8 semanas de gravidez: Tudo que você precisa saber

Capa blog post 8 semanas de gravidez: tudo que você precisa saber.
8 semanas de gravidez? Veja os sintomas, os prováveis problemas, alimentação e cuidados e entenda como está o desenvolvimento do bebê.

Compartilhe este post

Ao chegar às 8 semanas de gravidez, você estará, tecnicamente, no final do segundo mês de gestação. Neste momento, talvez a barriguinha ainda não esteja aparecendo tanto. Saiba que em breve ela estará grandona, pois seu pequeno está crescendo a cada dia mais.

Já te contamos sobre as primeiras 4 e 6 semanas, mas agora, que você chegou à oitava semana de gravidez, muito mudou. Sendo assim, é hora de saber como o seu bebê está se desenvolvendo.

Também é importante estar por dentro dos sintomas e dos cuidados recomendados. São muitas dúvidas, não é mesmo? Mas, não se preocupe, pois, tem tudo aqui, inclusive algumas curiosidades sobre este período da gestação. Vem com a gente!

Escolha o melhor para o seu bebê

8 semanas de gravidez: Como seu corpo reage e as principais mudanças

Mulher grávida com 8 semanas de gravidez.

Uma preocupação que passa pela cabeça da maior parte das gestantes são com as mudanças que começam a transformar o corpo. Algumas mulheres sofrem bastante com os sintomas, enquanto outras não sentem quase nada.

Por isso, todas querem estar informadas sobre este estágio da gravidez. Aliás, é mesmo importante entender o que é ou não motivo para preocupação. Estas primeiras 8 semanas são especialmente importantes, por marcarem o desenvolvimento inicial do bebê.

É neste período que acontece uma acelerada multiplicação das células, que vão originar os órgãos principais da criança. Este também é o intervalo de tempo que marca o começo de diversas alterações no corpo feminino, causadoras de sintomas, muitas vezes, incômodos.

Sendo assim, conheça os sintomas que podem te afetar nesta oitava semana:

  • Pode ser que sua barriga ainda não esteja crescidinha, mas seu útero já aumentou de tamanho;
  • Você sente mal-estar, desconforto e enjoos por conta das mudanças hormonais;
  • Podem surgir sinais semelhantes à tensão pré-menstrual (TPM), como a irritação e a inquietude. O humor fica abalado e você sente um cansaço incomum.
  • Os seios incham e ficam sensíveis;
  • Muitas mulheres sentem dores de cabeça.

 

Se você já estiver fazendo o pré-natal, lembre-se de relatar a seu obstetra todos os sintomas. A orientação médica é a que mais pode te ajudar.

Como aliviar os sintomas da gravidez?

Primeiramente, você deve contar com a orientação do médico obstetra; ele pode te receitar o remédio correto em casos de incômodos excessivos. Porém, algumas precauções auxiliam a reduzir o mal-estar. Por exemplo:

  • Evite cheiros fortes e perfumes se você estiver enjoando;
  • Prefira alimentos mais leves para evitar vômitos e náuseas;
  • Não fique por muitas horas sem comer, pois o jejum leva ao desconforto, tonteiras e náuseas;
  • Descanse o máximo que puder. O excesso de sono e o cansaço são sintomas naturais durante a gestação;
  • Mantenha-se hidratada ingerindo pelo menos 2 litros de líquidos diários. Entretanto, não beba de uma só vez. A ingestão de líquidos deve ser feita no decorrer do dia. Assim, até os enjoos costumam melhorar;
  • Alguns tipos de sucos aliviam os enjoos e contribuem para uma alimentação saudável, como o suco de melancia, o de banana, o de limão e o de abacaxi;
  • A água de coco e a água gaseificada também são boas aliadas neste ciclo gestacional, por aliviarem o mal-estar gástrico.
Mulher negra grávida sentindo sintomas da gravidez.

Alimentação na gestação

Os alimentos e seus nutrientes são os responsáveis por grande parte da saúde da gestante. As mulheres que estão passando pelo final do segundo mês de gravidez devem se alimentar de forma saudável. Portanto, adicione a sua alimentação:

  • Alimentos com fontes de ferro, como carnes vermelhas, frango, peixes, gema de ovo, feijão, legumes e vegetais escuros, como couve e espinafre;
  • Alimentos com fontes de cálcio, como leite, iogurte, queijos, tofu, sardinha, amêndoas, e muitos outros;
  • Alimentos com fontes de zinco, como carnes vermelhas, frango, peixes, queijos, grãos, sementes, castanhas e nozes;
  • Alimentos com fontes de iodo, como peixes, leite, ovos e queijos;
  • Alimentos com fontes de vitamina C, como laranja, tangerina, maracujá, acerola, limão, morango, abacaxi, melancia e muitas outras frutas;
  • Alimentos com fontes de vitamina D, como carnes vermelhas, peixes, leite, ovos, queijos e cogumelos;
  • Alimentos com fontes de ômega 3, como peixes, sementes, óleos e nozes;
  • Alimentos com fontes de vitaminas do complexo B, como carnes vermelhas, feijão, vegetais escuros, leite, queijos e muito mais.
Uma mulher branca grávida comendo verduras e legumes.

Os exames nas primeiras 8 semanas de gravidez

Se você ainda não passou pela primeira consulta, se prepare, mamãe, pois, vários exames serão solicitados. 

O médico também fará uma estimativa de quando nascerá o seu bebê. Trata-se de prever uma data provável para o parto, tomando por base o primeiro dia da última menstruação. 

Além disso, o obstetra analisará sua saúde no momento e checará se há problemas, como diabete, hipertensão arterial, problemas cardíacos, etc. E você terá que se submeter a diversos exames, como o de sangue, que detectará seu grupo sanguíneo e fator RH, para saber se existe incompatibilidade. 

O exame de sangue também servirá para observar se há presença de sífilis, hepatite B, HIV, toxoplasmose, rubéola, diabete, e outras doenças. Já o exame de urina serve como analisador de infecção urinária e presença de proteína no sangue.

Estando na oitava semana, seu médico pode solicitar também um ultrassom. Neste exame será confirmado se o bebê está no lugar certo no útero. Neste momento, observa-se também se a gravidez é de gêmeos.

Ah, você está curiosa para saber o sexo do bebê, não é? Nesta fase ainda não dá para descobrir por meio do ultrassom, mas a tecnologia médica não brinca em serviço. Já existe a sexagem fetal, um exame de sangue que revela o sexo do bebê.

exames 8 semanas blog ifraldas

Sintomas que necessitam de atenção

A gravidez envolve muitas mudanças no corpo. Além disso, infelizmente, existem também muitos riscos. Por isso, sua atenção quanto ao que sente deve estar redobrada. 

Há os sintomas normais, comuns em qualquer gestação, mas há os que necessitam de atenção e investigação médica imediata. 

Portanto, para você ficar tranquila, aqui está uma lista de sintomas que precisam de avaliação médica. Assim, você poderá identificá-los rapidamente e logo tratá-los.

Dores de cabeça

É normal até certo ponto. Se a dor for intensa, persistente, com tontura e visão turva é preciso investigar. Porém, cuidado com aquele tipo de dor de cabeça que permanece por mais de 2 horas e não cede mesmo após a ingestão de analgésicos. Além disso, observe se surgirá alteração de visão, por serem agravantes que podem significar um problema maior.

Pode ser uma enxaqueca, mas também pode revelar o surgimento de uma hipertensão específica da gravidez. Nesse caso, procure ajuda médica.

Febre persistente

Se custa a ceder e a temperatura passa a se elevar novamente, pode ser alguma infecção que merece ser investigada. Busque seu médico.

Desmaio

Dirija-se ao pronto-socorro ou hospital. Relate a seu médico e reflita sobre sua alimentação. Ela está adequada? Você está tomando suplemento vitamínico que previne ou trata anemia? Se houver outros sinais como aceleração cardíaca, fala arrastada, embaçamento de visão e falta de ar, o socorro precisa ser imediato.

Vômitos e náuseas em excesso

Estes são bons motivos para procurar o ginecologista obstetra. Se não tratados podem levar à desidratação da gestante. Pode ser um problema chamado hiperemese gravídica.

Cansaço e indisposição excessiva

O cansaço e a indisposição excessiva podem ser sintomas de diabete gestacional, anemia ou problemas cardíacos. Neste caso, marque uma consulta.

Dor abdominal

Ao sentir uma dor abdominal muito forte é preciso verificar se está tudo bem com o bebê e se não há sinal de aborto espontâneo ou descolamento de placenta. O atendimento médico deve ser procurado urgentemente.

Sangramento

Se você tiver um sangramento vermelho-vivo e intenso, procure socorro imediatamente. Estes são sinais que, quando acontecem com intensidade e persistência, indicam que algo não está bem.

O desenvolvimento do bebê na oitava semana

A oitava semana corresponde ao 2º mês de gravidez. O embrião está em crescimento e se aproxima o momento de se tornar um feto. Ele mede entre 11 a 20 mm e seu peso é de mais ou menos 1 grama. 

Os olhos, nariz e boca já estão sendo formados. E ele tem até língua, que está formada desde a 6ª semana. Também estão se formando os braços e as mãos com os dedinhos.

As perninhas já estão em formação, assim como os joelhos, tornozelos e os dedos, mas ainda não há ossos. Somente agora eles começam a surgir para substituírem as cartilagens que seguram os tecidos.

Apesar desse desenvolvimento acelerado dos membros superiores e inferiores, eles ainda não se parecem exatamente como os nossos. São pequenos brotinhos que se diferenciam em pés, mãos e dedos com membranas.

Como você já sabe, ele conta com coraçãozinho, que bombeia sangue desde o início do segundo mês. Além disso, os órgãos genitais também começam a se definir.

O sistema digestivo segue em formação. Os intestinos iniciam seu desenvolvimento no cordão umbilical e somente migrarão para o abdome quando este tiver tamanho suficiente para abrigá-los.

Porém, tudo isso já acontece porque o cérebro de seu pequeno já está ativo, desde o primeiro mês de gestação.

Apesar de esta estrutura formada, o bebê ainda é um embrião, mas já se movimenta em meio ao líquido amniótico. E continuará em fase embrionária até o fim do segundo mês.

ultrasom blog ifraldas

8 semanas de gravidez: Curiosidades

O pequenino surge como um embrião e assim permanece até o final da oitava semana, quando passa então a ser um feto.

Na oitava semana de gravidez ele é ainda bem pequeno, tem o tamanho de um grão de feijão ou de uma framboesa.

O mais incrível é que um ser com apenas 13 milímetros já tem um coração, que bate com mais força que o nosso. São aproximadamente 150 a 170 batidas por minuto. Compare com nosso batimento cardíaco normal que é de 50 a 90 bpm e se surpreenda.

Escolha o melhor para o seu bebê desde já!

Com a iFraldas você tem autonomia e liberdade para escolher o melhor para o seu bebê!

Crie grátis seu chá de bebê online agora:

  • Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
  • Compartilhe com todos os seus convidados
  • Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
  • Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!
Novo mockup desktop e mobile, iFraldas tema Cegonha

Mais informações sobre a gestação? Leia a iFraldas:

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.