino – resultando assim na fermentação de certos alimentos pelas bactérias. 

Aumento dos pelos

Esse sintoma relacionado ao crescimento de pelo geralmente é mais intenso no primeiro e no segundo trimestres da gravidez, embora possa ocorrer para algumas mulheres também no terceiro trimestre. São mais comuns no queixo, buço (região do bigode), bochechas, têmporas (lateral da testa), seios, barriga, braços e costas. Ele é provocado pela elevação de alguns hormônios que se intensificam na circulação da mulher em função da gravidez.
É importante ressaltar que os sintomas de gravidez não são iguais para todas as mulheres. Tudo depende da sensibilidade de cada uma, e o momento em que cada sintoma aparece é muito variável.
 Gostou da matéria? Compartilhe com todas as grávidas que estão passando por isso agora.

E ai, curtiu nosso artigo? Leia muito mais em nosso Blog!

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.