Nomes de bebês: quais são os mais comuns e como escolher?

Nomes de bebês: quais são os mais comuns e como escolher?
Um dúvida que toda gestante passa na vida é sobre nomes de bebês. Qual vai escolher se vai ser menino ou menina. Hoje te damos uma ajudinha.

Compartilhe este post

Ahh os nomes de bebês, dúvida para muitas gestantes e uma das poucas características que levamos do início para o resto da vida. É o primeiro presente que recebemos de nossos pais quando nascemos e é a forma como seremos designados até a velhice.

Por isso, a escolha do nome dos bebês é tão importante. Seja por uma homenagem a um ente querido, pelo significado, pela lembrança de uma personalidade marcante ou pela simples beleza do nome escolhido, essa é uma das escolhas mais especiais no processo de ter um filho.

Mas muitos pais e mães se pegam em dúvida em relação à qual nome dar para seu filho ou filha. As dúvidas são muitas. Alguns desejam nomes comuns, outros que seus filhos sejam os únicos. Há pais que preferem nomes curtos e simples, outros gostam de estrangeirismos e ou nomes compostos.

Por isso, preparamos um pequeno guia que te ajudará a fazer essa escolha, além de entender quais são os nomes mais populares no Brasil atualmente. Uma curiosidade é que em 2020, Helena e Miguel lideraram o ranking, inclusive, pelo terceiro ano consecutivo.

Quem sabe você não se inspira para a escolha do nome do seu próximo filho?

Qual a importância da escolha do nome do bebê?

O nome do bebê deve ser escolhido com bastante cuidado. Afinal, salvo algumas exceções, ele vai carregar esse nome consigo para o resto da vida. Por isso, é importante que os pais reflitam bastante sobre a escolha e não se precipitem a tomar uma decisão.

Não se trata de uma simples palavra, mas sim algo que vai influenciar em diferentes fatores da vida da criança, inclusive na sua fase adulta: a forma como ele será visto, a reação das pessoas quando ele se apresentar, sua autoestima e muitas outras questões.

Por isso, é importante fazer uma lista com os possíveis nomes para a criança, pesquisando o significado, pedindo opiniões, verificando como ele soa quando pronunciado em voz alta. Tudo isso fará muita diferença na vida da criança e no gosto que ela terá por seu nome.

Essa é uma decisão que não deve ser feita com pressa ou por pressão de algum parente.

Quais os nomes mais comuns no Brasil hoje?

Para facilitar sua escolha, separamos uma lista com alguns dos nomes mais populares entre os bebês que nasceram no Brasil no ano de 2020. Alguns deles aparecem como favoritos há alguns anos. Já outros, são novidade para muitas pessoas.

O que se percebe é uma tendência por nomes não tão simples quanto se via há alguns anos, como Maria, José ou Pedro, por exemplo. Alguns ainda aparecem na lista, mas os novos papais e mamães parecem preferir nomes um pouco mais complexos e com significado mais forte como Dante, Apollo, Aurora e Eliz.

Separamos alguns deles para que você conheça o significado e entenda se fazem sentido para você e sua família.

Nomes de bebês para meninos

Nomes de bebês para meninos
  1. Miguel – Nomes de anjos sempre foram populares entre os brasileiros. Depois de Gabriel e Rafael, agora é a vez de Miguel se destacar. O nome tem como significado a frase “quem é como Deus?”. Ele tem origem na língua hebraica Mikhael, formado a partir da junção dos elementos Mikhayáh e El. Miguel é mencionado na Bíblia como um arcanjo humildade diante de Deus.
  2. Heitor – Outro excelente nome para meninos, que tem origem grega. Na mitologia, Heitor é o filho de Príamo e de Hécuba, e é considerado o mais valente. Na prática, o nome significa algo como “o que se mantém firme e não se abate, não se perturba”. Ou seja, trata-se de um nome que transmite força.
  3. Caio – Se você deseja passar uma mensagem de alegria para as pessoas que conhecerem o seu filho, Caio será uma ótima escolha de nome, pois significa “alegre”, “contente” ou “feliz”. Este nome vem de uma adaptação de Gaio, que foi um dos nomes mais comuns na antiga Roma.
  4. Augusto – Significa “sagrado”, “consagrado” ou “extraordinário” e tem origem do Latim Augustus. Este nome traz com sigo o sinônimo de excelência. Não é atoa que “Augustus” era adicionado como sobrenome dos imperadores romanos, como se fosse uma espécie de título concedido, na tentativa de passar a mensagem de que eles eram seres sagrados.
  5. Dante – Para os mais conservadores, Dante é uma ótima opção, pois passa a mensagem de algo constante e seguro. Seu significado é “duradouro”, “estável”, “permanente” e termos similares. Também tem sua origem no Latim.

Nomes de bebês para meninas

Nomes de bebês para meninas
Foto de Ivone De Melo
  1. Helena – Para os que gostam de nomes de origem grega, Helena traz consigo um significado que transmite calma e paz. “Repleta de luz” é uma das traduções que se tem desse nome que foi o mais usado para recém-nascidos no ano de 2020. Sem dúvida, é uma ótima escolha para aqueles que desejam passar a mensagem de novos tempos de esperança com a chegada da criança.
  2. Aurora – Outro nome que transmite tranquilidade. Ao traduzir o nome do Latim para o Português temos a seguinte frase: aquela que é como o nascer do sol. Já na mitologia romana, Aurora corresponde à deusa responsável em sobrevoar os céus todas as manhãs, anunciando um novo dia.
  3. Catarina – Trata-se de um nome derivado de  Aikaterhíne, que tem origem na palavra grega katharós, que significa “pura” e “casta”. Também é uma ótima escolha para famílias mais conservadoras, assim como Dante para meninos.
  4. Ana – Significa “cheia de graça” ou “graciosa” e tem origem na língua hebraica, como Hannah. Este é um nome muito popular por ser comumente incorporado em nomes compostos como Ana Carolina, Ana Paula, Ana Beatriz, Ana Clara… É uma ótima opção para quem deseja combinar mais de um nome e também é uma boa forma de fazer combinações quando os pais não chegam a um acordo, podendo combinar dois nomes.
  5. Bella – Este é um nome que pode ter diferentes significados. Para alguns, é sinônimo de “casta” ou “consagrada a Deus”, enquanto para outros é de “formosa” ou “bonita”. Independente do significado, é um nome que tem se tornado popular, substituindo Isabela. Trata-se de um nome simples, bonito e ainda pouco visto.

E então, gostou de algum dos nomes listados? Esses são alguns dos mais populares no ano de 2020 e podem servir de inspiração para o nome do seu bebê. E não se esqueça de montar um chá de revelação incrível para divulgar o sexo e nome da criança!

Tem alguma ideia diferente? Deixe um comentário contando o que está pensando e como tem sido sua experiência nessa decisão tão importante.

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.