Grávida pode ou não pode comer: 10 alimentos para tirar suas dúvidas

O que a grávida pode ou não pode comer.
Sushi, pimenta, canela, carne mal passada... Veja neste artigo 10 alimentos que grávida pode ou não pode comer. E tire suas dúvidas de uma vez por todas!

Compartilhe este post

Afinal, quais alimentos a grávida pode ou não pode comer?

Descobrir uma gravidez é um acontecimento que traz várias mudanças para a  vida da mulher. Alterações no corpo, busca por hábitos mais saudáveis, necessidade de estabilidade e planejamento financeiro.

Com as mudanças, vêm uma série de dúvidas. Dentre elas, estão questões relacionadas à alimentação. Afinal, não se trata de comer por dois, como muitos dizem. Mas sim da necessidade de garantir todos os nutrientes necessários para gerar uma vida saudável. Além disso, há várias restrições alimentares que precisam ser levadas em consideração para evitar má formações, desconfortos durante a gravidez e até mesmo o aborto.

Por isso, listamos os alimentos que mais geram dúvidas para te ajudar a esclarecê-las. Vem com a gente!

Mas, atenção! Lembre-se que somente um médico poderá te orientar em relação à alimentação, e que cada gravidez possui suas particularidades.

Grávida pode comer sushi?

Sushi? Será que a grávida pode comer?

Afinal, grávida pode comer sushi? A comida japonesa que é tão popular no Brasil pode se tornar um grande risco durante a gravidez. O motivo é que a maioria das peças é consumida de forma crua e, nesses peixes, como o atum fresco, por exemplo, pode-se encontrar um alto teor de mercúrio. A ingestão do mercúrio em excesso pode gerar problemas ao sistema nervoso e imunológico do feto. Por isso, o consumo do sushi não é indicado durante a gravidez.

Além disso, o não cozimento do peixe pode fazer com que uma série de larvas não sejam eliminadas do alimento, uma vez que não é 100% esterilizado. Apesar de não fazer mal para o bebê diretamente, pode gerar problemas de saúde para a mãe, deixando-a doente e causando riscos à gravidez.

Por isso, o mais adequado é dar preferência para alimentos cozidos ou passar um tempinho sem comer a deliciosa comida japonesa, buscando outras opções.

Grávida pode comer pimenta?

Vontade de comer alimentos apimentados durante a gestação? Será que grávida pode?

É muito comum que ao consumir alimentos com pimenta as grávidas sintam desconforto e fiquem preocupadas em relação ao consumo desse tempero. Porém, a pimenta não faz mal para mãe ou para o bebê. A formação do feto não é afetada e a pimenta não é considerada abortiva.

No entanto, a pimenta é um alimento que pode alterar o pH do estômago. Essa situação tem consequências ruins para as grávidas. Afinal, elas já estão passando por modificações digestivas no corpo por conta da gestação. O intestino passa a funcionar de forma mais lenta, pode ter refluxo, azia e muitos outros sintomas. Por isso, comer alimentos apimentados  pode não só atenuar esses sintomas como gerar outros que causam ainda mais desconforto.

Não há contraindicação em relação ao consumo de pimenta, mas vale ficar de olho para garantir uma gravidez menos complicada. Evite alimentos com muita pimenta, ou prefira opções mais leves ao paladar. Seu estômago vai agradecer!

Grávida pode comer camarão?

Um prato cheio de camarão: Será que a grávida pode comer?

Assim como em relação ao sushi, muitas pessoas têm dúvidas sobre o consumo do camarão durante a gravidez. Esse alimento se encaixa na categoria de frutos-do-mar. Então, é importante tratá-lo de forma diferente e entender suas particularidades.

Assim como a lagosta e outros frutos-do-mar, o camarão não costuma ter um nível elevado de mercúrio. Com isso, eles passam a ser considerados seguros durante a gravidez.

Até mesmo depois de dar à luz, alimentos com presença de mercúrio também devem ser restritos na dieta por conta da amamentação.

Mas é muito importante que o camarão esteja bem cozido, pois eles costumam se contaminar com bactérias com bastante facilidade. Se forem bem cozidos, as grávidas poderão comê-los com tranquilidade.

Por esse motivo, recomenda-se que o consumo seja feito apenas em casa ou em restaurantes de confiança. Nada de comer aqueles vendidos na praia!

Grávida pode comer chocolate?

gravida pode comer chocolate blog ifraldas

Não existem evidências de que o chocolate afete a gestação ou saúde do bebê. O que acontece é que existem estudos para entender se o consumo desse alimento aumenta o risco de pré-eclâmpsia. Por esse motivo, muitos médicos e futuras mães preferem excluir o chocolate de sua rotina alimentar. Ao mesmo tempo, você não precisa se preocupar caso tenha consumido. O ideal é não exagerar.

Além disso, alguns médicos aconselham que as grávidas evitem o consumo exagerado de chocolate por conta de dois motivos. Um deles é que, ao comer muito chocolate, é normal ter perda de apetite, o que levaria a gestante a consumir menos aqueles alimentos tão necessários em sua dieta com nutrientes diversos. O segundo motivo é que o chocolate possui cafeína e o ideal é que as gestantes consumam até 200 mg por dia apenas.

Sendo assim, um pouco de chocolate não faz mal. Basta ficar de olho para não exagerar!

Grávida pode comer canela?

gravida pode comer canela blog ifraldas

Há controvérsias em relação ao consumo de canela durante a gravidez. Alguns médicos afirmam não haver problemas, já outros percebem indícios de que ela não faz bem.

O fato é que a canela pode gerar contrações uterinas e provocar sangramentos vaginais. Esses sintomas, obviamente, assustam qualquer grávida. Por isso, é muito importante ouvir a opinião do seu médico.

O motivo desses sintomas é que a especiaria funciona como um termogênico estimulante. Isso significa que o consumo da canela aumenta a circulação e a temperatura do corpo, estimulando as contrações musculares. Essas contrações podem acontecer inclusive no útero.

Por esse motivo, acredita-se que o chá de canela facilita a liberação do endométrio, a parede do útero que se solta durante a menstruação. Em resumo, a canela poderia estimular o corpo a menstruar e, consequentemente, interromper a gravidez.

É importante lembrar que não existe comprovação científica. Trata-se de um conhecimento popular ainda em estudo.

Grávida pode comer carne de porco?

Um espetinho de carne de porco bem gostoso: Será que a grávida pode comer?

Não existe risco no consumo da carne de porco em si, se ela for de qualidade. O que precisa de atenção redobrada é a procedência dessa carne. O risco está instalado em algo conhecido como “cisticercose”. É claro que qualquer pessoa poderia ser contaminada ao consumir a carne de um animal que possua a doença. No entanto, o sistema imunológico das grávidas é mais sensível, aumentando assim o risco.

Comer a carne de porco vinda de um animal infectado pode gerar impactos graves para a saúde do bebê. Em casos mais graves, podem ser atingidos quadros como infecção no recém-nascido, parto prematuro, natimorto ou aborto espontâneo. 

Ao mesmo tempo, não se recomenda retirar completamente a carne da dieta, caso a mãe já não seguisse uma dieta vegetariana ou vegana. O consumo de proteína animal é importante durante a gravidez, e alterações na forma como ela é consumida, podem gerar problemas de saúde para a mãe. Por isso, cortar a carne da dieta não é necessário na maior parte das gestações.

Grávida pode comer amendoim?

Grávida pode comer amendoim? Saiba mais!

O amendoim é mais um dos itens que pode ser consumido, mas que é preciso ter atenção quanto ao excesso. Ele é rico em diversos nutrientes e faz bem para saúde. Porém, ao mesmo tempo, por se tratar de um alimento altamente calórico, seu consumo exagerado pode resultar em dores fortes no estômago.

É claro que essas dores não trarão problemas de saúde para mãe ou para o bebê. Mas, como já se trata de um período com bastante desconforto na região abdominal, é bom evitar para garantir uma experiência mais tranquila e, ao mesmo tempo, permitir que a mãe identifique com maior clareza a origem de suas dores, para diagnosticar com maior facilidade possíveis complicações na gestação.

Além disso, muitas pessoas desenvolvem alergia ao amendoim durante a amamentação. Por isso, reduza o consumo desde o início da gestação. O amendoim segue a mesma regra do chocolate: coma com moderação!

Grávida pode comer carne mal passada?

gravida pode comer carne mal passada blog ifraldas

Não existe nenhuma restrição em relação ao consumo de carne vermelha durante a gestação. Mas é importante verificar se ela não está mal passada para evitar problemas para mãe e para o bebê.

O motivo é que durante o processo de industrialização da carne, podem se estabelecer na superfície ovos de parasitas das mais diversas origens. Felizmente, nenhum desses ovos consegue sobreviver ao cozimento, mas, ao mesmo tempo, são dificilmente retirados durante a lavagem da carne antes do preparo.

O parasita mais comum encontrado nessas situações são os causadores da toxoplasmose. Trata-se de uma das infecções mais perigosas para grávidas, podendo gerar má-formação no feto. As chances de complicações, caso a mãe contraia a doença, são elevadas.

Ou seja, grávidas podem consumir carne de qualquer animal, como vaca, porco, pato, frango, peru, etc. Mas, ao mesmo tempo, qualquer uma delas pode conter parasitas. Então, só faça o consumo se o prato estiver bem cozido. Caso vá a um restaurante, vale inclusive pedir que esteja bem passada para garantir.

Grávida pode comer peixe?

Grávida pode comer peixe? Leia mais!

Para garantir uma gestação saudável, é necessário consumir proteínas, fósforo, iodo e ômega 3, dentre vários outros nutrientes. E os peixes contêm esses itens! Por isso, é recomendado, inclusive, que as grávidas consumam peixes de 2 a 3 vezes por semana, por serem considerados alimentos riquíssimos em nutrientes.

Ao mesmo tempo, é importante lembrar e estar sempre atenta às exceções (as quais são muitas!). Como foi dito no início do texto, é necessário que o peixe esteja muito bem cozido para eliminar diversas impurezas que podem colocar a saúde da mãe e do bebê em risco. Ou seja, nada de sushi, poke, ou qualquer outro tipo de prato no qual o consumo do peixe seja feito de forma crua.

Alguns dos peixes mais indicados durante a gestação são: salmão, sardinha, linguado, arenque e pescada. Enquanto isso, alguns que devem ser evitados são o atum, o cação e o peixe-espada. O motivo é a alta concentração de mercúrio encontrado nesses peixes, que mesmo após o cozimento permanece no animal. A presença do mercúrio, como dito anteriormente, pode gerar problemas no desenvolvimento neurológico do bebê.

Grávida pode abacaxi?

gravida pode comer abacaxi blog ifraldas

O abacaxi é mais uma das opções presente na categoria “sim, mas não em excesso”. A fruta deve estar presente na dieta das gestantes por se tratar de um alimento rico em antioxidantes, elementos que combatem os radicais livres e acabam protegendo o bebê de malformações e possíveis alterações no DNA. O abacaxi também é rico em vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio e potássio, auxiliando a manter a imunidade em dia.

Grávida pode e deve ter cuidado e moderação!

Ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado com o possível consumo em excesso. O abacaxi possui uma substância chamada bromelina, uma enzima que induz movimentos musculares, inclusive uterinos. Por isso, assim como com a canela, existem indícios de que o consumo em excesso pode levar ao trabalho de parto precoce ou aborto.

Em resumo, existem muitas informações sobre o que as grávidas podem ou não podem comer. Grande parte delas faz parte de comprovações científicas, estudadas ao longo dos anos, mas algumas ainda dizem respeito a crenças populares. Independente disso, escute seu médico. Somente ele poderá diagnosticar seu quadro e entender o que realmente significa um risco.

Além disso, lembre-se de consumir apenas aquilo que te deixa  segura. Mesmo se todos te disserem não haver problemas em comer um prato específico, não coma se não se sentir à vontade ou tiver qualquer desconfiança.

Uma boa dieta para gestação é aquela que garante sua saúde física e mental, e do seu bebê, claro!

Ainda tem dúvidas sobre a alimentação durante a gravidez? Conte sua experiência nos comentários! Com certeza nossas leituras vão se identificar!

Grávida pode fazer o melhor chá de bebê com a iFraldas? Sim!

Além de se alimentar bem, durante a gestação a futura mamãe também precisa evitar o cansaço e o estresse. Para ficar tranquila, você precisa ficar bem longe das preocupações com o chá de bebê, como fazer uma lista com tipos e tamanhos de fraldas para indicar aos convidados no convite, tomar conta da confirmação de presença na festa, e tantas outras que surgem pelo caminho.

Depois, quando o bebê chega, muitas mamães “perdem a cabeça” com o estoque de fraldas que toma um grande espaço da casa ou com a perda de fraldas pelo tamanho e má adaptação. Pois, o ideal é comprar e testar as fraldas aos poucos, sem pressa!

Para deixar a sua rotina mais tranquila e despreocupada, a solução está na palma da sua mão: fazer um chá de bebê com a iFraldas!

Na iFraldas você recebe os presentes convertidos em dinheiro e pode escolher o melhor para o seu bebê. Sem estresse e sem pirar com o chá de bebê, você garante sua autonomia e liberdade.

Comece o seu chá de bebê com a iFraldas agora!

mockup desktop ifraldas tema fadas 1

Mais informações? Leia nosso blog:

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.